Bebês

Dicas para estimular o desenvolvimento do seu filho

Você pode estimular o desenvolvimento do seu filho - iStock
iStock
Mustela

Publicado em 09/12/2022, às 07h47 - Atualizado às 08h23 por Fernanda de Andrade, filha de Débora e Marcos


Uma coisa é fato: os bebês crescem muito rápido. Quem nunca se assustou com o desenvolvimento que um bebê teve em tão pouco tempo? Durante essa fase todo estímulo destinado ao desenvolvimento daquela criança é bem-vindo, e é uma ótima forma dos pais estarem cada vez mais presentes na vida do bebê e acompanharem esse momento sem perder nenhum detalhe. O desenvolvimento do seu filho também se aplica para a pele dele, que ainda não está 100% pronta e é cerca de cinco vezes mais fina que a de um adulto. Por isso, a Mustela criou o CICASTELA Creme Reparador Hidratante, que hidrata, repara, acalma e purifica a pele, ideal para as pequenas irritações na boca que vem acompanhadas da introdução alimentar, os arranhões que surgem logo que ele aprende a engatinhar, e as picadas de insetos que são resultados das descobertas na natureza. Justamente para que seu filho possa brincar e se divertir, sem que os machucados sejam um impedimento.

É necessário ressaltar que o tempo dos adultos não é o mesmo que o tempo dos bebês. O dia a dia das pessoas crescidas é muito mais acelerado que o das crianças, então nem sempre o resultado esperado acontece dentro do tempo em que se quer. A paciência com eles durante o crescimento sempre fica em primeiro lugar, por mais frustrante que possa ser em alguns momentos. Cada criança é única e tem tempo próprio. Veja aqui algumas dicas de como estimular o desenvolvimento do seu bebê!

Bebê sentado com braços para cima
Você pode estimular o desenvolvimento do seu filho (Foto: iStock)

1. Converse com o bebê 

É isso mesmo, falar com o seu bebê é algo extremamente importante para ele, por mais simples que esse estímulo seja! Nem sempre é preciso fazer algo complexo para conseguir estimular o desenvolvimento do bebê. Mesmo que ele ainda não consiga te responder, é sempre importante se comunicar com o seu filho. Fazer perguntas para ele como “Você está com fome?” ou anunciar a próxima ação com ele como “É hora do banho”, é um estímulo para que ele entenda como manifestar o que sente e as vontades.

Além disso, segundo um estudo da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, falar com uma voz de “criança” com os bebês é extremamente benéfico para o desenvolvimento deles, já que faz com que entendam e consigam focar melhor no que a pessoa está dizendo. Então não perca tempo e converse com o seu bebê!

2. Dance com o seu filho

Se movimentar é algo benéfico para você e para o seu bebê! Pode ser um costume criado desde a gravidez até o momento em que o bebê esteja em seus braços. Dançando junto com o seu filho você cria vínculos com ele, estimula o raciocínio, a coordenação e esquema corporal desde cedo. O movimento da dança em conjunto vai além do desenvolvimento físico, trazendo harmonia, leveza e ajudando os sentimentos a fluírem nesta fase tão intensa.

Bebê apoiado no sofá em pé
Cada bebê tem o seu próprio tempo (Foto: Getty Images)

3. Tenha estímulos sensoriais 

Não existe fase melhor para estimular os cinco sentidos do que a primeira infância! Já reparou como os brinquedos para essa faixa etária são coloridos, com sons e texturas diferentes? Isso não é à toa. É possível iniciar o estímulo pela audição, visão, tato e olfato, e conforme o crescimento do bebê, seguir para o paladar (com a introdução alimentar), a coordenação motora, o equilíbrio, memória, atenção e também interação social e emocional. Lembre-se: todo estímulo é bem-vindo! Uma ótima forma de estimular grande parte destas áreas é o contato do bebê com a natureza, além do próprio ambiente familiar.

4. Deixe espaço para os movimentos livres

Cada bebê tem seu tempo, e isso se aplica mais ainda no quesito dos movimentos dele. Cada um tem o próprio tempo para engatinhar, sentar, andar… E deixar que esses movimentos sejam livres e incentivar cada um (com supervisão!) é fundamental para que ele possa fortalecer a musculatura e desenvolver a coordenação motora.

Isso significa que cair e se machucar é algo que faz parte desta nova fase, sendo totalmente normal e esperado! Pensando nisso, a Mustela desenvolveu o Gel Arnica & Calêndula BIO, que serve para a acalmar as áreas de desconforto causadas por pequenas batidas ou quedas a partir dos nove meses de vida. Ao lado de CICASTELA, esta dupla de produtos ajuda a amenizar os pequenos dodóis para que o seu filho possa explorar, descobrir, brincar e se desenvolver cada vez mais. Crescer é se aventurar. E você pode contar com a dupla de cuidados da Mustela para cuidar dos pequenos machucadinhos que possam aparecer. 

Produtos Mustela
Os produtos Mustela estão preparados para cuidar dos pequenos machucados durante o desenvolvimento das crianças (Foto: Divulgação)

Viagem em família: veja o passo a passo de como fazer o check-in em um navio


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Esposa de Tony Ramos tranquiliza fãs sobre condição do ator após cirurgia - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Esposa de Tony Ramos atualiza estado de saúde do ator após cirurgia

Modelo que estaria grávida de Neymar aumenta rumores com escolha dos padrinhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Modelo que estaria grávida de Neymar convida irmã e amigo do jogador para padrinhos

Amanda Kimberlly confirma gravidez, mas não foi confirmada a paternidade de Neymar - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Suposta mãe de filha de Neymar foi vista com jogador em Barcelona na balada

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Ter um diálogo com os filhos fortalece a relação entre o adulto e a criança - Getty Images

Família

37 perguntas divertidas para iniciar uma conversa com seu filho