Publicado em 09/04/2019, às 06h40 - Atualizado às 06h43 por Marina Paschoal, filha de Selma e Antonio Jorge
Quando Thais Santos descobriu que estava grávida, aos 5 meses de gestação, não conseguiu fazer o ultrassom morfológico, que detecta se o bebê terá algum problema ou malformação. Os demais exames pré-natal não acusaram nada também. Durante a gravidez, que foi considerada de risco, ela teve pressão alta e ficou acima do peso.
Foi então que, depois do parto – uma cesárea – que Thais ficou sabendo que sua bebê tem uma síndrome rara, a de Crouzon. “Ela foi direto pra UTI neonatal e lá não conseguiram dizer o que ela tinha. Descobrimos quando ela já estava na Santa Casa de Santos, chamaram um especialista de São Paulo e tudo. Foi apavorante”, ela contou em entrevista exclusiva à Pais&Filhos.
A síndrome de Crouzon, segundo o Hospital Sabará, é um distúrbio genético em que os ossos do rosto e crânio se fundem de maneira anormal.
Agnes, que agora tem seis meses, é a terceira filha de Thais e está internada desde que nasceu. “Eu fico 24 horas por dia com ela e meu marido fica em casa com os meus outros dois filhos, de dois e sete anos”, ela explicou. Os dias já não são fáceis, e em fevereiro a menina teve hidrocefalia – acúmulo de líquido nas cavidades internas do cérebro – causada pela síndrome. “Foi preciso colocar o dreno ventriculoperitoneal para drenar a água da cabeça e poder acabar com as dores que ela sentia”.
O marido e o filho mais velho costumam visitar Agnes e Thais no hospital, mas ainda assim a saudade aperta. “Tem sido cansativo e estressante. Sinto falta do meu marido e filhos que ficam em casa”.
Cirurgia
Assim que Agnes completar um ano, precisará fazer cirurgia para correção de crânio e vias respiratórias. Como a operação é feita por especialistas de São Paulo, a família deverá viajar para a cidade.
Depois disso, a menina voltará para casa, na comunidade da Prainha Branca, mas o quarto precisará ser adaptado, pois não tem a estrutura necessária. “Vamos ter que reformar, comprar os materiais para a construção, fiação, móveis adaptados e ainda tem a mão de obra”. Por isso, a família optou por fazer uma vaquinha virtual e pedir ajuda nas redes sociais. “Agradeço a todos de coração por toda a ajuda que estamos recebendo”.
Para finalizar, Thais conta o que mais deseja para Agnes: “Que ela cresça com saúde, que seja uma menina saudável e feliz na medida do possível”.
Leia também:
Entenda a síndrome rara que faz com que esse bebê não consiga comer, falar e nem chorar
Menino de 2 anos com síndrome rara comemora aniversário com alta no hospital: “Presente de vida”
Família
Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar
Família
Mãe de Endrick posta reflexão profunda antes do anúncio de casamento do filho
Família
João Lucas Figueiredo fala sobre 1ª gravidez de Sasha Meneghel: "Momento certo"
Família
Nanda Costa desabafa aos prantos sobre situação vivida com as filhas: "Queria dividir"
Família
Amanda Kimberlly fala pela 1ª vez sobre traição e filha com Neymar: “Fiquei calada por 9 meses”
Família
Emocionante! Pais viajam mais de 10 mil quilômetros para adotar filha e ela mostra todo o processo
Família
Rodrigo Faro paga colégio com mensalidade de R$4 mil para filhas e justifica: “Ensinar humildade”
Família
Camila Queiroz e Klebber Toledo falam sobre vinda do 1° filho: "Vai dar tudo certo"