Pais

O celular está afetando a sua relação com os seus filhos?

Todo mundo já se pegou distraído com o celular quando deveria estar dando atenção para os filhos! Vale a pena saber quais os efeitos disso para a família!

selo-240x89
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

pais-celular

(Foto: Shutterstock)

Você já baixou os olhos para a tela do celular para ver uma uma notificação do Facebook quando a sua atenção deveria estar nos seus filhos? Todo mundo já se pegou fazendo isso em algum momento. Os celulares podem ser até ótimos para distrair, mas, como tudo na vida, existe um outro lado também.

De acordo com um estudo do Jornal da Pediatria de Desenvolvimento e Comportamento, uma publicação oficial da Sociedade de Pediatria de Desenvolvimento e Comportamento, quando nós usamos os celulares próximos às crianças aumentamos os conflitos e a tensão do ambiente de casa.

Por que? Porque quanto mais a gente confunde os limites entre o trabalho, os nossos relacionamentos e a nossa família, sentimos que estamos em mais de um lugar ao mesmo tempo. Com tudo isso rolando, ainda temos que exercer a função de pais.

Anúncio

FECHAR

Para chegar a essa conclusão, o estudo entrevistou 35 pais, perguntando sobre as multitarefas e possibilidades do celular e muitos deles afirmaram que o aparelho afeta a rotina das famílias.

Os entrevistados admitiram responder mal às crianças depois de ver uma notícia ruim ou de concentrar a atenção em emails do trabalho. Eles confessaram que, quando as crianças tentam tirar a atenção deles dos celulares, eles costumam gritar ou ficar muito irritados. Alguns ainda dizem que os celulares proporcionam um escape da rotina cansativa. É também uma forma fácil de fazer o trabalho sem sair de casa.

Mas não precisamos nos desesperar! Vale lembrar que o estudo é muito pequeno e que nós, como pais, não devemos cobrar tanto a atenção nos filhos. “Você não precisa estar 100% presente”, afirma Jenny Radesky, especialista em comportamento infantil e pediatra. “Na verdade, é bom que eles criem certa independência em momentos em que você não está ao lado”.

Leia também: 

Como lidar com a segurança das crianças na internet?

Como usar a internet sem se expor aos riscos

7 dicas de segurança na internet