Publicado em 22/03/2019, às 11h06 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h36 por Yulia Serra, Editora | Filha de Suzimar e Leopoldo
Começar um negócio do zero parece um labirinto. São muitas as perguntas e poucas as respostas. Por isso focamos hoje em algo essencial para dar o pontapé inicial em um empreendimento: a marca.
“Marca é todo sinal gráfico distintivo, visualmente perceptível, que identifica e diferencia produtos e serviços”, explica Fernanda Nascimento, planejadora de marketing.
Ela é como um DNA da empresa. Se engana quem pensa que se trata de uma simples imagem. A marca deve transmitir os propósitos e valores do lugar e, a partir deles, criar uma conexão com os clientes.
É impossível agradar a todos, então, antes de criar uma marca é importante definir um públicoalvo. Nessa pesquisa, você precisa responder certas perguntas. “O que ele pensa, o que ele quer, quais são suas dores e anseios”, indica Fernanda.
A especialista lembra que precisamos entender o significado que o negócio tem para o consumidor. E para isso, é necessário olhar para si mesmo. “Devemos identificar onde estamos, onde queremos estar e o que temos que fazer para construir uma ponte entre esses dois pontos”, conta Fernanda.
Se pegarmos como exemplo as marcas atuais mais valiosas do mundo, segundo a Brand Finance, Amazon, Apple e Google, conseguimos enxergar o peso deste distintivo para os usuários.
O cliente primeiro precisa conhecer, então capricha na divulgação. Depois, é preciso conquistá-lo com os produtos, atendimento e qualidade dos itens. É por meio dessa troca que você fideliza seu público.
Mas não se acomode. Se reinventar faz parte no ramo empreendedor e qualquer descuido pode comprometer todo seu esforço. Cuide do pré, durante e pós. Nesse contexto, Fernanda dá outra dica: “É sempre bom, em qualquer parte do processo de branding, chamar o consumidor para colaborar”.
Um jeito clássico e eficiente de aplicar essa técnica é recolher feedbacks. Segundo a planejadora de marketing, isso reduz os riscos de falha. A experiência só será relevante para o cliente se atender as suas expectativas. E com as expectativas atingidas, a chance dele retornar é enorme.
Junto a esse trabalho, a especialista sugere que se mantenha atualizado e antenado sobre as novidades do seu ramo, agregue valor ao seu produto e cumpra as promessas que faz. Todo esse processo fortalecerá a sua marca no mercado e irá destacá-la frente aos concorrentes.
Fernanda responde quais os pontos que devemos considerar na hora de criar uma marca: os seus motivos para criar o negócio, as coordenadas do seu plano estratégico, a persona que pretende alcançar e a melhor maneira de comunicar esses itens ao consumidor.
Com isso certo, a ideia segue para o layout, em que é preciso realmente experimentar. “Quando você tem reconhecimento em seu nicho e é identificada pelos resultados que apresenta, a sua marca está consolidada”, disse a influenciadora da Rede Mulher Empreendedora. É de tijolo em tijolo mesmo. Um passo de cada vez sempre buscando melhorar.
Se você tem vontade de criar a sua marca, participe do nosso projeto Nascer de Novo. Em parceria com a Brascol, queremos escutar a história de mulheres que começaram a empreender após a maternidade. Conte sua experiência para nós via direct do Instagram (@paisefilhosoficial). Ao final, 10 mulheres apresentarão seu negócio para uma bancada de especialistas e ganharão 10 mil reais em lotes de produtos da Brascol.
Leia também:
Após acidente de carro, avó cria roupas para os netos e aumenta a autoestima
Mãe fica desempregada e cria o próprio negócio após o nascimento da filha: “Ela é minha inspiração”
Quer ser a dona do seu próprio negócio? Conheça o projeto Nascer de Novo
Família
Amanda Kimberlly posta novo vídeo com terceira filha de Neymar: “As caretinhas”
Família
Filha de Leonardo explica motivo de não ir ao aniversário do pai: “Bloqueando alguns inconvenientes”
Família
Mãe de Neymar apaga foto com Davi Lucca depois de polêmica com Mavie e Bruna Biancardi
Família
Jade Magalhães dá detalhes de chá revelação do primeiro filho com Luan Santana
Família
Marido de Ivete Sangalo diz que criou a escola que as filhas estudam por motivo curioso
Família
Conheça Jade Magalhães: Modelo e influenciadora passou 4 anos separada de Luan Santana
Família
João Guilherme explica por que não foi ao aniversário de 61 anos do pai
Família
Filho de Ana Hickmann opina sobre casamento da mãe com Edu Guedes e resposta surpreende