Família

Viih Tube passa por “bolha de sangue”, fissuras e sonda nos primeiros 10 dias de amamentação

Viih Tube conta mostra vídeo sofrendo para amamentar a filha, com fissuras e bolha de sangue no peito - Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

Publicado em 22/04/2023, às 12h02 - Atualizado em 24/04/2023, às 07h23 por Redação Pais&Filhos


Desde o início da gravidez Viih Tube e Elizer passaram a compartilhar com os seguidores todos os momentos mais marcantes como pais. Agora que Lua nasceu, a influenciadora tem contado detalhes de como foram algumas etapas da maternidade, entre elas, um relato sincero sobre amamentação, em que ela expôs todas as dificuldades que teve nos primeiros 10 dias de vida da bebê.

O relato foi publicado neste sábado, 22 de abril, e Viih Tube não escondeu nada. Pelo contrário: ela falou sobre os desafios e tudo o que fez para contornar a situação e tornar o processo de amamentação mais simples.

“Foram vários desafios! Amamentação na minha opinião é muito mais difícil que o parto, é necessário muita entrega, dedicação, calma e amor! Os primeiros dias vão ser enlouquecedores, vai parecer que nunca vai passar, as dores, sensibilidade, o sono, a descida do leite, mas confia que vai passar!”, escreveu ela na legenda do vídeo.

Viih Tube conta mostra vídeo sofrendo para amamentar a filha, com fissuras e bolha de sangue no peito (Foto: Reprodução/Instagram)

Ela começa o vídeo falando que o bico do seio dela é plano e manda recado para quem acha que isso pode ser um impeditivo para a amamentação: “Mamães de bico plano ou invertido não acreditem na história de que vocês não conseguem amamentar. É mito, tá?”.

Lua passou por frenectomia

Assim que nasceu, Lua foi submetida à cirurgia de frenectomia, que é a remoção do freio lingual que causa a “língua presa”. A realização do procedimento cirúrgico garante que a criança tenha uma maior facilidade de sugar o leite materno na hora da amamentação.

Mas, antes disso, Viih conta que sofreu. “A Lua nasceu com o freio da língua, então nas primeiras mamadas logo apareceu uma bolha de sucção de sangue e eu tentava aguentar, porque eu não podia parar de amamentar até o momento do colosso descer, e quanto mais sugar, mais ele desce, mais funciona, mais estimula e eu não queria desistir. Então, eu fui assim mesmo”.

Depois do procedimento –  que ela diz ter sido bem tranquilo – e, com a ajuda da enfermagem, conseguiu fazer a pega e amamentar a filha sem muitos problemas. 

Fissuras no peito

Ao receber alta do hospital, Viih Tube conta que voltou a enfrentar problemas na amamentação. “Numa madrugada, com muito sono, eu deixei a boquinha dela escorregar e ela acabou fissurando meu peito feio, nos dois lados”, narra ela, mostrando um vídeo em que aparece sofrendo. 

“Esse vídeo é no dia seguinte, eu tentando amamentar, porque sem a enfermagem eu não tinha a experiência da pega. Quando eu percebi que estava machucando muito, eu coloquei o dedinho do lado, que foi a técnica que eu aprendi pra tirar com calma, pra não piorar a pega, mas já tinha fissurado, tava piorando cada vez mais”, lembra.

As primeiras fotos de Lua, filha de Viih Tube e Eliezer, já foram divulgadas (Foto: Reprodução/Instagram)
As primeiras fotos de Lua, filha de Viih Tube e Eliezer, foram divulgadas (Foto: Reprodução/Instagram)

Para seguir amamentando, ela precisou curar as fissuras. A missão não foi nada fácil, mas a influenciadora revelou quais técnicas funcionaram para ajudá-la. “Eu fui atrás de tudo o que eu podia. Casca de mamão e banana gelada no seio ajudou bastante. Esse hidrogel pra fissura também ajudou”, conta.

Segundo ela, as pomadas, que para muitas mães funcionam, não deram muito certo. Ela também tentou as “rosquinhas”, que ajudam o peito respirar melhor com o sutiã e cicatrizar mais rápido. 

Outras técnidas usadas por ela foram: compressa fresca de camomila antes de amamentar, que também ajudou bastante, e, laser terapia, citada como “o principal” para a recuperação do peito. “Também fiz ilibi, que ajudou até na minha imunidade, e deu certo, curei as fissuras e ficou tudo perfeito”.

Uso de sonda na amamentação

No retorno ao pediatra, os pais de Lua descobriram que a bebê estava pesando abaixo do esperado, e que havia perdido peso mais do que normal. Foi então que ela entrou em processo de relactação, para a produção endógena do leite materno, usando o estímulo do próprio bebê no seio enquanto ele se alimenta de outro leite vindo de uma sonda. 

No caso de Viih Tube, esse leite da sonda era o próprio leite. Ela diz que inventou um “protocolo” para ajudar na produção, com ajuda de chás e outros produtos. “Uso meu próprio leite materno pra relactar ela com a sonda. Por isso que a sonda foi perfeita pra mim, pra fazer eu não desistir”, admite.

Viih Tube e Eliezer com a filha Lua
Viih Tube e Eliezer com a filha Lua (Foto: Reprodução/Instagram @viihtube)

No relato, a influenciadora finaliza dizendo que a amamentação deu certo e que começou a ser tranquila, sem dor nenhuma. “Estou em paz, vendo o olhinho dela me olhando, a mãozinha dela no meu seio. Foi essa imagem que fez eu não desistir, ter muita força, de querer por ela e por mim, conseguir até o final. Assim que ela ganhar peso eu posso tirar sonda, mas posso ir a amamentação inteira com a sonda sem problema nenhum”. E ainda complementa com uma mensagem de esperança para as mães que vão ou estão passando por esse mesmo momento: “Confia que passa. É desesperador no começo, mas vai dar certo”.

Veja também: ASMR com som de nostalgia

Ligue o som! O barulho do Gira Gira, mais um lançamento da linha TUDO de Ri Happy, é música para os nossos ouvidos, além de trazer boas lembranças


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

(Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

Mani recebe recado de Yasmin Brunet após anunciar fim da relação com Davi

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Gracyanne Barbosa, Belo e Gilson Oliveira - (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

Personal de Gracyanne Barbosa apontado como pivô da separação engravidou aluna da academia

Essa lista vai te ajudar a escolher o nome ideal para o seu bebê se você adora a letra “A” - Shutterstock

Bebês

48 nomes de bebês para meninos e meninas com a letra ‘A’

A bartolinite é uma infecção que ocorre nos cistos de Bartholin, causando uma inflamação na região da vagina - Freepik

Família

Bartolinite: o que é a bola inchada na vagina e como tratar a infecção