Engravidar

O que esperar da gestação: planejamento, os 3 trimestres e amamentação

Saiba o que acontece em cada trimestre da gravidez - Getty Images
Getty Images
Femibion

Publicado em 08/08/2022, às 06h21 - Atualizado às 14h14 por Redação Pais&Filhos


Desde o planejamento da gravidez, muita coisa muda. Preparar o corpo para receber um novo ser é uma verdadeira transformação. Por isso, desde o momento do teste positivo, oficializa-se esse cuidado tão necessário e que deve seguir pelos próximos meses. Contudo, essa felicidade da chegada do bebê pode vir acompanhada de uma série de dúvidas em relação ao que acontece na gestação.

Saiba o que acontece em cada trimestre da gravidez
Saiba o que acontece em cada trimestre da gravidez (Foto: Getty Images)

Uma mulher fica, geralmente, nove meses esperando o bebê. Esse período pode ser separado em meses, dias, semanas e os tão falados trimestres. Mas, sem estresse! Te contamos tudo o que você deve esperar de você e do seu bebê em cada um deles. Todo cuidado é bem-vindo, afinal cuidar de você, é também cuidar do bebê.

Planejamento da gravidez e 1º trimestre

Como já mencionamos, o cuidado deve começar antes mesmo do teste positivo. Prezar por bons hábitos de saúde é fundamental para quem deseja gerar uma vida e também garantir a própria qualidade de vida. Procurar um médico e estar em dia com os exames é mais do que indicado. A partir disso, quando chega, de fato, o primeiro trimestre da gravidez, o corpo está mais preparado para receber aquele bebê da melhor forma. Os três primeiros meses de gestação costumam ser os mais cheios de medo pelas mulheres. Nele, o feto se forma e começa a desenvolver órgãos importantes como coração, pulmão, fígado, medula, cabeça – e também os membros.

Qualquer infecção ou intoxicação que atinja a mulher neste período inicial da gravidez pode afetar diretamente o desenvolvimento do feto. No início da gestação, alguns sinais e sintomas podem ocorrer:

  • Sensibilidade dos seios
  • Constipação
  • Cólicas
  • Aumento da vontade de urinar
  • Enjoos matinais
  • Sono

Os exames do primeiro trimestre da gravidez são muito importantes. Procure um médico para os exames pré-natais e para entender a necessidade de suplementação de vitaminas na gravidez.

Noventa por cento das mulheres brasileiras apresentaram deficiência de micronutrientes essenciais para uma gestação saudável¹. É, por isso, muito importante entender a influência dessas substâncias para o desenvolvimento do bebê e saúde da mãe.

Por exemplo, é logo na quarta semana de gravidez que começa o desenvolvimento do tubo neural do bebê. Essa pequena estrutura, futuramente, dará lugar para a medula espinhal, o cérebro e outras estruturas protetoras muito importantes para qualquer organismo. Por causa disso, existem médicos que recomendam a suplementação com ácido fólico, que é uma substância sintética presente em multivitamínicos, que é capaz de repor o folato – necessário justamente para a formação deste tubo neural. Existe ainda o metilfolato, que é a forma ativa do ácido fólico e que tem uma taxa de absorção maior no nosso organismo².

Como você viu, esses suplementos podem ser muito importantes para o cuidado com a mãe e o bebê e, caso sejam necessários, é importante escolher a marca adequada, que consiga fornecer todos os nutrientes necessários para a gestante. O Femibion é um multivitamínico da P&G que está presente em cada fase da gravidez – planejamento, gestação e amamentação.

O Femibion 1, que pode ser utilizado desde o planejamento até essa fase inicial da gestação, contém o metifolato, o ácido fólico ativo de melhor absorção para o desenvolvimento do bebê – tudo isso considerando que 54% das mulheres brasileiras não absorvem o ácido fólico, de acordo com um estudo realizado em Pelotas, no Rio Grande do Sul³. Além disso, contém Colina, suplemento muito importante para o desenvolvimento cognitivo do bebê. Ele é indicado em todo o planejamento da gravidez (para preparar seu corpo para uma gestação saudável) até a 12ª semana – ou seja, fim do primeiro trimestre.

2º trimestre

O segundo trimestre da gravidez corresponde ao período do 4º ao 6º mês. Neles, acontecem mudanças muito marcantes na mãe e no bebê. No caso da gestante, é possível perceber um aumento ainda maior da barriga e das mamas, assim como quadril⁴.

A maternidade muda muita coisa, porém ainda é necessário cuidar de si mesma
As mudanças de humor podem ser bastante comuns nesse período! (Foto: Getty Images)

Os desejos “estranhos” também aparecem no segundo trimestre da gravidez, com mudanças nos gostos alimentares, isso pode decorrer de alterações hormonais, assim como influências e crenças⁵.

No segundo trimestre, o desenvolvimento do bebê se mantém, e há uma maior interação entre o feto e a mãe. Então chutes e movimentos do feto na barriga são mais perceptíveis. Nesse período, por meio de ultrassonografia, também é possível descobrir o sexo do bebê – embora com a evolução da medicina isso seja possível até antes desse período⁴.

Todo esse processo pode e deve ser, sempre, acompanhado de um médico. Em meio a tantos exames desta fase, geralmente é necessário que ele mantenha a indicação de suplementos vitamínicos para repor a energia da gestante. Sendo assim, o multivitaminico Femibion 2 pode acompanhar a grávida desde o começo do segundo trimestre até o nascimento do bebê, contendo ingredientes de melhor absorção para a gravidez! Ele é composto de bisglicinato de ferro, Metilfolato e DHA, este último um componente que entra a partir de Femibion 2, diferencial do produto e contribui muito na nutrição da gestação segundo trimestre, assim como a Colina e outras vitaminas e minerais – suplementos mais do que necessários para a saúde da mãe e do bebê.

