Gravidez

Grávidas no volante: 4 dicas para dirigir com segurança

Após o oitavo mês de gestação, não pode!

Carolina Porne

Carolina Porne ,Filha de Sandra e Rubens

shutterstock_126993008

Foto: Shutterstock

A gravidez é um período tão especial…mas a vida não para, e as mulheres motoristas não querem ir para o banco do passageiro. A gente sabe como é! “Existem alguns conselhos gerais de direção para grávidas. Dependendo de possíveis limitações adicionais, a mulher deve sempre seguir as orientações aconselhadas pelo seu obstetra”, recomenda Edson Kayanuma, médico e supervisor de Saúde da Ford Brasil.

Em geral, permite-se dirigir até a entrada no oitavo mês de gestação, no entanto alguns cuidados são muito importantes. Confira abaixo:

  • Cinto de segurança: grávidas devem usar o cinto de segurança de três pontos mantendo a faixa inferior abaixo da barriga, o mais justo possível. A faixa diagonal não deve ficar sobre a barriga, debaixo do braço ou da axila. Ela deve cruzar o meio do ombro, passar rente os seios e lateralmente ao abdômen.
  • Mal estar: durante o primeiro trimestre da gravidez, período em que é mais comum a ocorrência de tonturas, náuseas, vômitos e sonolência, é aconselhável que a gestante não dirija caso apresente algum desses sintomas.
  • Respeite seu limite: como já falamos, não é recomendado que a mulher dirija a partir do oitavo mês de gravidez, já que a barriga pode ter crescido o suficiente para estar muito próxima ao volante. Mas em alguns casos, isso pode ocorrer até antes desse período havendo, em caso de colisão, um risco maior do descolamento da placenta ou de indução ao parto prematuro.
  • Contatos imediatos: é aconselhável deixar os telefones do obstetra e de familiares em um local de fácil acesso, dentro do carro. Em caso de qualquer mal-estar na direção, como contrações, por exemplo, a gestante deve parar o veículo em local seguro e pedir ajuda por telefone. Caso seja necessário ir a um hospital, estacione e pegue um táxi.

Leia também:

Anúncio

FECHAR

Beleza em dobro: famosas que foram capas de revista quando estavam grávidas

6 frases para nunca dizer a uma mãe solo

Gravidez: por que os enjoos matinais diminuem durante o inverno?

Pais&Filhos TV