Bebês

Banho do bebê: passo a passo para os pais de primeira viagem

Segure o bebê com uma mão e o lave com a outra durante o banho - Freepik
Freepik
Granado

Publicado em 27/10/2022, às 07h49 por Fernanda de Andrade, filha de Débora e Marcos


O banho do bebê é um momento tanto de relaxamento para a criança quanto de conexão para os pais. Contudo, ele pode ser uma parte da rotina um tanto complicada de se acostumar, já que cuidar de um bebê é uma enorme responsabilidade que vem acompanhada de diversas dúvidas e medos. “Estou fazendo isso corretamente?”, “Estou segurando da maneira correta?”, “Por onde devo começar o banho do bebê?”.

Esse tipo de dúvida é muito comum no começo e totalmente normal. Sim, dá medo cuidar do bebê no início, ainda mais por parecer um ser tão frágil, mas você consegue! Para facilitar ainda mais essa transição com a chegada do novo integrante da família, criamos um passo a passo com dicas de ouro para a hora do banho do bebê, para devolver o relaxamento e a esta parte da rotina tão importante!

Bebê sendo segurado em uma banheira
Segure o bebê com uma mão e o lave com a outra durante o banho (Foto: Freepik)

Passo 1 – Separe tudo o que precisar 

Quem nunca terminou o banho e percebeu que esqueceu a toalha? Com o banho do bebê isso também acontece! Antes de iniciar o banho, separe tudo o que você vai precisar durante esse momento. Já deixe a toalha ao lado, a fralda, o xampu, sabonete… Assim que o banho começar, você não poderá sair do banheiro para pegar algo que estiver faltando, por isso é tão importante deixar a postos todos os itens necessários.

Passo 2 – Preste atenção à temperatura da água

Nem muito quente, nem muito fria! A temperatura da água do banho do bebê deve estar por volta dos 35° e 36°, que é quase a temperatura corporal humana. Além disso, também é muito importante se atentar ao nível da água na banheira do bebê. Água demais pode ser perigoso, então sempre encha até um nível em que o seu filho possa “flutuar”. Ah! É importante lembrar que esse passo deve ser feito antes de colocar o bebê na banheira!

Passo 3 – Feche as janelas e portas

Aquele velho ditado do “não pode pegar friagem” se aplica nesse caso! Antes de tirar a roupa do seu filho, verifique se todas as entradas de ar estão fechadas, ou seja, janelas e portas. Não precisa fechar a casa inteira, mas sim do cômodo em que você vai dar o banho do bebê. Esse cuidado deve ser redobrado especialmente na época do inverno ou em dias frios, então, se possível, faça uso de um aquecedor até o bebê estar vestido novamente.

Patos de borracha amarelos em uma banheira com espuma
O banho do bebê tem uma ordem a ser seguida: confira o passo a passo (Foto: iStock)

Passo 4 – Siga a ordem de higienização

Existe, sim, uma ordem para dar banho no bebê. Antes de tudo, assim que tirar a fralda, higienize as partes íntimas do bebê para que a água da banheira não seja contaminada com restos de xixi ou cocô. Ainda fora da água, higienize o rosto do bebê com algodão ou pano molhado em água morna, sem esquecer as dobras do pescoço e nem as orelhas. Agora, coloque o bebê na água e lave primeiro a parte da frente e depois as costas dele. Por último, lave a cabeça do bebê (sim, pode lavar a cabeça do bebê!). Como ela fica o banho inteiro fora da água, é importante que seja a última a ser molhada.

Passo 5 – Não esqueça da hidratação

Depois do fim do banho do bebê, antes de o vestir, invista em uma boa hidratação no corpo da criança. Apesar de ser um dos últimos passos, é um dos mais importantes para a pele do seu filho, já que uma hidratação constante e efetiva pode ser a chave para uma pele livre de irritações e assaduras.

Além desses cuidados, é muito importante usar produtos que sejam destinados totalmente para bebês. Pensando nisso, a Granado tem uma linha especial destinada ao banho do bebê, para deixar esse momento ainda mais relaxante!

Produtos Granado
Os produtos Granado são feitos pensados especialmente na pele dos bebês (Foto: Divulgação/ Site Granado)

Fora isso, a Granado criou um workshop destinado aos pais e mães de primeira viagem, ensinando e explicando tudo sobre o cuidado com o bebê, sendo ministrado pela enfermeira Paloma Brandão, que é especializada em Neonatologia e também é mestra na área de pesquisa clínica com leite materno pela Fiocruz. Saiba mais aqui:


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Sabrina Sato compartilha momentos da viagem para Paris com Zoe, Nicolas Prattes e família do ator - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Sabrina Sato se declara para Nicolas Prattes após Duda Nagle anunciar separação

Ticiane Pinheiro e família - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli

Fernanda Paes Leme - (Foto: Reprodução/Instagram)

Bebês

Nasceu! Fernanda Paes Leme dá à luz primeira filha com Victor Sampaio

Gêmeas siamesas falam sobre relacionamento - (Foto: reprodução/TikTok)

Família

Gêmeas siamesas falam sobre relações íntimas após uma assumir namoro

Isis Valverde - (Foto: Reprodução/Instagram)

Gravidez

Isis Valverde posta foto grávida ao lado de amiga e faz declaração: "Alegria transborda"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Viih Tube comenta que não fará festão para segundo filho - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Viih Tube fala sobre trauma após confusão na festa de filha: "Seu irmão vai ser só um bolinho"