Vacinar para a vida

Tudo sobre as vacinas recomendadas na gestação

As vacinas na gestação protegem o bebê nos primeiros meses de vida - iStock
iStock

Publicado em 06/01/2023, às 06h45 por Fernanda de Andrade, filha de Débora e Marcos


O pré-natal da grávida não se limita apenas a alguns exames que são indicados para a gestante realizar durante os nove meses em que espera o bebê. O cuidado do pré-natal se estende também a uma série de vacinas que devem ser levadas em consideração quando você e o seu obstetra estiverem em uma consulta¹.

De acordo com o Ministério da Saúde, existem algumas vacinas que são recomendadas a serem tomadas durante a gestação. Algumas podem ser tomadas em qualquer momento da gravidez, enquanto outras são recomendadas em momentos específicos¹. Junto com a Dra. Ana Paula Burian, pediatra e infectologista e mãe de Henrique e Luísa, fizemos um compilado sobre todas as vacinas recomendadas na gestação!

Mãe e bebê
As vacinas na gestação protegem o bebê nos primeiros meses de vida (Foto: iStock)

Quais são as vacinas recomendadas na gestação?

Segundo a especialista, as vacinas altamente recomendadas para serem tomadas no período gestacional são: a da Influenza, difteria-tétano e coqueluche acelular (dTpa), ou a difteria-tétano (dT). Fora elas, existem outras vacinas que são recomendadas para a gestante: “A vacina contra a hepatite B (para as não previamente imunizadas) e contra Covid-19, todas disponíveis gratuitamente”. 

Fora elas, a doutora também diz que existe a possibilidade de outras mães terem que tomar vacinas extras: “Há vacinas recomendadas em situações especiais: Hepatite A (ou Hepatite A+B), Pneumocócicas, Meningocócicas C ou ACWY e Meningocócica B”. As vacinas com o vírus vivo, como a da Febre Amarela, não são indicadas para serem tomadas nem na gravidez nem no período de amamentação. A Dra. Ana Paula ressalta que as vacinas recomendadas na gravidez são recomendadas por um motivo: “O Calendário vacinal da gestante é pensado para proteger a mulher durante a gravidez por ser um momento mais vulnerável a infecções e complicações e para proteger o bebê ainda durante sua formação e até mesmo após o parto para que ele possa tomar as próprias vacinas e estar protegido”. Importante ressaltar também que as vacinas que devem ser repetidas a cada gestação são a contra a Influenza e dTpa.

Vacinas não recomendadas na gravidez: posso tomar amamentando?

Sim! As vacinas que não são recomendadas no período gestacional podem ser tomadas enquanto a mãe está amamentando, com apenas uma exceção: “A única exceção é para a vacina contra a Febre Amarela, que não pode ser aplicada em mulheres que estejam amamentando bebê menores de seis meses de idade sob o risco de suspensão do aleitamento materno por 10 dias, caso essa nutriz seja vacinada”.

É possível tomar todas as vacinas recomendadas na gravidez de uma só vez?

Apesar da multivacinação não apresentar riscos, as gestantes não contam com a possibilidade de tomar todas as vacinas de uma só vez. A infectologista conta que nem todas as vacinas podem ser tomadas a qualquer momento, e que apenas algumas delas apresentam apenas uma dose a ser aplicada: “A Hepatite B são em 3 doses, sendo a 1ª dose aplicada na primeira visita, a 2ª dose após 30 dias e a 3ª dose após 6 meses da primeira. A vacina dTpa deve ser feita o mais precocemente possível após 20 semanas de idade gestacional, mas o esquema é de 3 doses sendo as outras com a vacina dT com 2 meses de intervalo entre as doses”.

As únicas vacinas citadas pela especialista que apresentam apenas uma dose são a contra Influenza e contra Covid-19, que pode depender das doses tomadas anteriormente pela mãe e também do intervalo entre elas. Já a Influenza pode ser administrada em qualquer período da gravidez

Mãe em consulta médica
É extremamente importante ter o acompanhamento de um especialista no pré-natal (Foto: Shutterstock)

Porque devo me vacinar na gravidez?

Os benefícios da vacinação vão além da proteção da mãe. De acordo com a Dra. Ana, as vacinas ocupam um papel de proteção para o bebê também, já que nos primeiros meses de vida eles ainda não tem um sistema imunológico totalmente desenvolvido: “Os recém-nascidos são vulneráveis por sua menor capacidade de resposta imune e uma pior resposta contra infecções […] Para algumas doenças, o bebê só poderá ser considerado protegido após 6 meses de idade, mesmo que possa iniciar algumas vacinas antes desta idade, sendo muito importante receber essa proteção através da vacinação materna e passagem de anticorpos pela placenta”.

Além disso, as mães também passam por alterações no organismo: “Durante a gestação, o organismo da mulher passa por modificações que alteram a resposta imunológica, favorecendo algumas infecções e até mesmo com maior gravidade. Algumas grávidas já possuem alguma comorbidade, como diabetes, cardiopatia e outras doenças em que a gestação poderá necessitar de acompanhamento mais específico e até mesmo vacinas especiais”.

Onde posso me vacinar?

Segundo a especialista, as vacinas Influenza trivalente, que protege contra 3 vírus da gripe, dTpa, dT, Hepatite B e Covid-19 estão disponíveis na rede pública. Já na rede privada, a vacina contra a Influenza é a quadrivalente, que protege contra os 4 vírus da gripe, dTpa e Hepatite B, e a caderneta de vacinação da gestante pode ser retirada na própria Unidade de Saúde.

Mesmo tendo em mente quais as vacinas que devem ser tomadas durante a gravidez, é necessário sempre ter o acompanhamento de um médico: “É de fundamental importância a realização do pré-natal com profissional capacitado. O médico ginecologista-obstetra pode durante o acompanhamento identificar situações de risco e conduzi-las a tempo de evitar complicações para a mulher e seu bebê como as doenças preveníveis por vacina, como Covid-19, influenza, hepatite ou coqueluche, ou mesmo outras tratadas com medicamentos, diabetes, hipertensão e outras”.

REFERÊNCIA:

Saiba quais vacinas devem ser administradas durante a gestação [Internet]. [acesso em Dezembro/2022] Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2022/11/saiba-quais-vacinas-devem-ser-administradas-durante-a-gestacao


Leia também

Rodrigo Faro disse que quer ensinar humildade para as filhas - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Rodrigo Faro paga colégio com mensalidade de R$4 mil para filhas e justifica: “Ensinar humildade”

A bebê passou por uma onda de calor de 48,9° - (Foto: Reprodução/ Facebook)

Família

Bebê de 4 meses morre em passeio após passar por calor de quase 49°

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Irmã de Neymar tatua nome das filhas do jogador com Bruna Biancardi e Amanda Kimberlly

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Família

Pai de menina de 7 anos que morreu dormindo faz desabafo: "Pedimos força"

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Nasceram! Biah Rodrigues dá à luz os filhos gêmeos com Sorocaba

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Família

Mãe desaparecida por duas semanas é encontrada enterrada sob o piso da própria casa

Giselle Prattes também é atriz - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

'Sogra' de Sabrina Sato, mãe de Nicolas Prattes foi paquita e engravidou aos 18 anos

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Rafaella Justus usa roupa avaliada em quase R$ 30 mil em viagem com a família