Gravidez

6 formas divertidas de contar a seu filho pequeno que você está grávida

Deixe seu filho animado com o fato de ser um irmão mais novo

Logo-Parents (1)
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

como contar ao filho que você está grávida

Uma das formas é ler um livro junto com a criança (Foto: Shutterstock)

Descobrir que você está esperando o segundo filho é uma ótima notícia, mas como contar ao primeiro filho que ainda é pequeno e não tem entendimento sobre o que é ter um irmão? Uma nova pessoa crescendo na barriga da mamãe pode ser algo difícil de compreender. Não há jeito certo ou errado de contar, mas tenha em mente que deve ser uma experiência positiva. Se você não sabe como fazer isso, veja essas formas e escolha uma que funcione para sua família:

Leia também

A importância de ter um irmão

Anúncio

FECHAR

45 cenas de crianças conhecendo seus irmãos pela primeira vez

Amor de irmão

1. Leia uma história sobre isso

Dê um livro sobre ser um irmão mais velho para seu pequeno. Dessa forma, vocês podem sentar, ler juntos e discutir sobre como seria a experiência de ter um bebê chegando. Você pode ler várias vezes até ele começar a entender. Ainda por cima, ver uma criança feliz no livro é um sinal de que isso é boa notícia.

2. Fazer uma festa de anúncio

Sim, uma festa. Mesmo que pequena, entre você, seu parceiro e seu filho. Decore a casa como em uma festa de aniversário e sirva um bolo. Contar ao seu filho de uma forma festiva passa a mensagem de que a notícia é ótima. E é difícil resistir a uma festa, certo?

3. Envolva seus irmãos

Seu filho deve ter um tio ou uma tia favorita, mas provavelmente nem se deu conta de que esse parente que ele adora é, na verdade, irmão da mãe ou do pai. Convide essa pessoa para ir a sua casa e peça para dar a notícia junto com você. Aí, você pode explicar a relação de vocês e explicar que seu pequeno também terá uma relação assim em breve.

como contar ao meu filho que estou grávida

Você pode pedir a ajuda do seu filho para anunciar (Foto: Shutterstock)

4. Dê a ele a função de “ajudante de anúncio”

Diga a seu filho que você tem uma missão especial para ele: Um novo bebê está a caminho e você precisa de um ajudante para contar. Você também pode responder às dúvidas que ele tiver enquanto isso, é claro. Da próxima vez que você for ver seus amigos e familiares, deixe que a criança anuncie para todos. O entusiasmo de quem receber a notícia vai fazer seu filho se sentir muito bem, porque ele vai entender que fez alguém feliz.

5. Mostre a eles o álbum de fotos de quando eram recém-nascidos

Pegue o primeiro álbum de fotos ou livro de recados do seu filho. Reserve tempo para explicar como era quando ele era um bebê e fale sobre todas as conquistas, como a primeira vez que ele falou, engatinhou e andou. Isso vai ajudar a explicar para ele sobre o novo bebê a caminho.

Como anunciar a chegada de um irmãozinho

Adoção passo a passo

Ter um irmão previne alergias

6. Veja um filme

Crianças são muito visuais, então assistir um filme que tenha uma relação legal de irmãos ou irmãs, como “Frozen” ou “Alvin e os esquilos”, pode ajudá-los a processar a informação. Use os personagens para explicar a relação que ele vai ter com o futuro membro da família.