3º trimestre

Mais do que nunca, é nesse momento que a contagem regressiva para a chegada do bebê chega na fase final. O terceiro trimestre corresponde do 6º ao 9º mês da gravidez – isto é, os últimos meses antes do nascimento. Essa é a fase em que o bebê cresce mais, ficando cada vez mais apertado no útero4. Por causa disso, existem cuidados que devem ser tomados para tornar esse momento mais seguro e tranquilo.

Com o aumento do bebê, certas situações devem ser evitadas para prevenir riscos. Para o bebê, são apenas os “retoques finais” que estão se desenvolvendo até o momento da chegada. Por exemplo, é nesse período que as pálpebras não estão mais grudadas, o que significa que ele abre e fecha o olho regularmente⁴. O bebê inclusive desenvolve o chamado ritmo ‘sono vigília’, no qual é possível perceber os momentos em que ele está acordado e está dormindo.

A reta final da gravidez altera não só o físico de uma gestante, mas também o emocional. Por isso, se atente a sintomas como perda de memória ou falta de concentração⁶.

A gestação é apenas uma parte da maternidade que é muito desafiadora. Pensando nisso, a Femibion também possui um suplemento para ajudar as mães após o nascimento do bebê – e é o único multivitamínico exclusivo para a fase da amamentação. O produto é pensado para suprir as necessidades da mãe nessa fase e pode auxiliar na composição de um leite materno que tenha a melhor qualidade. Femibion possui Vitamina A, Biotina, Ômega3, Colina e Metilfolato.

A amamentação também merece atenção

Após a chegada do bebê, existe mais uma fase de adaptação para a mãe: a amamentação. Esse momento é muito importante, e o leite materno é capaz de trazer nutrientes essenciais para o desenvolvimento do bebê.

O colostro é o leite que inicialmente é produzido e ingerido pelo bebê logo após o parto. Ele possui importantes anticorpos maternos em sua composição, que ajudam no desenvolvimento da defesa imunológica da criança⁷. A partir daí, do quinto até o sétimo dia após o nascimento, este leite se modifica naturalmente para um leite de transição até que, enfim, seja o leite “maduro” devido à estabilização de seus componentes.

Assim, o Femibion 3 possui Vitamina A, Biotina, Ômega3, Colina e Metilfolato, além de outros minerais e vitaminas. Femibion se destaca por possuir suplementos específicos para o cuidado com cada fase da gestação, desde o planejamento até a amamentação. É a marca número 1 na Europa, e chega ao Brasil como a pioneira em suplementação para as mais diversas fases da gestação e maternidade da mulher brasileira – principalmente a amamentação. Para mais informações, acesse o site!

REFERÊNCIAS:

1. Verly Junior E et al. Adesão ao guia alimentar para população brasileira. Rev Saude Publica. 2013;47(6):1021-1027.

2. Pietrzik, Klaus et al. Clinical pharmacokinetics vol. 49,8 (2010): 535-48.

3. Oliveira, I O et al. European journal of clinical nutrition vol. 71,2 (2017): 259-266.

4. Ministério da Saúde. Caderneta da Gestante. 3ª edição. Brasília – DF. 2016. https://www.mds.gov.br/webarquivos/arquivo/crianca_feliz/Treinamento_Multiplicadores_Coordenadores/Caderneta-Gest-Internet(1).pdf

5. QUINTANILHA, Karina Elias de; MENEZES, Maria Fátima Garcia de. Desejos e aversões alimentares: a visão de gestantes usuárias do serviço de obstetrícia da Policlínica Piquet Carneiro. Universidade do Estado do Rio de Janeiro Instituto de Nutrição Departamento de Nutrição Social Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 2010. https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ceres/article/viewFile/1914/1497

6.https://bebe.abril.com.br/gravidez/lapsos-de-memoria-na-gestacao-sao-comuns-especialistas-explicam/

7. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde Promovendo o Aleitamento Materno 2ª edição, revisada. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/album_seriado_aleitamento_materno.pdf

MAT-BR-FM-22- 000051 Agosto/2022

Assista ao POD&tudo com Talu Adjuto


Leia também

Rafaella Santos deixa se seguir Bruna Biancardi - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Irmã de Neymar dá unfollow em Bruna Biancardi após compartilhar foto de filha de Amanda Kimberlly

O menino de apenas dois anos aprendeu três idiomas - (Foto: Arquivo pessoal)

Família

Menino baiano que leu e escreveu com apenas 1 ano aprende inglês, russo e coreano aos 2 anos

Virginia e Zé Felipe - Reprodução: Instagram

Família

Sete suítes, piscina, cinema, adega e 7 mil m²: Veja fotos da nova mansão de Virginia e Zé Felipe

Reprodução: Instagram

Família

Amanda Kimberlly se declara em primeira foto da filha no feed do Instagram

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Neymar Jr mostra o rosto de filha com Amanda Kimberlly pela primeira vez

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Sorocaba, Biah Rodrigues e filhos - Reprodução: Instagram

Família

Sorocaba faz desabafo emocionante sobre os filhos: 'Mudou minha vida’

Neymar e Nadine - Reprodução: Instagram

Família

Mãe de Neymar posta reflexão profunda após nascimento de terceira neta