Gravidez

Sexo na gravidez: 4 motivos para você não deixar de fazer

Se seu obstetra liberou você para ter relações sexuais durante a gravidez e você tem vontade, se joga!  - Se seu obstetra liberou você para ter relações sexuais durante a gravidez e você tem vontade, se joga!
Se seu obstetra liberou você para ter relações sexuais durante a gravidez e você tem vontade, se joga!

Publicado em 06/09/2022, às 05h42 - Atualizado às 05h49 por Nathália Martins, Filha de Sueli e Josias


Mesmo nos dias de hoje, o sexo durante a gestação ainda é um tabu. Algumas mulheres ficam receosas de ter relações por alguns medos e muuuitas dúvidas, mas a gente está aqui para te explicar que sexonesse período pode (e deve), sim.

Para comemorar o Dia do Sexo, que acontece nesta terça-feira, 6 de setembro, conversamos com Renato de Oliveira, ginecologista responsável pela área de reprodução humana da clínica Criogênesis, filho Evanildo e Rosária, e listamos quatro motivos para você não abandonar o sexo durante a gravidez.

Se seu obstetra liberou você para ter relações sexuais durante a gravidez e você tem vontade, se joga!
Se seu obstetra liberou você para ter relações sexuais durante a gravidez e você tem vontade, se joga!

Não machuca o bebê

Primeiramente, uma coisa precisa ser esclarecida: a prática não vai machucar seu filho. Então se esse era o motivo de você não ter relações durante a gravidez, agora você já pode ficar tranquila. “Isso é um mito. O bebê está protegido e, se o sexo causar bem estar para a gestante, o mesmo vai acontecer com a criança, que também se sentirá bem”explicou Renato.

Fortalece os músculos 

Saber que não machuca o bebê já dá até um alívio, a gente sabe, mas pode ficar ainda melhor. Isso porque a prática fortalece os músculos do períneo, região onde ficam os órgãos genitais e o ânus, o que dá uma mega facilitada na hora do parto. Ufa!

Lubrificação aumenta

Além disso, quando você está grávida, a lubrificação da vagina aumenta, o que causa muito mais prazer nas horas das relações sexuais e pode até mesmo aumentar a quantidade de orgasmos. Então por que não aproveitar esse momento, né?

Xô estresse!

Vale ressaltar que o ato também traz benefícios emocionais. “A vida sexual faz parte da qualidade de vida dos indivíduos, então se você não interrompe o sexo por conta da gravidez, mantêm seu bem estar físico e emocional”, disse o ginecologista. Isso significa que o estresse é deixado de lado, o que é ótimo levando em consideração que ele é um dos motivos que podem causar o parto prematuro.

Mas não esquece que quem dá a palavra final é o seu obstetra, ele é o único que saberá avaliar a sua situação e dizer se o sexo está liberado ou não. “A relação sexual na gravidez é recomendada a menos que a mulher corra algum risco de abortamento, então é sempre bom a gestante esclarecer suas dúvidas com seu médico”, explicou Renato.

A cesariana é uma cirurgia e, assim como todo procedimento mais invasivo, deixa marcas na pele que pedem um cuidado mais atencioso
A gravidez não precisa ser um impeditivo para as suas relações sexuais – desde que seu obstetra libere

E se mesmo com todos esses pontos positivos você ainda não foi convencida, vamos lá! É normal sentir medo, principalmente durante os primeiros três meses, quando o risco de aborto é maior, mas se o seu obstetra te liberar e estiver tudo certo, a relação pode acontecer, sim. A partir do segundo trimestre, nossa dica é: se joga! Você provavelmente já vai estar fora de risco, sua barriga ainda não estará enorme e provavelmente vai sentir muito prazer.

Já no último trimestre, é necessário ter muita conversa, mas não precisa ter medo. “É o mais desconfortável por conta do tamanho do abdômen, então as posições precisam ser mais cautelosas. Converse com seu obstetra e, claro, com o seu parceiro”, aconselhou o médico.


Leia também

Samsung Galaxy S24 Ultra - Divulgação

Top dos Tops

Ofertas do dia: Galaxy S24 Ultra da Samsung com descontos de até 32%

Rodrigo Faro disse que quer ensinar humildade para as filhas - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Rodrigo Faro paga colégio com mensalidade de R$4 mil para filhas e justifica: “Ensinar humildade”

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Nasceram! Biah Rodrigues dá à luz os filhos gêmeos com Sorocaba

Amanda Kimberlly ficou na mesma maternidade que Bruna Biancardi - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Amanda Kimberlly mostra detalhes luxuosos do quarto que ficou na maternidade

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Irmã de Neymar tatua nome das filhas do jogador com Bruna Biancardi e Amanda Kimberlly

Ex-jogador do Cruzeiro, Léo e esposa Camila Campos - Reprodução: Instagram

Família

Esposa de Léo, ex-jogador do Cruzeiro, descobre câncer em estado avançado no 7º mês de gravidez

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Graciele Lacerda e Zezé di Camargo anunciam gravidez do primeiro filho juntos: "Nosso milagre"

Suzana Alves e família - Reprodução: Instagram

Família

Ex-Tiazinha, Suzana Alves posta foto com enteado de 19 anos: 'Cara inchada de tanto chorar'