Vacinar para a vida

Vacina da Influenza: grávidas podem tomar?

A vacina contra a Influenza deve ser tomada pela mulher a cada gestação - iStock
iStock

Publicado em 03/02/2023, às 12h54 por Fernanda de Andrade, filha de Débora e Marcos


Quando uma gestante se vacina, ela está protegendo não apenas a si mesmo mas também o bebê que está gerando. Os anticorpos adquiridos pela mãe com a imunização passam para o filho por meio da placenta (antes do nascimento) e pelo leite materno (após o nascimento). Dessa forma, a vacinação durante a gestação se torna fundamental para a saúde de mãe e filho. Uma das vacinas indicadas para a imunização materna é a contra o vírus da Influenza¹. 

A vacina contra a Influenza deve ser tomada pela mulher a cada gestação (Foto: iStock)

A famosa vacina da gripe

Já percebeu que todos os anos a campanha de vacinação contra a gripe aparece? Isso não é por acaso! Segundo o Dr. Emersom Mesquita, pai de Eduardo e Vicente, infectologista e gerente médico de vacinas da GSK, isso acontece pela grande capacidade do vírus de se transformar, o que requer que as vacinas se renovem todo ano, e, consequentemente, que todas as pessoas se imunizem novamente. E é claro que as grávidas não são exceção.

“O vírus Influenza, causador da doença, é capaz de se modificar anualmente. Por esse motivo as vacinas também evoluem para contemplar as novas variações do vírus, e por isso é tão necessário receber a vacina contra a gripe anualmente. Ou seja, a mulher que está grávida, mesmo que tenha sido vacinada contra a gripe no ano anterior, precisa também tomar a vacina contra a gripe no ano em que está gestante”, explica o especialista.

A vacina da gripe no calendário de imunização da gestante

As gestantes fazem parte do grupo prioritário para tomar a vacina da gripe², além de serem mais propensas a se infectar pelo vírus Influenza. “A vacinação contra o vírus Influenza, ou gripe, como é comumente conhecida, faz parte do calendário regular de imunização da gestante”, indica Emersom.

O especialista ainda conta por qual motivo a vacinação da gestante se torna tão necessária para grávidas: “Sua importância vem do fato da gestação estar associada a um incremento no risco de ter a doença e de evoluir para uma forma grave”. Ou seja, quando a grávida se vacina contra o vírus influenza, maior é a proteção e prevenção contra a doença, além de evitar que ela se agrave para um estado preocupante. A vacina contra a Influenza está disponível na forma trivalente na rede pública, e na forma tetravalente na rede privada.

Pessoas que fazem parte da rede de apoio da gestante também devem se vacinar contra a Influenza (Foto: Shutterstock)

Além da imunização: outros cuidados para a gestante e família

Não é só a mãe que precisa se vacinar! Pessoas que convivem com a gestante dentro da rede de apoio após o nascimento do bebê ou façam parte do grupo prioritário também podem se vacinar: “Além de gestantes, a vacinação contra Influenza está disponível na rede pública de vacinação para grupos prioritários, como crianças de seis meses até menores de cinco anos de idade, trabalhadores da área da saúde, idosos a partir dos 60 anos […] Na rede privada, a recomendação é ampla para pessoas a partir dos seis meses de idade”, contou o infectologista.

O Dr. Emerson ainda destaca alguns cuidados para a mãe e a família poderem evitar ao máximo o contágio: “Fora a vacinação, outras medidas de proteção incluem a lavagem frequente das mãos com água e sabão, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, não compartilhar objetos pessoais como garfos, copos ou garrafas”.

REFERÊNCIAS:

  1. Center for Disease Control and Prevention. Vaccines and Pregnancy: 8 Things You Need to Know. Disponível em: <https://www.cdc.gov/vaccines/pregnancy/pregnant-women/need-to-know.html> Acesso em 2 de fev. 2023
  1. Ministério da Saúde. Quem deve se vacinar? . Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/campanhas-da-saude/2022/vacinacao-contra-gripe-e-sarampo/quem-deve-se-vacinar> Acesso em 2 de fev. 2023 

Leia também

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Amanda Kimberlly confirma gravidez - (Foto: reprodução/Instagram)

Gravidez

Suposta mãe do 3º filho de Neymar confirma gravidez nas redes sociais

Alok faz anúncio em vídeo no Instagram - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Alok compartilha vídeo em família para anunciar: "Agora somos 6"

Graciele Lacerda fala sobre chegada de filho com Zezé di Camargo - Reprodução/Instagram

Família

Graciele Lacerda fala sobre chegada de filho com Zezé di Camargo

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Gabi Luthai estava grávida de gêmeos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Téo Teló e Gabi Luthai escolhem nome curto e com forte significado para o primeiro filho