Publicado em 31/03/2020, às 09h54 - Atualizado em 16/01/2023, às 09h17 por Yulia Serra, Filha de Suzimar e Leopoldo
Em época de coronavírus é extremamente recomendado que as pessoas fiquem em quarentena, mesmo sem apresentar os sintomas. Embora as grávidas não façam parte do grupo de risco da doença, também é importante seguir esses pontos, uma vez que, Dr. Igor Padovesi, médico ginecologista e obstetra, pai de Beatriz e Guilherme, garante que, naturalmente, a gestante tende a ter uma imunidade menor. O especialista, ressalta que, devido a isso, geralmente, essas mulheres estão mais propensas a ter uma complicação maior de doenças infecciosas.
“Teoricamente, é sempre o grupo de risco para doença infecciosa, mas no caso do coronavírus não. Isso está bem claro, porque no mundo ainda não teve nenhuma complicação grave descrita. Cada informação nova que sai reforça que a infecção não passa para o bebê pela placenta e os bebês que têm nascido de mães infectadas inclusive estão nascendo com anticorpos, porque receberam através da placenta, mas sem estarem contaminados”, afirma.
Mesmo assim, dr. Igor garante que os hospitais estão tomando todos os devidos cuidados. “A parte da maternidade, normalmente, é um setor isolado e precisa continuar funcionando. Atualmente, tem se recomendado que todos os profissionais durante todo o tempo no hospital usem máscara”, completa. Por essa razão, confirma: “Os médicos e sociedades médicas não aprovam e nem recomendam o parto domiciliar em nenhuma circunstância, porque o risco de uma complicação é maior”.
De acordo com o obstetra, esse tipo de parto aumenta em três a quatro vezes o risco do bebê ter complicações graves, como sequelas severas ou morte, “sendo que nenhuma gestante morreu de coronavírus e nenhum recém-nascido teve problema grave com a doença”. Essa opção de dar à luz não é segura em nenhuma situação. “O requisito mínimo é que seja uma gravidez de total baixo risco, mas mesmo assim são vários os relatos de complicações, porque é totalmente imprevisível”, alerta.
O especialista mostra que a comparação é feita com a influenza, que tem todo ano e muitas grávidas não se vacinam. “Na época da pandemia do H1N1, várias gestantes ao redor do mundo faleceram, enquanto o coronavírus mostra zero até agora”, justifica. Por isso, enfatiza: “O Covid-19 não mudou nada. Nós continuamos não recomendando o parto domiciliar em nenhuma hipótese”. Ele lembra que também não há a necessidade de agendar cesárea, uma vez que as maternidades estão preparadas para esse momento.
Dr. Igor Padovesi também fez um e-book para esclarecer as principais questões frente à pandemia. Lá, ele alerta: “A gestação é uma condição de saúde que não pode ser adiada. Mesmo em tempos de pandemia, é necessário garantir o acompanhamento das gestantes”. Por isso, mesmo com a recomendação de isolamento domiciliar, o pré-natal não pode ser abandonado.
“Existem exames que são muito importantes e tem um período específico da gestação para serem realizados. Outros, podem ser feitos em uma janela mais ampla, sendo possível agrupá-los para minimizar as idas ao laboratório. O número de consultas de pré-natal também pode eventualmente ser reduzido ou, conforme as recomendações do Conselho Federal de Medicina para enfrentamento da pandemia, parte das consultas pode ser realizada por telemedicina”, conta.
O mais indicado é entrar em contato com o seu médico ou unidade de saúde onde faz esse acompanhamento. Você também pode se informar sobre as principais recomendações na gestação, parto e amamentação, acesse o e-book completo do Dr. Igor aqui!
Notícias
Heloísa Périssé termina casamento após fala sobre frequência na cama que gerou polêmica
Família
Roberto Justus fala sobre desgaste no relacionamento com Ana Paula Siebert: “Ela odeia”
Notícias
Princesa Charlotte pode perder o título de princesa após situação com Rei Charles
Notícias
Mãe de suposta filha de Neymar posta pedido de desculpas para Bruna Biancardi
Notícias 📣
Casal coloca bebê de 3 meses para adoção por estar "ocupados demais com o trabalho"
Família
Ex-Tiazinha, Suzana Alves posta foto com enteado de 19 anos: 'Cara inchada de tanto chorar'
Família
Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach
Família
Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam"