Gravidez

Mães que têm filhos depois dos 30 podem viver mais!

Sim! É real, vem saber mais sobre esse estudo e entender como funciona

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

(Foto: Shutterstock)

(Foto: Shutterstock)

Muitas mulheres ficam preocupadas de engravidar “tarde”. Dentre as preocupações está quanto tempo elas terão com o filho. Afinal, quanto mais você esperar para ter seu bebê, menos tempo de vida terá com ele, não é? Bem, não necessariamente. Uma pesquisa indicou que mulheres que têm o último filho depois dos 30 vivem mais. Isso mesmo que você leu, mas calma a gente explica. As informações são do site Popsugar.

O The Long Life Family Study apontou em sua pesquisa que mulheres que engravidam depois dos 33 anos têm chances de viver mais quando comparadas às outras que tiveram o filho antes. “Muitos estudos mostram que a maternidade do último filho mais tarde é positivamente associada à longa vida”, diz Dr. Nicole Schupf, professor da Universidade de Medicina da Columbia.

Esse estudo encontrou uma conexão entre o cumprimento do telômero de uma mulher e a idade em que ela ainda é capaz de engravidar. Telômero é a parte da célula responsável pela reprodução celular, ao longo da vida eles vão encurtando devido às muitas divisões sofridas pela célula. Ele também está associado à possibilidade de ter filho e ao tempo de vida do ser humano.

Anúncio

FECHAR

“Essa pesquisa sugeri que ter o último filho mais tarde reduz o ritmo do envelhecimento. Se hereditário, estará associado com variantes genéticos agindo de uma forma excepcional”, diz Nicole.

O estudo que foi publicado pela The North American Menopause Society, trabalhou com 386 mulheres nos Estados Unidos em Denmark, todas acima dos 70 anos. Quando comparadas a mães que tiveram seu último filho aos 29 anos, as que resolveram ter a criança depois dessa idade – de 34 a 37 ou até 38 anos – tinham telômeros maiores do que as que deram a luz antes dos 30. “As chances de ter telômeros maiores cresce quando a mulher tem o último filho mais tarde”, reafirma Nicole.

Essa é uma ótima notícia para as mães que esperaram pelo menos até os 30 para completarem a sua família.

Leia também:

Prós e contras de engravidar aos 20, 30 e 40 anos

5 mitos da gravidez

Saiba quais sãos as chances reais de engravidar em cada idade

Pais&Filhos TV