Publicado em 14/02/2020, às 15h25 por Isabella Zacharias, Filha de Aldenisa e Carlos
Na segunda-feira, 10 de fevereiro, foi lançada a nova Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, para crianças de 5 a 19 anos. De acordo com o Ministério da Saúde, a campanha irá acontecer entre os dias 10 de fevereiro e 13 de março. No dia 15 de fevereiro, sábado, acontecerá o “Dia D” de mobilização, no qual os postos de saúde irão abrir para vacinar as crianças. Os horários devem ser consultados com os estabelecimentos de cada região.
Em 2020, o conceito da campanha será “Mais proteção para a sua família“, que tem como objetivo sensibilizar os pais e os responsáveis pelas crianças sobre os riscos de deixarem os filhos sem vacina. Para fazer com que a ação dê certo em todo o Brasil, o Ministério da Saúde encaminhou 3,9 milhões de doses da tríplice viral.
Por que preciso vacinar meu filho contra o sarampo?
Desde 2018 até janeiro de 2019, foram registrados 10.274 casos confirmados de sarampo. Os lugares com mais ocorrências são o Amazonas, que registrou 9.778 casos, e Roraima com 355. São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Bahia, Pernambuco, Pará, Sergipe e Distrito Federal, tiveram alguns casos isolados. Foram registrados 12 mortes causadas pelo sarampo: 6 no Amazonas, 4 em Roraima e 2 no Pará.
De acordo com o Ministério da Saúde, os surtos estão relacionados à importação. A Venezuela está com o surto da doença desde 2017 e já perdeu seu certificado de eliminação. O genótipo do vírus que está circulando no Brasil é o mesmo do país.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo Internacional de Emergência para a Infância das Nações Unidas (Unicef) mais de uma a cada 10 crianças, ou 20 milhões em todo mundo, ficaram sem vacinasque combatem doenças letais como sarampo. “As vacinas são uma de nossas ferramentas mais importantes para evitar surtos e manter o mundo seguro”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em comunicado.
As crianças com com idade entre 1 ano e menores de 5 anos precisam ser vacinadas, por fazerem parte do grupo de risco, mesmo que já tenham as duas doses da vacina. De acordo com o Ministério da Saúde 4, 1 milhões de crianças ainda precisam ser imunizadas pela vacina. Uma dúvida comum entre os pais, talvez tenha passado pela sua cabeça, é se o filho pode tomar uma terceira dose da vacina. Desta vez, a vacinação é feita de maneira indiscriminada, ou seja, a resposta é sim! Mesmo que a criança já esteja com a carteira devacinação completa pode receber mais um reforço!
Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!
Criança
Mãe do filho de Cristiano Araújo desabafa sobre dificuldade em arcar com as despesas da criança
Família
Datas de nascimento que estão ligadas ao dom da inteligência
Família
Deolane Bezerra adotou seu primeiro filho, Gilliard, aos 16 anos: "Ele estava sozinho"
Família
Filha mais discreta de Leonardo e agrônoma: conheça a madrinha de José Leonardo
Família
Mãe de Marina Ruy Barbosa chama atenção por beleza após celebrar aniversário da filha
Família
Frente fria após período de intenso calor em setembro já tem data para chegar
Família
Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli
Família
Viúva de Leandro mostra os 5 filhos reunidos em foto rara: "Não preciso de mais nada"