Bebês

Dar amendoim para os bebês pode diminuir o risco de alergia

Agora ele pode entrar na dieta muito antes do que você imagina

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

(Foto: Shutterstock)

(Foto: Shutterstock)

Tudo o que você sabe sobre alergia à amendoim pode estar prestes a mudar. O Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas lançou um novo conjunto de regras para a introdução do amendoim na dieta das crianças, na esperança de diminuir as alergias.

Logo de cara, as recomendações parecer ser contra-intuitivas: bebês com uma maior chance de desenvolver alergia ao amendoim devem consumir comidas que contenham o alimento mais cedo do que aquele com um menor risco de reação alérgica.

As recomendações sugerem que os pais devem introduzir amendoim aos bebês com maior risco de alergia entre os 4 e 6 meses de idade. Crianças com menor risco podem começar com esse alimento depois dos 6 meses. Anteriormente, crianças com risco de alergia ao amendoim deveriam evitar qualquer tipo de contato durante os três primeiros anos de vida.

Anúncio

FECHAR

Existem dois sinais de que o seu filho tem chances de desenvolver essa alergia. Eles são: alergia a ovo ou eczema severo. Converse com seu pediatra sobre se o seu filho pode ter alguma ou ambas condições; seu médico pode fazer um teste de alergia para saber o melhor momento para introduzir o amendoim.

De acordo com o nosso pediatra Claudio Len, pai de , explica que, com o aleitamento exclusivo fica difícil introduzir alimentos antes dos 6 meses de idade. “Qual a vantagem de você dar amendoim, nozes e castanhas para um bebê de 4 meses? É um estudo, não dá para recomendar que todo mundo siga. Mas se alguém tiver um histórico e quiser tentar, vale fazer”, afirma.

Ou seja, se você está seguindo o aleitamento exclusivo até os 6 meses de idade, não há a necessidade de fazer essa introdução! Lembrando que, de acordo com o nosso pediatra, os casos de alergia desse tipo aqui no Brasil são bem menos frequentes do que nos EUA.

Leia também:

Amendoim faz bem pra saúde

6 supercomidas para o cérebro

Mitos e verdades para desvendar tudo sobre alimentação saudável

Pais&Filhos TV