Gravidez

Gravidez: por que os enjoos matinais diminuem durante o inverno?

Saiba quais os cuidados que essa época do ano exige durante a gestação

Jéssica Anjos

Jéssica Anjos ,filha de Adriana e Marcelo

untitled-design-62

(Foto: Shutterstock)

Após o segundo trimestre de gestação os enjoos que a mulher sente geralmente estão associados às quedas de pressão e mal estar por causa do calor. “Com as temperaturas mais baixas, essas sensações se tornam menos frequentes. Mas vale destacar que não falamos das náuseas do início da gestação, essas são provocadas pela elevação dos hormônios”, explica Gustavo Pereira, formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, filho de Maria Aparecida e Esiquiel.

Há algumas vantagens da gravidez no inverno. Segundo Gustavo, principalmente no final da gestação é comum sentir mais calor e desconforto, com as temperaturas mais baixas, esse incômodo diminui. “Com o inverno a exposição ao sol não é frequente, isso evita o surgimento de manchas típicas da gestação”, acrescenta. O frio também ajuda a diminuir o inchaço e possibilita o uso das meias elásticas que ajudam a prevenir edema nos membros inferiores. Mas atenção a alguns cuidados:

1 Cuide da sua imunidade

Anúncio

FECHAR

Gravidez é um período em que a mulher tem a imunidade mais baixa, então cuide-se. As vacinas precisam estar em dia, evite grandes aglomerações e lugares muito fechados. “A ideia é não se expor à infecções respiratórias”, aconselha o médico

2 Abuse da hidratação

Com o frio a pele resseca mais fácil. “Use o hidratante regularmente e evite banhos muito quentes”, alerta Gustavo. E não esqueça o protetor solar. Mesmo que não tenha sol, os raios ultravioletas estão sempre presentes.

3 Controle a pressão arterial

“Nota-se uma maior prevalência de hipertensão gestacional e pré-eclâmpsia nos meses mais frios”, comenta o especialista. Por isso siga rigorosamente as orientações do seu médico.

4 Não esqueça de tomar água

Normalmente no inverno tendemos a diminuir o consumo de água. “Você precisa se manter hidratada, isso é essencial para a saúde da criança”, comenta Gustavo.

5 Foco na alimentação saudável

A ideia é evitar o peso excessivo e manter sua saúde e do bebê preservada.

Mas olha só, independente da época do ano, não esqueça que gestação não é doença. “Desde que você mantenha seu seguimento pré-natal adequadamente, desfrute de todas as fases da gravidez da melhor forma possível!”, aconselha o médico.

Leia também:

Nada de pele ressecada! Veja 6 cuidados com a pele durante o inverno

5 mitos desvendados sobre o sono dos bebês

Fotos criativas do antes e depois da gravidez

Pais&Filhos TV