Gravidez

Isabella Scherer fala sobre diagnóstico de pré-eclâmpsia: saiba o que é a pressão alta na gravidez

Isabella Scherer contou que foi diagnosticada com pré-eclâmpsia no dia do parto dos gêmeos - Reprodução Instagram @isascherer
Reprodução Instagram @isascherer

Publicado em 02/09/2022, às 11h57 por Cecilia Malavolta, filha de Iêda e Afonso


Nesta sexta-feira, Isabella Scherer usou as redes sociais para compartilhar detalhes do parto dos gêmeos, Mel e Bento, que vieram ao mundo na última segunda-feira, 29 de agosto. No início da semana, logo após o nascimento dos bebês, as informações publicadas sobre o caso diziam que Isabella passou mal após a cesariana, mas que estava bem. Agora, ela contou para os seguidores o que aconteceu.

“Gente, voltei. As crianças estão ótimas, eu que fiquei meio zoada. Vou dar uma resumidona: a gente marcou a cesárea na segunda-feira porque na madrugada de domingo para segunda eu tive muito mal estar, vomitei muito, passei mal. Me senti estranha. Vim para a maternidade e estava com pressão alta. A gente repetiu os exames que eu tinha feito na sexta, que tinha dado tudo certo, e fui diagnosticada com pré-eclâmpsia. Então marcamos a cesárea para o mesmo dia, na segunda mesmo, para às 13h”, Isa contou.

“O parto foi maravilhoso, supertranquilo, perfeito. Só que, no pós, a minha pressão subiu bastante. Fiquei com pressão alta um tempo, demorei muito para conseguir me recuperar e vir para o quarto. Depois ainda tive alguns picos de pressão no quarto, o que me deu crise de ansiedade – e aí tive que tomar uns remédios para acalmar também e aí fiquei meio ch4padona. Mas depois ficou tudo bem. E tudo isso conseguindo cuidar das crianças e amamentar. “Ainda tive anemia, ainda estou meio fraca, para levantar dá umas [tonturas], mas hoje está sendo o primeiro dia que eu estou conseguindo ficar pelo menos acordada, disse a mãe de gêmeos, que precisou tomar duas bolsas de ferro por causa do problema no pós parto“.

Isabella Scherer contou que foi diagnosticada com pré-eclâmpsia no dia do parto dos gêmeos
Isabella Scherer contou que foi diagnosticada com pré-eclâmpsia no dia do parto dos gêmeos (Foto: Reprodução Instagram @isascherer)

O que é pré-eclâmpsia?

A pré-eclâmpsia, também chamada de hipertensão durante a gravidez, é uma condição que atinge aproximadamente 5 % das gestantes e pode acarretar uma série de complicações para a mãe e para o bebê. Quanto mais precoce se manifestar, maior a gravidade da doença. Um acompanhamento médico desde a descoberta da gravidez é superimportante para que seja tratada da maneira correta e não haja complicações.

De acordo com Ana Claudia Frabetti Koiffman, ginecologista, obstetra, especialista em gestação de alto risco e mãe de Maria Luiza, os médicos ainda não sabem ao certo o que causa a hipertensão, mas é uma doença imunológica que leva à alteração na circulação da placenta e, consequentemente, traz problemas para o bebê.

Os principais sintomas da pré-eclâmpsia são Inchaço nos braços e nas pernas causado pela retenção de líquidos dor de cabeça e na nuca, visão embaçada, sensibilidade à luz (mesmo que não seja tão forte), surgimento de proteína na urina, restrição de crescimento fetal e diminuição de líquido amniótico.  Os fatores de risco para ter uma pré-eclâmpsia são:

  • Idade acima de 40 anos
  • Obesidade
  • Diabetes
  • Pré-eclâmpsia na gestação anterior
  • Gestação múltipla
  • Histórico prévio de hipertensão arterial
  • Ocorrência de doenças autoimunes

As medicações que reduzem a pressão arterial são a melhor forma de controlar o problema, mas você não deve se automedicar, é imprescindível ter a prescrição médica para isso . “Por ser uma doença que ocorre quando o próprio sistema imunológico não funciona corretamente, a atividade física não interfere, sendo até contraindicada às vezes. Em casos graves, a única forma de tratamento definitivo é a antecipação do parto, muitas vezes antes das 37 semanas de gestação, levando à prematuridade”, explica Ana Claudia.


Leia também

Gêmeas siamesas falam sobre relacionamento - (Foto: reprodução/TikTok)

Família

Gêmeas siamesas falam sobre relações íntimas após uma assumir namoro

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia se pronuncia sobre atitude polêmica com babá da filha: "Não foi porque não quis"

Gustavo Marsengo prevê data de nascimento do filho - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Gustavo Marsengo revela data para chegada de primeiro filho com Laís Caldas

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Davi mora na periferia de Salvador - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Esposa de Davi, do 'BBB 24', mostra casa humilde onde eles vivem na periferia de Salvador

Mulher que amputou pênis do marido está trocando cartas com ele direto da prisão - (Foto: Reprodução/Metropoles)

Família

Mulher que amputou pênis de marido fala sobre casamento com ele: "Se me quiser, eu quero"

Gusttavo Lima - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Gusttavo Lima compra mansão de R$ 65 milhões nos EUA e impressiona com cômodos luxuosos

Manu Bahtidão desiste de fazer apresentação no aniversário de Lua - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Manu Bahtidão se nega a fazer show em festa de 1 ano de Lua após chegar horas atrasada