Criança

Viagem e verão: como cuidar da pele do seu filho

As crianças devem aproveitar o verão sem se preocupar, para isso é necessário cuidar da pele do seu filho! - Getty Images
Getty Images
Granado

Publicado em 24/11/2022, às 08h23 - Atualizado em 16/11/2023, às 14h11 por Fernanda de Andrade, filha de Débora e Marcos


Mais uma vez os dias de sol estão chegando e a ansiedade para aproveitar as férias escolares de verão só aumenta. Apesar de ser sempre uma boa ideia ter uma brincadeira ao ar livre em um dia ensolarado, existem alguns cuidados que todas as crianças precisam seguir para não deixar o descanso da escola se tornar um período desagradável. Afinal, quanto mais sol, mais propensão a queimaduras ou desidratação.

Não se esqueça do ditado, primeiro a obrigação e depois a diversão! Para poder liberar a brincadeira, é necessário se prevenir e seguir alguns cuidados antes da família se expor ao sol, seja para brincar na piscina, no mar ou no jardim. Separamos algumas dicas para você saber como cuidar da pele do seu filho durante as férias de verão!

Crianças correndo na praia
As crianças devem aproveitar o verão sem se preocupar, para isso é necessário cuidar da pele do seu filho! (Foto: Getty Images)

Ofereça muita água 

O segredo de como passar pelo verão é claro: água, água e mais água! Manter a hidratação durante as férias de verão é fundamental, ainda mais quando está viajando para um lugar quente. Sempre ande com uma garrafinha de água para o seu filho, e não hesite em oferecer água de coco ou sucos de frutas variadas para complementar a hidratação da criança. É importante ressaltar que mesmo estando rodeado por água em piscinas ou praias, a hidratação apenas acontece com a ingestão de água!

Use roupas leves e confortáveis

Nada de roupa preta em dia de sol! O mais indicado para usar durante os dias de verão são roupas claras e de tecidos leves, e isso tem um motivo. As roupas escuras acabam aquecendo mais porque absorvem mais energia, ou seja, calor. Quanto mais escura a roupa, maior a capacidade de absorção dela. 

Invista nas barreiras protetoras

Cubra o seu filho com as barreiras certas. Principalmente na praia e na piscina, faça uso de bonés e chapéus para proteger a cabeça e rosto da criança. Ele também pode ser acompanhado por óculos de sol (o hábito de usar óculos de sol é ótimo para prevenir a catarata!) e roupas com proteção contra raios UV, assim seu filho estará protegido contra qualquer tipo de exposição indesejada!

Criança com grande óculos de sol
O uso de óculos de sol pode prevenir a catarata (Foto: iStock)

Incentive a brincadeira nos horários certos

É isso mesmo, brincadeira durante o verão tem hora certa! Durante o início da manhã e ao final da tarde, o sol está mais fraco do que durante o dia, sendo um horário em que o sol está “menos perigoso”, perfeito para brincar e se divertir sem preocupações de queimaduras ou insolação. Fora destes horários, é necessária uma atenção redobrada nos cuidados, principalmente nos horários entre 9h e 15h, em que a radiação de raios UV está maior do que no resto do dia.

Tenha uma alimentação com comidas ricas em água

Novamente a hidratação está sendo citada aqui. Manter a hidratação durante o dia é extremamente importante, e todo e qualquer complemento é bem-vindo para uma hidratação ainda maior. Ter uma dieta rica em alimentos com água significa incluir frutas como melancia, laranja, limão, abacaxi e tangerina, e verduras como  couve e alface. Um sorvete de vez em quando também pode ser uma ajuda para refrescar as crianças!

Passe protetor solar

Antes dos seis meses de vida, o uso de protetor solar não é recomendado, já que a pele do bebê ainda está se desenvolvendo e não possui uma barreira protetora que possa o proteger totalmente de irritações e alergias na pele. Contudo, após essa idade, você pode e deve fazer uso do produto. Com isso em mente, a Granado desenvolveu o Protetor Solar Bebê FPS70, que é hipoalergênico, sem corantes, parabenos, silicone e nem ingredientes de origem animal. Além disso, o protetor da Granado Bebê ainda conta com uma alta tecnologia de tripla ação protetora.

Protetor Solar Granado
A Granado desenvolveu um protetor solar hipoalergênico para proteger seu filho sem impedimentos! (Foto: Divulgação/ Granado)

Leia também

Nahim pediu para ter caixão no chão para se despedir dos cachorros - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Nahim tem despedida emocionante com caixão no chão para que os cachorros se despeçam do cantor

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Ex-mulher de Nahim proíbe a presença de filha do cantor no velório: "Não vai se despedir"

Ex-esposa do cantor falou qual a real causa da morte de Nahim - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Ex-esposa de Nahim fala qual foi a verdadeira causa da morte do cantor

Batimentos cardíacos da jovem chegava a 190 quando o pai se aproximava - (Foto: Reprodução/ Rede Globo)

Família

Batimentos cardíacos da jovem internada na UTI chegava a 190 quando o pai praticava o abuso

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Nahim, cantor que foi encontrado morto, faleceu sem conhecer a neta

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ana Hickmann e Edu Guedes comemoram 1ª noite em casa nova com jantar romântico

Nahim e a filha não se falavam desde 2019 - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Entenda o motivo da filha de Nahim ter sido proibida de ir ao velório do pai

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Karina Bacchi devolve casa alugada em meio a mudança com o filho para fora do Brasil