Criança

6 supercomidas para o cérebro

Alimentos que garantem o melhor desenvolvimento dos pequenos

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Alguns alimentos garantem que as crianças se desenvolvam melhor e aproveitem mais os dias  brincando e aprendendo. Você sabe quais são eles?

Tradução e adaptação, por Raquel Beer, filha de Márcia e André

O cérebro é um órgão muito faminto. Ele é o primeiro dos órgãos humanos a absorver os nutrientes dos alimentos que comemos. Se você der ao corpo comidas que não são saudáveis, ele sofrerá. Alguns alimentos realmente ajudam a impulsionar o crescimento do cérebro, e melhoram as suas funções, a memória e a concentração.

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Para os pais que querem dar uma forcinha ao cérebro de seus pequenos, separamos os 6 superalimentos que farão bem para o corpo e para a mente de seu bebê:

Salmão

Salmão é carregado de ômega 3, que é essencial para o crescimento do cérebro e para que ele desempenhe bem as suas funções. Pesquisas mostram que quando as crianças absorvem mais desses ácidos em sua dieta, eles têm mentes mais afiadas e se saem melhor em testes de habilidades mentais.

– Almoço: Em vez de fazer um sanduíche de atum, prepare uma salada de salmão. Simplesmente adicione um pouco de maionese ou iogurte natural e complemente com aipo ou cenouras ou uma pequena cebola verde picada. Um pouco de mostarda Dijon é um bom ingrediente extra também. Sirva em um pão integral de grãos, que também é uma boa pedida para o cérebro.

Manteiga de Amendoim

Amendoins e manteiga de amendoim são ótimas fontes de vitamina E, uma antioxidante potente, que protege as membranas nervosas. Antioxidantes neutralizam radicais livres e ajudam a prevenir danos celulares e nos tecidos. Faça sanduíches de banana com manteiga de amendoim como um lanche. Acrescente alguns amendoins a saladas. Pretzels de trigo integral com manteiga de amendoim são ótimos lanches também.

Frutas

De forma geral, quanto mais intensa a cor, mais nutritiva a fruta é. Frutas também têm um nível alto de antioxidantes, especialmente Vitamina C. Experimente-as com um mingau de aveia ou faça um sorvete rápido, colocando frutas congeladas no liquidificador com uma xícara de chá de iogurte com sabor e ¼ de copo (tipo requeijão) de suco de fruta. Aí é só congelar.

Cereais integrais

O cérebro precisa de um abastecimento constante de glicose, e cereais integrais fornecem isso aos montes. As fibras ajudam a regular a liberação de glicose no corpo. E, lembre-se, ingerir fibras suficientes para o corpo é importante para o bom funcionamento do intestino. Tome cuidado – só porque você compra pão integral, não quer dizer que ele é feito de grãos. Tente um cuscuz e pitas (espécie de pão chato redondo) feitas 100% de trigo como alternativa.

Feijões

Feijões são realmente especiais porque eles carregam energia das proteínas e carboidratos complexos, além de ter muitas fibras, vitaminas e minerais. Eles deveriam ganhar a medalha de ouro de melhor alimento do planeta. Eles são alimentos excelentes para o cérebro, uma vez que mantêm um grande nível de energia e de pensamento da criança por muito tempo. 

Leite e iogurte

Você já ouviu que “leite faz bem para o corpo”, e é verdade. Os laticínios são embalados com proteínas e vitaminas B – essenciais para o crescimento do tecido celular. Leite e iogurte também fornecem uma maior porção de proteínas e carboidratos, a fonte de energia preferida do cérebro. Pesquisas recentes sugerem que crianças e adolescentes precisam dez vezes mais de vitamina D do que a dose recomendada, uma vitamina que beneficia o sistema neuromuscular e o ciclo de vida geral das células humanas. Para se deliciar, torne um iogurte perfeito misturando-o com frutas e com algumas amêndoas partidas ou granolas.

Fonte: ModernMom

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