Publicado em 14/06/2022, às 12h53 - Atualizado em 15/06/2022, às 15h50 por Carolina Ildefonso, mãe de Victor
Conforme informações do Portal G1, hoje pela manhã, mães, gestantes e profissionais da saúde fizeram uma manifestação, na Assembleia Legislativa do Estado (Alepi), contra o Projeto de Lei Ordinária (PLO), do deputado estadual Marden Menezes (Progressistas), que prevê a revogação da “lei do parto humanizado”.
Segundo a enfermeira obstetra, mãe e gestante Márcia Valéria, a “lei do parto humanizado”, aprovada em março de 2022, é um direito adquirido. Para ela, a medida assegura à gestantes um atendimento personalizado, com maior conforto e bem-estar. “É muito importante que a gente fale que violência obstétrica não é um termo isolado da classe médica, jamais iríamos querer qualquer tipo de situação contra o médico obstetra, que é tão necessário. Mas a violência obstétrica existe e acontece não só durante o parto, acontece durante o período gestacional, durante abortos legalizados. Acontece de forma sutil e forte”, disse Valéria.
A Lei N° 7.750, conhecida como lei que regulamenta a humanização da assistência ao parto no Piauí, estabelece medidas sobre o direito à gestante de ter uma doula no parto, pré-parto e pós-parto e em situação de abortamento; além de instituir mecanismos para coibir a violência obstétrica.
Em entrevista para o portal G1, o deputado Marden Menezes disse que propôs a revogação da “lei do parto humanizado”, pois o projeto tramitou sem que houvesse um debate prévio com as categorias interessadas.
Por outro lado, os conselhos das classes médica, de enfermagem e fisioterapia propõem que a lei seja alterada, com contribuições das categorias para melhoria da legislação, mas também são contrários a revogação.
Criança
Dia da Mochila Maluca: 10 ideias divertidas e criativas para a Semana da Criança
Notícias
Luciana Gimenez fala sobre gravidez de terceiro filho aos 54 anos: "Sonhos e desejos"
Criança
Dia do Cabelo Maluco: 12 ideias fáceis para fazer na Semana da Criança
Família
Dia do Cabelo Maluco: 10 ideias diferentes para inovar no penteado do seu filho
Criança
40 brincadeiras e atividades para o Dia das Crianças
Notícias
Príncipe George pode ser separado dos irmãos por regra real, após completar 12 anos
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil
Família
Sandra Annenberg rebate críticas ao apoiar sexualidade da filha com Ernesto Paglia