Publicado em 02/07/2019, às 15h30 por Isabella Zacharias, Filha de Aldenisa e Carlos
Você com certeza já ouviu falar das vantagens de fazer sexo na gravidez: baixar a pressão arterial, melhorar o sono, aumentar a intimidade com seu parceiro. Mas você sabia que o esperma pode trazer muitos benefícios para mulheres grávidas?
Prevenção contra pré-eclâmpsia
A pré-eclâmpsia uma condição de gravidez de alto risco, definida pela pressão sanguínea elevada e pela proteína na urina. Ocorre em 5 de cada 8 gestações, segundo a Preeclampsia Foundation, e pode causar complicações como um bebê com baixo peso ao nascer, descolamento da placenta, parto prematuro, insuficiência renal e morte materna e/ou fetal.
Pesquisadores na Dinamarca divulgaram um estudo de 2017, relacionando esperma e pré-eclâmpsia. De acordo com a pesquisa, mulheres que passam por um contato maior com o esperma do parceiro antes da concepção apresentaram menor risco de desenvolver essa condição.
Um possível motivo é a proteína que tem no espermatozoide, o HLA-G, que melhora o sistema imunológico materno. Mais exposição às células paternas nessa proteína ajuda as mulheres a criarem “imunidade” contra a pré-eclâmpsia.
Cura dos enjoos matinais
De acordo com um psicólogo da SUNY-Albany, Gordon Gallup, o aumento da exposição do esperma pode curar os enjoos matinais. A teoria dele afirma que o corpo de uma mulher grávida rejeita as células paternas no feto como uma substância estranha. O corpo tenta expelir esse material desconhecido através de náuseas e vômitos.
Se essa teoria for real, a cura para o enjoo matinal pode estar relacionada através do sexo. Isso ajudaria seu corpo a desenvolver uma “tolerância” ao DNA paterno, diminuindo assim as náuseas e vômitos durante a gravidez.
Indução ao parto
Se uma mulher está demorando para dar à luz, alguns especialistas afirmam que fazer sexo pode induzir o trabalho de parto, diz Jimmy Belotte, obstetra no Departamento de Obstetrícia e Ginecologia e Saúde da Mulher do Montefiore Health System.
Parte da razão é que os orgasmos imitam as contrações uterinas e o sexo libera um hormônio associado ao trabalho de parto (ocitocina). De acordo com o Dr. Belotte, o esperma contém uma substância semelhante ao hormônio chamado prostaglandinas, que é capaz de amadurecer o colo do útero.
Leia também:
Mãe desabafa sobre a primeira vez que fez sexo após dar à luz trigêmeos: “Chorei muito”
Mãe fala sobre ter tido relação sexual duas horas depois de cesárea: “Eu gosto muito de sexo”
Como assim? Mulher dá à luz sem nunca ter tido relação sexual
Família
Assessor, amigo próximo e morador da mansão: conheça o padrinho do filho de Virginia Fonseca
Família
Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach
Gravidez
Fátima Bernardes fala sobre ter mais um filho e conta como será a gravidez
Família
Roberto Justus fala sobre suposto gasto milionário em prato dos 15 anos de Rafa: "Absurdo"
Família
Zé Felipe faz tatuagem com significado especial em homenagem ao nascimento de José Leonardo
Família
Neymar se pronuncia sobre teste de paternidade da suposta filha de 10 anos com modelo húngara
Família
Filhas de Virginia Fonseca conhecem José Leonardo e reação encanta: "Foi tão fofo"
Família
Silvio Santos tinha 5 irmãos: saiba quem são eles e o que fazem atualmente