Gravidez

‘Amor de Mãe’: como Thelma, barriga solidária é caminho para casais que não conseguem engravidar

A técnica só é permitida em parentes consanguíneos de até 4° grau - Getty Images
Getty Images

Publicado em 07/02/2020, às 12h03 - Atualizado em 10/02/2020, às 08h30 por Yulia Serra, Editora | Filha de Suzimar e Leopoldo


A técnica só é permitida em parentes consanguíneos de até 4° grau (Foto: Getty Images)

A novela Amor de Mãe tem feito bastante sucesso entre o público e novamente trouxe uma questão pouco falada para debate: a barriga solidária. Isso porque Thelma (Adriana Esteves) sempre sonhou em ser avó, mas não aceita a possibilidade de ter um neto não biológico. Como o filho Danilo (Chay Suede) e a nora Camila (Jéssica Ellen) perderam o bebê durante a gestação e a mulher precisou retirar o útero, Thelma viu a técnica como a oportunidade de realizar esse desejo. Na trama da novela, a personagem está tentando convencer o casal a seguirem com o procedimento.

A atriz Adriana Esteves e Chay Suede em uma das cenas de Amor de Mãe (Foto: reprodução/Globo)

O que a barriga solidária?

É importante esclarecer um ponto central: barriga de aluguel não é sinônimo de barriga solidária. Na primeira técnica, uma mulher é paga para engravidar pelo casal –essa prática é ilegal no Brasil. Já a segunda não envolve remuneração de nenhuma das partes envolvidas (por isso o nome solidária) e só pode ser realizada entre parentes consanguíneos de até 4° grau (1º: mãe/filha; 2º: avó/irmã; 3º: tia/sobrinha; 4º: prima), respeitando a idade limite de até 50 anos. Se a doadora não preencher esses critérios, é possível fazer o processo preenchendo uma autorização especial. 

O que pode e o que não pode?

De acordo com Nilo Frantz, pai de André, Gabriela e Alberto, pioneiro no exercício da Medicina Fetal e responsável pelo nascimento do primeiro bebê com o auxílio da técnica de maturação in vitro no Brasil, esse tipo de reprodução assistida é indicado para aquelas pacientes que não possuem o útero por malformação congênita ou retirado cirurgicamente, assim como mulheres que possuem o útero, mas com alguma alteração que impede a implantação e o desenvolvimento da gestação.

A barriga de aluguel é proibida no Brasil (Foto: Getty Images)

Não existe legislação no Brasil que regulamente a barriga solidária, por isso a prática é embasada nas Resoluções do Conselho Federal de Medicina (CFM). “Consiste na realização de uma fertilização in vitro com a formação de embriões, provindos de óvulos e espermatozoides do casal que deseja filhos. Os embriões são, então, transferidos para o útero de uma outra mulher”, explica. Não são apenas casais que podem recorrer ao procedimento, pessoas solteiras também podem usar dessa forma de reprodução assistida, recorrendo a espermatozoides ou óvulos doados. Os casais em que o homem ou a mulher são inférteis também podem recorrer a doação. 

Sonho da maternidade

Muitos pais fazem questão de acompanhar a mulher que está concebendo seu filho nas consultas médicas e estar sempre presente durante a gravidez. Se o acordo foi feito com transparência, não há nada de errado com isso. Mas todas as partes precisam estar cientes de seus direitos, devendo assinar um termo de consentimento informado, ter um relatório médico e psicológico, atestando a adequação clínica e emocional da doadora do útero. “Caso ela seja casada ou tenha uma união estável, o companheiro ou cônjuge deve apresentar por escrito a sua autorização”, completa.

Para os pais, não existem riscos nessa escolha. Já para quem irá gestar o bebê, os perigos são os mesmos que em qualquer outra gravidez. Então, é recomendado que tanto a mulher que concordou em conceber a criança quanto os pais do bebê façam um acompanhamento com especialistas da área médica e judicial durante todo o processo, para garantir que tudo aconteça como combinado e que recebam o suporte necessário. “Assim como todos os tratamentos de reprodução humana, a barriga solidária também é um possibilidade para a realização do sonho de formar uma família. É através dessa opção que pessoas que talvez tivessem perdido a esperança voltam a sonhar com o filho desejado”, finaliza o especialista.

O acompanhamento médico é fundamental durante todo o processo (Foto: iStock)

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Kimberlly e Neymar - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Mãe do 3° filho de Neymar recebe presente de Dia das mães da família do jogador

Nadja Haddad - (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

Nadja Haddad fala pela 1ª vez depois da perda do filho recém-nascido: “Não perca sua fé”

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Iza está grávida do primeiro filho com Yuri Lima - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Iza e Yuri Lima anunciam o nome do bebê em chá revelação emocionante

Mensagens e frases para o Dia das Mães

Especiais / Dia das mães

Dia das Mães: mensagens, frases e legendas especiais para emocionar

Nadja Haddad - (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

M0rre filho recém-nascido da apresentadora Nadja Haddad: "Deus o recolheu e o poupou da dor"

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar