Notícias

Relato: “Minha mãe não sabe que meu irmão morreu de coronavírus e que toda família está contaminada”

A suspeita é que a família tenha contraído o vírus quando visitavam o pai no hospital - Getty Images
Getty Images

Publicado em 14/04/2020, às 06h16 por Cinthia Jardim, filha de Luzinete e Marco


A suspeita é que a família tenha contraído o vírus quando visitavam o pai no hospital (Foto: Getty Images)

Nos últimos 15 dias, a vida de uma família que mora na Praia Grande, litoral de São Paulo, mudou para sempre. Mãe, irmã e três filhos foram contaminados pelo novo coronavírus. Alzira da Silva Novaes, a matriarca, está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Guilherme Álvaro, e ainda não sabe que o filho, Luiz Fagner Dias Novaes, de 31 anos, morreu na última segunda-feira, 13 de abril no Hospital Intermédica ABC, em São Bernardo do Campo, vítima da doença.

Maria Carolina da Silva Novaes, filha de Alzira, suspeita que a famíliatenha sido contaminada durante a internação do pai, Silvio Dias Novaes, de 60 anos, que teve dois Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs), no dia 20 de março. Com um relato dado à Uol, ela explicou as visitas ao hospital.

“Toda a família se revezou no acompanhamento dele, que ficou tetraplégico e perdeu os movimentos abaixo do pescoço. Desde os primeiros casos da doença na China, eu fiz um estoque de luvas e máscaras. Tomávamos cuidado extra com a higiene e eu não deixava meus pais saírem de casa. Mas por conta dos AVCs, precisamos ir ao hospital e como as refeições dos acompanhantes e dos funcionários acontecem no mesmo refeitório, creio que mesmo com todos os cuidados da equipe e da família em um desses momentos alguém pegou e passoupara os outros”, explicou.

Maria Carolina contou ainda que foi a primeira a ter os sintomas de coronavírus, que aconteceu no dia 26 de março. “Senti muita febre, dor na panturrilha e dor atrás dos olhos. Achei que era dengue, mas não melhorava. Minha mãe também se sentiu mal nesse dia, mas me falou só depois. Colocou a culpa dos sintomas no nervosismo da situação do meu pai”.

Luiz tinha 31 anos e faleceu na segunda-feira, 13 de abril (Foto: reprodução / Facebook)

Já o irmão, Luiz Fagner, teve febre, tosse e falta de ar. No dia 30 de março, ele procurou atendimento médico cinco vezes em um pronto socorro da Praia Grande, mas foi liberado após ser medicado com dipirona na unidade de saúde. Quando foi internado no Hospital Intermédica ABC no dia 2 de abril, ele permaneceu estável por quatro dias, mas convulsionou no quinto dia, precisando ser entubado. Infelizmente, Luiz veio à óbitona noite da segunda-feira, 13 de abril.

“No dia 4 de abril, eu já não conseguia mais subir escada tamanha era a falta de ar que sentia e fui com a minha mãe para o Irmã Dulce. Eles fizeram uma tomografia que mostrou que o pulmãodela parecia um vidro quebrado, uma das características da doença. Transferiram ela na hora para o Hospital Guilherme Álvaro de Santos, que tem uma ala exclusiva para a covid-19, e meu convênio me internou em um hospital particular, onde permaneci por cinco dias”, disse Maria.

A filha contou ainda que a tia, por parte de mãe, também teve diagnóstico positivo para covid-19. Ela segue em isolamento domiciliar. Este caso, de acordo com Maria, seria o único que não aconteceu pela transmissão em massa da família, pois a mulher teria sido contaminada durante um plantão no hospital em que trabalha.

“Minha mãe não sabe de nada. Não sabe que a família toda ficou doente e que meu irmão faleceu. A única notícia boa é que hoje os médicostiraram a sedação e a previsão é que amanhã ela saia da intubação”, desabafa.

O filho de dona Alzira não tinha complicações de saúde, apenas uma trombose que já havia sido tratada há seis meses e que não se configura como um agravo da doença. Luiz Fagner deixou dois filhos, um de dois anos e outro de nove, que fez aniversário no último domingo, 12 de abril.

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Samsung Galaxy S24 Ultra - Divulgação

Lançamento

Ofertas do dia: recém-lançado Galaxy S24 Ultra da Samsung com desconto de 27%

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Ter um diálogo com os filhos fortalece a relação entre o adulto e a criança - Getty Images

Família

37 perguntas divertidas para iniciar uma conversa com seu filho

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Adriane Galisteu fala sobre gravidez e segundo filho aos 51 anos: "Meu melhor papel"

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Cachorro resgatado no Rio Grande do Sul abraça perna de veterinária - Créditos: Reprodução/ Rede Globo

Família

Cachorro que abraçou perna de veterinária em resgate no RS reencontra tutor