Colunistas

Coragem para mudar o rumo da vida

O verdadeiro sentido da vida não está em acumular dinheiro, coisas, status ou poder

(Foto: Arquivo Pessoal)

(Foto: Arquivo Pessoal)

Estamos completando 8 meses de vida à bordo. E resolvi escrever sobre o que é encarar um grande desafio, uma extrema mudança de vida. Por que ainda hoje as pessoas perguntam se já nos adaptamos.

Bom, sair da zona de conforto, do seu país com os costumes, cultura e língua que nascemos e vivemos, sair da rotina do dia a dia, tudo no seu lugar, acordar, trabalhar, estar com os amigos, dormir, acordar… Por que e pra que mudar?Por um SONHO!

Sonho de acreditar que o verdadeiro sentido da vida não está em acumular dinheiro, coisas, status, poder. Acreditar que o que a gente leva dessa vida são as experiências que vivemos e que essa experiência pra gente vai muito além de conhecer o mundo e sim, conhecer pessoas, principalmente pessoas que também pensam como a gente.

Anúncio

FECHAR

Quando pensamos em mudar de vida 5 anos atrás, colocamos em uma planilha tudo o que precisaríamos fazer para chegarmos ao nosso objetivo. Fomos eliminando um a um, focados apesar de vez ou outra a vida cotidiana tentar fazer a gente desistir.. um novo emprego, um aumento de salário, um bom apartamento, uma vida confortável..
mas focados seguimos em frente.

Enquanto estávamos vivendo esse projeto apenas os quatro em família, não tínhamos críticas e opiniões de outras pessoas, mas nos últimos 6 meses que tivemos que abrir o nosso sonho de vida muita gente nos questionou e não entendeu o porque e pra que viver isso. E a reação de todos sempre foi.. QUE CORAGEM!!!

Significado de Coragem
Confiança; força espiritual para ultrapassar uma circunstância difícil.
Perseverança; capacidade de enfrentar o desconhecido; determinação.

Coragem foi perseverar num sonho.

Quando se pensa em uma mudança, seja qual for, a gente tende a colocar na frente apenas as dificuldades e obstáculos que essa mudança vai trazer.. temos dificuldade de olhar pra frente e enxergar que o resultado pode ser uma grande experiência de vida. Pode dar errado? Pode. Mas, no mínimo, nossos filhos terão histórias para contar para os seus filhos.

Quando largamos a nossa vida em São Paulo para viver em um barco pelo mundo, nos lançamos ao desconhecido. Foi muita coragem! Sair da nossa vidinha, da nossa rotina, abrir mão do nosso salário, do nosso conforto, da nossa família… Não foi fácil. Mas está valendo cada dia, cada amigo que estamos fazendo, cada momento de alegria, preocupação e até medo.

Pois então, estamos aqui vivendo de verdade. Um dia de cada vez. O início, como todo início não foi fácil. Tivemos uns 3 meses de adaptação, até porque a mudança de vida foi um pouco brusca, principalmente para as crianças.

(Foto: Arquivo Pessoal)

(Foto: Arquivo Pessoal)

E depois de oito meses o que eu sinto é que hoje somos uma família que se fortaleceu imensamente. Que passamos a nos conhecer pelos olhares. Criamos um elo de ligação muito forte. E que os meus filhos estão sendo criados fora de uma caixa, vendo o mundo passar na frente deles. Convivendo com pessoas do mundo inteiro, vivenciando as diversas situações da vida à bordo, estão aprendendo a se virar, estão aprendendo a viver com pouco e dar valor às pequenas coisas. Todos nós estamos crescendo como pessoas e agora nos sentimos preparados para as próximas mudanças de vida. Não temos certeza do futuro, não temos ideia do que virá pela frente. Mas estamos felizes agora.

Sobre a coragem de mudar de vida, só depende de cada um. O medo de encarar o desconhecido todos temos, mas a cada vez que encaramos ficamos mais fortes e prontos para encarar o próximo desafio que virá pela frente. E que venham os próximos! Porque agora estamos nos sentindo mais livres do que nunca. Os sonhos continuam e novos projetos também.

E a família Itacaré segue sua viagem. Agora, estamos nas Bahamas, e o melhor desse projeto é não termos tempo e nem destino. Que os bons ventos nos levem para onde tivermos que ir.

Leia também:

Família Itacaré em Puerto Rico

Aventuras em Bonaire, ilha paradisíaca

Um grande desafio

Pais&Filhos TV