Publicado em 16/07/2019, às 14h59 por Isabella Zacharias, Filha de Aldenisa e Carlos
Quando você engravida, há muitas coisas para pensar, como a saúde do bebê, o que você pode comer ou não. Você também está pensando em como a gravidez e o parto afetarão o seu corpo. Essas foram as coisas que preocuparam Shannon Robson, quando ela estava esperando a filha Nora. Porém, ela não sabia das complicações que viriam após dar à luz: pré-eclâmpsia pós-parto.
A pré-eclâmpsia é uma ameaça tanto para a mãe quanto para o bebê, podendo causar insuficiência renal e hepática, derrame ou convulsão para a mãe e risco de parto prematuro, descolamento da placenta e crescimento restrito. Muitas vezes, o pensamento é que dar à luz é a cura para a pré-eclâmpsia, mas não foi o caso de Shannon.
Quatro dias depois do nascimento de Nora, Shannon foi diagnosticada: “Eu tive uma cesárea surpresa e ficaram monitorando minha pressão sanguínea durante o trabalho de parto e nos dias após o nascimento”, ela explica. A mesma coisa aconteceu com sua amiga Grace Wilcox.
Após ter uma gravidez saudável, a pressão sanguínea de Grace começou a aumentar quando ela estava em trabalho de parto. No quinto dia após o nascimento do filho, ela estava mais inchada, sentindo tontura e o coração acelerado. “Foi difícil de identificar, mas eu sabia que tinha algo de errado com meu corpo”, ela conta ao PopSugar.
Além do inchaço, outros sintomas da pré-eclâmpsia pós-parto são dores de cabeça, visão embaçada, náusea, dor de estômago e pressão alta. A hipertensão arterial era o único sintoma de Shannon. “Tive sorte porque se a pré-eclâmpsia pós-parto não for tratada, ela pode levar a convulsões, edema pulmonar e tromboembolismo, que podem ser fatais”, explica. O tratamento é com medicação prescrita e monitoramento da pressão arterial. Embora a pré-eclâmpsia pós-parto seja rara, é importante ficar atenta, pois ela ainda pode acontecer até 6 semanas após o parto.
Leia também:
Cientistas defendem que comer carboidratos e fibras durante a gravidez pode evitar pré-eclâmpsia
Estudo defende que esperma pode prevenir pré-eclâmpsia e enjoos matinais durante a gravidez
Você sabia? Inverno aumenta o risco de pré-eclâmpsia
Família
Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach
Família
Assessor, amigo próximo e morador da mansão: conheça o padrinho do filho de Virginia Fonseca
Gravidez
Fátima Bernardes fala sobre ter mais um filho e conta como será a gravidez
Família
Zé Felipe faz tatuagem com significado especial em homenagem ao nascimento de José Leonardo
Família
Roberto Justus fala sobre suposto gasto milionário em prato dos 15 anos de Rafa: "Absurdo"
Família
Neymar se pronuncia sobre teste de paternidade da suposta filha de 10 anos com modelo húngara
Família
Poliana Rocha explica motivo de ter feito quarto só para filhas de Zé Felipe em mansão
Família
Ex de Ana Hickmann manda indireta após apresentadora assumir noivado com Edu Guedes