Rir e brincar é só começar

Rir e brincar é só começar: a importância da brincadeira na vida das crianças

Brincar é fundamental para o desenvolvimento da criança - Getty Images
Getty Images
Ri Happy

Publicado em 05/01/2023, às 12h38 - Atualizado em 06/01/2023, às 12h37 por Fernanda de Andrade, filha de Débora e Marcos


Brincadeira é coisa séria! Não existe infância sem brincadeira, e a criança precisa desse momento (seja com amigos e familiares ou até mesmo sozinha) para desenvolver diversas habilidades sociais e motoras. Quando a criança brinca, não existem limites para a imaginação dela, criando um mundo totalmente novo, único e pertencente a ela!

Quem não adora se aventurar em brincadeiras criadas pelas crianças? Mesmo que participar de uma brincadeira com alguém seja divertido, as crianças também precisam aprender a brincar sozinhas. Dessa forma, conseguem estimular e desenvolver estruturas individuais de raciocínio e também é uma maneira de ver como a criança enxerga o mundo a sua volta, principalmente quando se trata de jogos simbólicos.

Brincar é fundamental para o desenvolvimento da criança (Foto: Getty Images)

O direito de brincar 

O ato de brincar é tão importante e necessário nessa fase da vida que ele é assegurado por lei. A Organização das Nações Unidas considera brincar um direito desde a Declaração Universal dos Direitos da Criança que foi aprovada na Assembleia Geral das Nações Unidas no ano de 1959, e posteriormente foi fortalecida pela Convenção dos Direitos da Criança após 30 anos. A Declaração enfatiza que: “Toda criança terá direito a brincar e a divertir-se, cabendo à sociedade e às autoridades públicas garantirem a ela o exercício pleno desse direito”. 

Ou seja, toda criança tem o direito de brincar, se desenvolver e se divertir durante a infância. Com isso, também é preciso que as pessoas em volta das crianças saibam como estimular ainda mais esses momentos longe das telas e descobrindo não apenas sobre o mundo, mas também sobre elas mesmas. 

Rir e brincar é só começar 

Uma grande parte da brincadeira é composta por eles: os brinquedos. Dos mais diversos e elaborados aos mais simples, o brinquedo certo com a criança certa pode mudar tudo. Quando se tem um brinquedo adequado a própria idade da criança e que também se encaixa com os gostos dela, a brincadeira não tem fim!

O brinquedo certo pode ser o aliado de uma criança na hora de brincar (Foto: Shutterstock)

Se divertir, brincar e rir é um direito da criança e é responsabilidade da sociedade como um todo garantir que ele seja cumprido. A brincadeira desde cedo atua na estimulação das habilidades psicomotoras, estimula a atenção, memória e ainda pode ensinar sobre formas, cores, sons, números e até mesmo idiomas diferentes.

Para que isso aconteça, todos à volta da criança devem estar cientes do quão importante é o ato de brincar, sejam os pais, tios, avós, irmãos mais velhos… Todos podem e devem participar dessa corrente! Pensando nisso, a Pais&Filhos e a Ri Happy criaram algo novo: um projeto que ressalta, mês a mês, a importância da brincadeira durante a infância, dicas, curiosidades e muito mais por um ano inteiro! Passando por datas especiais, serão 12 meses de conteúdos incríveis no site, revista e redes sociais para você se aprofundar mais ainda na necessidade da brincadeira e das relações familiares. 

Confira tudo o que rolou no 14º Seminário Internacional Pais&Filhos!


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Apple iPhone 14 - Divulgação

iPhone barato

Ofertas do dia: Apple iPhone 14 com descontos especiais de até 48%

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Nasceu! Hulk Paraíba é pai pela quinta vez; descubra o significado do nome da filha

Lucas Lima posta foto no aniversário de 10 anos do filho - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Lucas Lima posta foto rara em aniversário de 10 anos do seu filho com Sandy

Ana Hickmann e Edu Guedes - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Casa que Edu Guedes e Ana Hickmann vão morar tem quase seis mil metros quadrados: Veja fotos do condomínio

Eliana recebe pedido de desculpas durante a sua despedida do SBT - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Eliana recebe pedido de desculpas de Patrícia Abravanel ao sair do SBT: "Não sei o que aconteceu"

Valentina Schimidt foi criticada por se considerar queer - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Tadeu Schimidt defende a filha que se considera queer: Entenda o significado da palavra

Giselle Prattes também é atriz - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

'Sogra' de Sabrina Sato, mãe de Nicolas Prattes foi paquita e engravidou aos 18 anos