Gravidez

Diabetes pode causar infertilidade em homens e mulheres; saiba como se prevenir

Diabetes pode causar infertilidade em homens e mulheres caso doença não seja controlada - Freepik
Freepik

Publicado em 14/11/2022, às 14h42 - Atualizado em 03/10/2023, às 14h20 por Marina Teodoro, Editora de digital | Filha de Ana Paula e Gilberto


Diabetes é o nome usado para definir um grupo de doenças relacionadas à maneira como o organismo metaboliza a glicose, que é o açúcar no sangue. Seu diagnóstico pode levar a inúmeras complicações na saúde caso a doença não seja controlada, incluindo infertilidade para homens e mulheres.

A diabetes pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina. A nutróloga Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), explica que a função principal da insulina é promover a entrada de glicose para as células do organismo. “A falta da insulina ou um defeito na sua ação resulta em acúmulo de glicose no sangue”.

injeção de doce fazendo alusão à açúcar e diabetes
Diabetes pode causar infertilidade em homens e mulheres caso doença não seja controlada (Foto: Freepik)

Diabetes e infertilidade

Tanto a diabetes tipo 1, uma condição caracterizada pela deficiência na produção de insulina, quanto a tipo 2, em que há resistência à atuação da insulina, podem interferir na fertilidade e dificultar a concepção de um bebê.

“O tipo 2 é o mais comum em incidência e está ligado a uma deficiência hormonal na mulher, além de ciclos menstruais irregulares, o que pode favorecer a infertilidade. Os hormônios, na verdade, ficam em desequilíbrio, de forma que quanto menor for a ação da insulina, maior será a produção de hormônios masculinos”, aponta Fernando Prado, especialista em Reprodução Humana, Membro da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva (ASRM) e diretor clínico da Neo Vita.

Já no caso do tipo 1, Prado afirma que órgãos endócrinos como os ovários podem ser prejudicados, o que também pode impossibilitar a gravidez. “Mas em ambos os casos o controle da doença é determinante para aumentar as chances de gravidez”, destaca ele.

prendedores que simbolizam família
Por causar desequilíbrios hormonais, a doença é capaz de afetar as células reprodutivas e diminuir as chances de gravidez (Foto: Shutterstock)

Homens diabéticos também devem monitorar a doença, pois o descontrole nos níveis de insulina pode alterar os níveis de testosterona, fazendo com eles diminuam. Isso dificulta a fabricação e maturação de espermatozoides.

“Além disso, pode ocorrer redução significativa do volume do sêmen, piora na motilidade dos espermatozoides, dificultando a fecundação, e formação de um embrião com má formação por conta de espermatozoides com DNA fragmentado, o que aumenta os riscos de aborto”, diz o médico.

Segundo Prado, há casos de disfunções na ejaculação, em que parte dos espermatozoides no sêmen são lançados para a bexiga em vez de sair pela uretra, o que dificulta ainda mais a fecundação.

Como conseguir reproduzir tendo diabetes?

Apesar do risco de infertilidade, com o controle medicamentoso da doença aliado a hábitos de vida saudáveis, como exercícios físicos e dieta, é possível que as chances de reprodução não sejam afetadas. 

“Quanto antes for tratado, menores são as chances de desenvolver problemas metabólicos e maiores as chances de gravidez”, afirma Prado. Pacientes diagnosticados com o que ficou conhecido como “pré-diabetes” também devem se preocupar, de acordo com o médico.

doces em formato de minhoca
Para os homens, a diabetes também pode afetar os espermatozoides e atrapalhar a reprodução (Foto: Pexels/Polina Tankilevitch)

Garcez complementa dizendo que se os exames laboratoriais mostrarem que uma pessoa tem pré-diabetes, é sinal de que já existem alterações no metabolismo dos açúcares e que estratégias para retardar ou prevenir o aparecimento do diabetes tipo 2 são necessárias. “É sempre importante lembrar que diabetes é doença crônica, que pode ser controlada, mas não tem cura”, acrescenta a nutróloga.

Para quem já possui o diagnóstico de diabetes, é importante ressaltar que essa é uma doença crônica que não possui cura. Porém, é possível controlá-la com tratamento adequado para repor ou melhorar a produção de insulina e mudanças de hábitos que ajudam a moderar os níveis de açúcar no sangue. Esse tipo de tratamento deve ser orientado através de acompanhamento médico.

Ainda que cuidados com a saúde sejam tomados, é possível que casais em que um dos parceiros tenha diabetes tipo 2 precisem recorrer a um especialista em reprodução assistida para engravidar. Além disso, é necessário também um acompanhamento ginecológico pré-natal para minimizar o risco de outros problemas metabólicos para a mãe e que afetam o desenvolvimento saudável do bebê.


Palavras-chave

Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Mãe de Neymar apaga foto com o neto por polêmica com Biancardi - Reprodução/ Instagram

Família

Mãe de Neymar apaga foto com Davi Lucca depois de polêmica com Mavie e Bruna Biancardi

Viih Tube e Eliezer - (Foto: Reprodução/Instagram)

Bebês

Nome do segundo filho de Viih Tube e Eliezer tem origem no sânscrito e significado especial

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Ter um diálogo com os filhos fortalece a relação entre o adulto e a criança - Getty Images

Família

37 perguntas divertidas para iniciar uma conversa com seu filho

Samsung Galaxy S23 - Divulgação

Aparelho top

Ofertas do dia: até 43% de desconto no Samsung Galaxy S23

Feriados em junho de 2024 - (Foto: Shutterstock)

Família

Junho de 2024: datas comemorativas e feriados

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura