Bebês

Gêmeos de Beyoncé podem estar com icterícia; saiba mais sobre esse mal

Informação circula na imprensa internacional e seria a razão pela qual os gêmeos ainda não apareceram em público

Carolina Porne

Carolina Porne ,Filha de Sandra e Rubens

abre-beyonce

O nascimento dos gêmeos de Beyoncé e Jay-Z parou a internet no último final de semana. Mas até agora eles não apareceram, pois mãe e bebês estão internados. A razão foi agora divulgada pelo site americano TMZ: os bebês estão com icterícia.

Esse é um mal bem comum entre recém-nascidos. Você já deve ter visto um “bebê amarelinho” nos primeiros dias de vida. Segundo Clery Bernardi Gallacci, mãe de Fernando e Luca, pediatra do Hospital e Maternidade Santa Joana, ela acomete entre 60 e 80% dos recém-nascidos.

Anúncio

FECHAR

A causa é presença de um pigmento chamado bilirrubina no sangue do bebê. Normalmente, ele é produzido e eliminado nas fezes e na urina poucos dias após o nascimento. Porém, alguns fatores podem colaborar para o excesso da produção e isso pode dificultar a eliminação pelo organismo, por exemplo: incompatibilidade sanguínea da mãe e do bebê, mãe com diabetes gestacional ou prematuridade.

Nas maternidades, diariamente os pediatras checam os olhos e a pele à procura da icterícia, atentos aos sintomas. Se ela for detectada nas primeiras 24 horas de vida, é considerada precoce e pode estar relacionada em problemas de incompatibilidade sanguínea entre a mãe e o bebê.

Ela também pode aparecer no segundo dia, mas, neste caso, costuma ser mais leve. O momento mais importante para prestar atenção é durante as primeiras horas. “Cerca de 6 a 8% dos bebês com icterícia atingem nível para tratamento. Devemos lembrar que a bilirrubina é um antioxidante natural para o bebê e seu excesso é que faz mal”, explica Clery.

Ainda de acordo com o TMZ, os gêmeos de Beyoncé nasceram em 12 de junho e estão internados desde então. Eles foram colocados sob luzes especiais, projetadas para diminuir a taxa de bilirrubina no sangue e eliminar a doença. Torcemos para que eles fiquem bons rapidinho!

 

Leia também:

Mãe recebe indenização por não ter pausa para amamentação no trabalho

Bebês prematuros internados precisam de leite materno. Você pode ajudar!

Boa Notícia: cientistas criam útero artificial

Pais&Filhos TV