Coluna

Educação financeira: desde pequenos, dá para ensinar

Cuidar do dinheiro é fundamental - (Foto: Shutterstock)
(Foto: Shutterstock)

Publicado em 20/05/2024, às 10h33 por Patricia Broggi


Tenho o maior orgulho da minha afilhada Mariana. De tudo que ela e o marido Mauricio conquistaram. Resultado de planejamento, esforço e determinação – mas sem deixar de curtir muito cada fase. Eles se conheceram na escola, fizeram faculdade na USP (ela Direito, ele Engenharia), depois com ajuda de um empréstimo foram fazer masters nos Estados Unidos.

Foi também com planejamento que os dois compraram uma casa e hoje têm duas filhas. Tudo fruto do trabalho e esforço dos dois. Outro dia conversando com a Mariana perguntei como pretendia ensinar os mesmos passos para as filhas. Afinal vinha sendo uma trajetória, com dificuldades, claro, mas bem-sucedida.

Criança pintando e escrevendo
As crianças precisam aprender o valor do dinheiro - (Foto: Getty Images)

E ela me respondeu: “As meninas são pequenas ainda para entenderem sobre dinheiro”. (A Olivia tem 5 anos e a Bebel 2.) “Enfatizo muito que papai e a mamãe precisam trabalhar para comprar comida, pagar a escola, elas irem ao clube... E muitas vezes explico que uma coisa não posso pagar, não cabe no orçamento”.

Pois além do papo, a Mariana também passa os valores financeiros com exemplos importantes na rotina delas. Foi o que aconteceu na hora da festa da mais velha. Ela precisava dar um ‘breque’ e, veja só como conseguiu ensinar, na prática, 3 passos de educação financeira:

Planejamento

O aniversário da Olivia seria em um buffet perto da escola onde as amiguinhas também fazem festa. Mariana fez o orçamento, um pouco salgado. Decidiu sacrificar um dia das férias para fazer durante a semana — sai mais em conta do que no final de semana. As crianças foram de ônibus direto da escola para a festa, o que significou que menos ‘gente grande’ precisou ir, outra economia.

Limites

Só que a Olivia pediu a Casa da Barbie de presente. Festa e Casa da Barbie não ia dar. Muito caro. Mariana explicou para a filha que o presente seria a festa, nada mais. A garota entendeu, era o tal orçamento que a mãe vive falando.

Escolhas

Depois, pensando bem, a Mariana sugeriu uma solução: a filha poderia juntar os presentes que as amigas dariam e trocar pela casa da Barbie. Era uma questão de escolha: abrir todos aqueles presentes ou trocar pela sonhada casa. Pois a Olivia preferiu a troca e resistiu bravamente em não abrir nada. A festa foi uma delícia, a Casa da Barbie é um sucesso com as meninas e, de quebra, a Olivia com cinco anos já fez um estágio em educação financeira. 


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Neymar Jr. aparece provocando Bruna Biancardi em Dia dos Namorados: "Não aceitam perder"

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Mini Lamborghini dada por Neymar à Mavie custa 5,2 mil reais

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Ana Hickmann e Edu Guedes - Reprodução: Instagram

Família

'Cinco quartos, garagem e escritório': Edu Guedes dá detalhes de mansão com Ana Hickmann

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Karina Bacchi devolve casa alugada em meio a mudança com o filho para fora do Brasil

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ana Hickmann e Edu Guedes comemoram 1ª noite em casa nova com jantar romântico