Gravidez

Pode ou não pode? 7 mitos sobre o que não é permitido fazer na gravidez

iStock
iStock

Publicado em 02/09/2018, às 11h22 - Atualizado em 03/09/2018, às 07h58 por Jennifer Detlinger, Editora-chefe | Filha de Lucila e Paulo


Junto com a gravidez, chegam também as dúvidas. E, por mais que a gente leia e se informe, ficam sempre aquelas perguntas não esclarecidas: afinal, isso pode? E aquilo, é verdade? Selecionamos as maiores dúvidas de grávidas e consultamos médicas de diversos perfis para saber de uma vez por todas: afinal, o que pode e o que não pode na gravidez?

1. Pode pintar ou descolorir o cabelo?

(Foto: iStock)
(Foto: iStock)

Depois das primeiras 12 semanas, está liberado. Mas atenção: deve-se evitar o uso de produtos que contenham amônia, chumbo ou formol em sua composição (como os usados nas escovas térmicas). Uma boa alternativa são os xampus tonalizantes e escovas relaxantes à base de carbocisteína. Reflexos com distância de 1 centímetro de distância do couro cabeludo também pode.

2. Pode comer peixe cru?

Melhor evitar. Mas por se tratar de uma fonte nutricional importante não precisa ser radical, tome bastante cuidado em relação à higiene do alimento cru. Esse cuidado deve ser estendido a todos os alimentos, principalmente aqueles in natura, como frutas, verduras e legumes.

3. E álcool, pode tomar?

(Foto: iStock)
(Foto: iStock)

Há profissionais que proíbem completamente, outros liberam pequenas quantidades. Das médicas consultadas, três recomendam que se evite o álcool. Alguns especialistas dizem que não há doses seguras, e o consumo abusivo pode levar a complicações, como a síndrome de abstinência alcoólica no feto.

4. Drenagem linfática pode?

Pode, se você não for hipertensa. Ajuda no inchaço, além de ser uma delícia. Deve-se evitar mexer na barriga e na região pélvica, de preferência, procure um fisioterapeuta especializado em gestantes.

5. Depilação na virilha dói mais?

Tirar os pelos da região da virilha quando se está grávida pode ser aflitivo, mas desde que a remoção seja feita com cera e em um salão de confiança, pode fazer. Já a depilação a laser é contraindicada.

6. E sexo, pode fazer?

(Foto: iStock)
(Foto: iStock)

Sexo está superliberado, desde que você se sinta confortável e não haja nenhuma contraindicação do seu médico, como em caso de sangramentos, por exemplo. Se estiver tudo certinho, não se iniba!

7. E viajar de avião, pode?

Converse com seu médico se precisar viajar no primeiro trimestre. Liberado, mesmo, só no segundo – que vai de 12 a 28 semanas, limite que varia de acordo com cada médico. Essa é a postura geral das médicas consultadas. Isso porque não existem estudos que comprovem que a pressurização do avião seja segura antes de 12 semanas de gestação. Após 26 semanas, a mudança de pressão também pode ser responsável por um trabalho de parto prematuro ou pela rotura da bolsa. As recomendações oficiais são: viagens permitidas até a 28ª semana de gestação, o que corresponde à entrada no 7º mês, e após esse período apenas em situações extremas e com atestado médico garantindo que está tudo bem com a mãe e com o bebê.

Fontes: Dra. Luciana Taliberti, ginecologista e obstetra do hospital São Luiz, Em São Paulo. Dra. Desirée Encinas, obstetra da Casita – espaço de convivência humanizado para gestantes, no ABC. Dra. Mônica Resende, ginecologista e obstetra da Clínica Trina, em São Paulo. Dra. Flavia Fairbanks, ginecologista e obstetra da Clínica Femcare, em São Paulo.

Leia também:

Check-list: saiba quais são os exames que você não pode deixar de fazer durante a gravidez

Estou grávida, e agora? Conheça os primeiros passos e exames

7 coisas para fazer antes do parto


Leia também

Sabrina Sato, Nicolas Prattes e Zoe - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Sabrina Sato é criticada por levar Zoe à viagem com Nicolas Prattes: "A cara dela diz tudo"

Belo conta que não está solteiro - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

(Foto: Reprodução/Instagram) - (Foto: Reprodução/Instagram)

Bebês

Mavie usa maiô de grife em passeio à praia com Neymar: "O preço é maior que meu salário"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Viviane Araújo compartilha primeira viagem do filho Joaquim - Reprodução/Instagram @araujovivianne

Bebês

Viviane Araújo mostra o irmão do filho, Joaquim, e se declara: “Muito amor”

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar