Bebês

Colônia no bebê: quando usar e cuidados necessários

Bebês podem usar colônias a partir do primeiro mês de vida - Shutterstock
Shutterstock
Granado

Publicado em 02/12/2022, às 07h09 por Fernanda de Andrade, filha de Débora e Marcos


Não existe coisa melhor do que o cheiro de um bebê! Uma das características mais amadas de um bebê é que eles estão sempre cheirosos, e assim como fazemos como adultos, é comum que pais e mães tenham vontade de deixá-los ainda mais cheirosos. Contudo, em bebês mais novos, não é possível passar alguns tipos de produtos, de forma que seja possível evitar qualquer tipo de alergia ou irritação.

Isso acontece porque a pele do bebê é mais sensível que a de um adulto. Ou seja, produtos que são normais e corriqueiros de passar durante a rotina do dia a dia podem ser muito “agressivos” na pele do seu filho. O motivo disso é bem simples: a pele do bebê é cinco vezes mais fina que a de uma pessoa crescida, tendo uma camada de proteção menor do que a pele de um adulto, o que a deixa muito mais suscetível a alguma reação alérgica e vermelhidões na pele.

Bebê com toalha
Bebês podem usar colônias a partir do primeiro mês de vida (Foto: Shutterstock)

Bebês podem usar colônia?

A resposta para essa pergunta é sim e não. Como foi dito anteriormente, a pele do bebê ainda está passando pelo processo de desenvolvimento, e dependendo da formulação de certos produtos, ele pode acabar com uma reação alérgica ou irritação na região em que foi aplicado. O uso de colônia, mesmo que seja indicada para bebês, deve ser evitado até os 30 dias de vida. 

Enquanto alguns produtos podem ser aplicados apenas depois dos seis meses de vida, como protetor solar, a colônia pode ser usada após 30 dias do nascimento do bebê, desde que se atente a composição do produto que está sendo aplicado na pele do seu filho e ele seja indicado para essa faixa etária. Lembre-se: a pele do seu bebê é mais fina que a sua, e por isso, requer certos cuidados especiais!

Quais cuidados devo tomar?

O principal é respeitar o tempo do seu bebê. Por mais que seja uma sensação maravilhosa ter um bebê cheiroso, durante os primeiros 30 dias de vida, invista apenas nos produtos indicados para o banho do bebê, como o sabonete, o shampoo e o condicionador dele. Aproveite este momento tão importante na rotina do bebê para deixá-lo o mais cheiroso possível!

Após o primeiro mês do bebê, o uso da colônia é liberado desde que você entenda a composição da colônia passada na pele do seu filho. Além de terem a pele mais sensível, o olfato dos bebês também é mais sensível que o dos adultos. Portanto, invista em colônias que tenham um cheiro mais suave tanto para você quanto para o seu bebê, já que também é possível que ele tenha uma reação alérgica a partir dos produtos usados pelos pais, por conta do contato.

Bebê engatinhando
A pele do bebê é mais sensível do que a dos adultos (Foto: Getty Images)

Qual o tipo de colônia que devo usar?

O cheiro do seu bebê é algo único dele, e vai permanecer na sua memória para sempre! Para procurar a colônia certa para seu bebê, pense primeiro no bem-estar dele. Ressaltando, cheiros fortes não são indicados nem para os pais nem para os bebês. Além disso, é necessário prestar atenção na formulação do produto, já que ele entrará em contato direto com a pele do bebê, que já é sensível por natureza.

No quesito composição, primeiramente, invista em produtos que não apresentem álcool na lista de ingredientes de formulação. Outra coisa muito importante a ser buscada neste produto é a origem de cada componente usado nele. Pensando nisso, a Granado desenvolveu colônias de base aquosas feitas apenas com ingredientes de origem natural, sem a presença de álcool etílico. Você pode encontrar as colônias com as fragrâncias tradicional, camomila, erva-doce e lavanda! 

Colônias da Granado
As colônias da Granado apresentam cheiros suaves, pensados no bem estar do bebê (Foto: Divulgação/ Granado)

Leia também

Luana Piovani - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"

Gêmeas siamesas falam sobre relacionamento - (Foto: reprodução/TikTok)

Família

Gêmeas siamesas falam sobre relações íntimas após uma assumir namoro

Ana Carolina Oliveira vai na festa da filha de Viih Tube e Eliezer - Foto: reprodução/Instagram

Família

Mãe de Isabella Nardoni marca presença com família no aniversário de Lua

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Wanessa Camargo - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Wanessa Camargo muda de opinião sobre Davi e surpreende seguidores: "Nunca duvide"

Fernanda, do BBB 24, já foi presa no Rio de Janeiro - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Prisão de Fernanda do BBB vem à tona depois de fala polêmica sobre os filhos

Nome do 3º filho de Neymar - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Nome de suposto 3º filho de Neymar é revelado: "Agora sim um bonito"

Lua vai com look de borboleta em segundo dia de festa - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Roupa de Lua no 2º dia de festa rouba a cena: confira