Publicado em 17/10/2013, às 12h32 - Atualizado em 02/06/2021, às 16h38 por Redação Pais&Filhos
Amamentar é uma das “tarefas” mais importantes e gratificantes quando a gente se torna mãe. Muita gente acha que no momento em que o bebê nasce ele vai direto para o seio da mãe e sai mamando, como acontece nos filmes e nas novelas (risos), mas a verdade é que nem sempre é assim.
Antes de ser mãe conheci vários casos de mulheres que tiveram dificuldade para amamentar. Os problemas mais comuns são seios empedrados (o termo correto é ingurgitados), pouco leite, fissuras que fazem os mamilos sangrar, “pega” errada, além de muuuuita dor nos primeiros dias da amamentação.
De tanto ouvir falar sobre o assunto imaginei que quando chegasse a hora de amamentar o Serginho não teria problemas, afinal eu já sabia que o mais importante era ensinar o bebê a fazer a pega correta e que tudo daria certo (ele iria sugar e fazer o leite descer). Só que não foi desse jeito que aconteceu…
Mas logo nos dias seguintes após o nascimento do Serginho, ainda na maternidade, percebi que amamentar não seria nada fácil. O pequeno não conseguia pegar o peito e o leite (ainda colostro) começou a empedrar. Os seios ficaram muito cheios, duros e quentes, só que o leite não saía.
Para complicar, a orientação da maternidade foi muito ruim e confusa, o que mais me atrapalhou do que ajudou. Percebi que poucas pessoas estão preparadas para ajudar as mães nessa hora, sejam obstetras, pediatras ou enfermeiros. Simplesmente, a amamentação é algo que eles não dão atenção e não sabem como orientar!
Felizmente, eu já tinha ouvido falar do trabalho de alguns grupos de apoio e aconselhamento que ajudam as mulheres com dificuldade de amamentar. Então chamei uma especialista da Matrice que foi um anjo que passou na minha vida. Graças a ela, eu e Serginho aprendemos o que era preciso para ele conseguir mamar.
Durante todo esse tempo de aprendizagem sobre a amamentação (que ainda continua!) ouvi muitos comentários que me deixaram triste e angustiada, coisas que podem parecer bobas, mas para uma mãe de primeira viagem significam muita coisa. Então resolvi escrever sobre o que NÃO dizer a uma mãe sobre amamentação.
20 coisas para NÃO dizer (ou perguntar) a uma mãe sobre amamentação:
Queridas leitoras, essa é a minha lista. Que outras frases você incluiria?
Fabiana Fontainha é mãe do Serginho, jornalista e editora do blog Mamãe Prática (www.mamaepratica.com.br) que aborda temas ligados à gestação, maternidade e filhos.
Criança
Dia da Mochila Maluca: 10 ideias divertidas e criativas para a Semana da Criança
Notícias
Luciana Gimenez fala sobre gravidez de terceiro filho aos 54 anos: "Sonhos e desejos"
Criança
Dia do Cabelo Maluco: 12 ideias fáceis para fazer na Semana da Criança
Família
Dia do Cabelo Maluco: 10 ideias diferentes para inovar no penteado do seu filho
Criança
40 brincadeiras e atividades para o Dia das Crianças
Notícias
Príncipe George pode ser separado dos irmãos por regra real, após completar 12 anos
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil
Família
Sandra Annenberg rebate críticas ao apoiar sexualidade da filha com Ernesto Paglia