Publicado em 21/07/2022, às 16h50 por Redação Pais&Filhos
Uma mulher de 22 anos, na Inglaterra, descobriu que estava grávida já no momento em que entrou em trabalho de parto, no banheiro na casa dos pais. Lucy Jones tomava anticoncepcional e durante os doze meses de gestação continuou menstruando regularmente. Além disso, não existiram transformações no corpo dela, o que fez com que a gravidez realmente passasse despercebida.
Lucy Jones trabalha atualmente como comissária de bordo e, durante o momento em que vivenciava a gestação silenciosa, estava prestando um processo para se qualificar no emprego. Para isso, precisou realizar dois testes de gravidez, e ambos deram negativo.
Entretanto, em março de 2022, ela começou a sentir dores na barriga e nas costas, e imaginou que se tratava de sensações comuns do período menstrual dela, que estava próximo. No dia seguinte, as dores continuaram e ela afirma que sentiu o estômago revirar. No banheiro da casa dos pais, ela ouviu um barulho no próprio corpo, e quando olhou para baixo, viu dois pés saindo.
Depois que o parto aconteceu, em casa e sozinha, Lucy Jones ligou para os pais contando a notícia. Eles rapidamente chegaram e ligaram para uma ambulância. A mãe e o bebê foram levadas para o hospital, e rapidamente a novidade se espalhou, deixando todos sem acreditar na situação. Lucy Jones garante que está feliz com a filha e que não mudaria nada na história das duas. Ela, atualmente, busca conscientizar outras pessoas acerca de gestações silenciosas, após a experiência vivida.
Apesar de ser bastante raro e incomum, é possível estar grávida e nem perceber. Isso acontece por causa da gravidezsilenciosa, um quadro em que a mãe só nota a gestação por volta do terceirotrimestre, ou ainda no momento do parto.
Os fatores podem ser diversos e até mesmo trazer riscos para a mãe e o bebê. Para tirar as principais dúvidas sobre o tema, conversamos com a Dra. Aline Ambrosio, que é ginecologista, obstetra e terapeuta sexual. Entenda como a gravidez silenciosa pode acontecer e no que você precisa ficar de olho.
Sim, é possível. A gravidez silenciosa pode acontecer tanto pela falta de percepção da própria mãe, como por causas psicológicasou físicas, segundo a especialista. “Alguns quadros psiquiátricos, nos quais a percepção do corpo ou da realidade estão alterados, as mulheres não questionam o atraso menstrual e sintomas suspeitos de gravidez ou nem os notam”.
Até o momento, não existem estudos que comprovem a frequência desta estatística na população geral. Mas, pode-se dizer que é um fenômeno bastante raro e incomum, pois quase todas as mulheres tem o aumento de barriga, mesmo que ela seja menor.
Algumas condições podem acabar alterando o crescimento da barriga, ou ainda atrasá-la. Nas mulheres com obesidade, por exemplo, a distensão da parede abdominal causada pelo crescimento do útero não é evidente. Além disso, a obesidade também é uma causa da síndrome dos ovários policísticos, que provocam o atraso menstrual. “Nesta condição, há também uma menor percepção da movimentação fetal, já que o útero fica mais longe da pele. Nas obstipadas crônicas, que também tem um volume abdominal maior, a percepção da gestação pode ficar alterada”.
Já nas mulheres que realizaram cirurgias plásticas, como a dermolipectomia ou abdominoplastia, e nas esportistas com forte parede muscular, o crescimento da barriga pode ser retardado, justamente pela resistência dos músculos. Mas, calma, isso não afeta o desenvolvimento do bebê! “Nas atletas profissionais, é comum haver o bloqueio das menstruações também, sendo mais um fator em que confunde-se ritmo menstrual habitual delas e gravidez”, explica a médica.
No primeiro trimestre da gravidez, os sangramentos vaginais podem acontecer, mas eles são de menor intensidade do que a menstruação. “No primeiro trimestre, está se formando a futura placenta, e sangramentosdecorrentes de sua implantação são frequentes, além do sangramento presente no implante do ovo. Além disto, para evitar que ela assuma uma posição baixa, sobre ou perto do colo uterino no final da gravidez, áreas posicionadas mais baixas nos primeiros meses descolam daí, para subirem com o avançar da gestação, já que este colo precisará dilatar para o bebê passar”, comenta a Dra. Ana.
Vale lembrar ainda que após o primeiro trimestre, os sangramentos do colo uterino, descolamentos da placenta e corrimentos irritativos da vagina também podem causar confusões com a menstruação. Dessa maneira, a gravidez pode acabar passando despercebida.
Família
Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"
Família
Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar
Família
Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam"
Família
Frente fria após período de intenso calor em setembro já tem data para chegar
Família
João Lucas Figueiredo fala sobre 1ª gravidez de Sasha Meneghel: "Momento certo"
Família
Roberto Justus fala sobre suposto gasto milionário em prato dos 15 anos de Rafa: "Absurdo"
Família
Luan Santana e Jade Magalhães contam o sexo do bebê em chá revelação simples e emocionante
Família
Ex-modelo húngara conta que alguém próximo de Neymar está impedindo o reconhecimento da 4ª filha