Família

Dia da Internet Segura: Google lança Guia para ajudar pais e professores a educar crianças

É preciso educar seu filho sobre o mundo digital no século XXI - Shutterstock
Shutterstock

Publicado em 11/02/2020, às 07h27 - Atualizado em 13/02/2020, às 12h42 por Yulia Serra, Editora | Filha de Suzimar e Leopoldo


É preciso educar seu filho sobre o mundo digital no século XXI (Foto: Shutterstock)

Nesta terça-feira (11) é comemorado o Dia da Internet Segura em mais de 150 países ao redor do mundo. Considerando um mundo cada vez mais tecnológico em que somos dependentes desses aparelhos eletrônicos, estar atento às armadilhas é fundamental para poder navegar sem medo. Pensando nisso, o Google está lançando um material educativo online atualizado para professores e estudantes, assim como um Guia da Família para pais e filhos para que todos aproveitem a internet ao máximo, prontos para tomar decisões inteligentes.

Seja Incrível Na Internet ensina às crianças os conceitos básicos de segurança e cidadania digital, a partir de 5 fundamentos básicos:

1. Seja inteligente e compartilhe com cuidado: notícias boas e ruins ganham a mesma repercussão na rede, por isso, tome cuidado antes de sair compartilhando informações (tanto com pessoas conhecidas, quanto desconhecidas). Uma dica é pensar o que você diria ou não no ao vivo.

2. Fique atento e não caia em armadilhas: é importante mostrar às crianças que, na internet, nem tudo é o que parece, então é fundamental saber distinguir o que é real ou falso para a sua segurança.

3. Seja forte e proteja seus segredos: a segurança e privacidade são a base de tudo (no mundo online e offline). Proteger informações valiosas ajuda as crianças a evitar danos e problemas relacionados à reputação ou relacionamentos.

A tela faz parecer que estamos seguros, mas é preciso cuidado (Foto: Getty Images)

4. Seja gentil, porque é legal: a tela tem o poder de aumentar as coisas, tanto para o bem quanto para o mal. É sempre válido usar aquela regra: não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você. Ações pensadas têm um impacto positivo sobre todos e ajudam a combater o bullying.

5. Seja corajoso e, na dúvida, fale com alguém: não tenha vergonha em pedir ajuda, pelo contrário, isso é um ato nobre. Ensine as crianças isso, pois elas precisam se sentir à vontade para conversar com um adulto de confiança. A melhor forma de estimular esse comportamento, é tendo uma comunicação aberta em casa e na sala de aula.

Tem novidade por aí

Além dos fundamentos da edição de 2019, a versão de 2020 do Seja Incrível Na Internet traz novidades importantes para os professores e pais na educação digital dos mais novos, confira:

1. No Currículo do Seja Incrível: aproveite as seis novas atividades de alfabetização midiática, desenhadas para ajudar as crianças a analisar e avaliar os conteúdos enquanto navegam na internet. Essa alfabetização é essencial para a segurança e cidadania na era digital.

2. Nas atividades em Sala de Aula: dê vida aos pilares do Seja Incrível Na Internet, offline, com cinco atividades para imprimir e as lições correspondentes do Apresentações Google prontas para ensinar.

Pais e professores precisam ser parceiros nessa missão (Foto: Getty Images)

3. No Guia para a Família: use as ferramentas e recursos para aprender sobre segurança e cidadania online em casa. A ideia é facilitar a incorporação e prática e bons hábitos digitais na vida cotidiana, permitindo que você e seus filhos discutam, aprendam e pensem juntos.

4. No Bem-estar digital Guia para a Família: veja um guia de conversação para te ajudar a enfrentar as difíceis questões técnicas e navegar pelo mundo digital como uma família.

5. No Dicas Incríveis da Internet: confira cinco dicas rápidas de cada pilar do Código Seja Incrível Na Internet que irá te ajudar a ser seguro, inteligente e positivo online.

Provando que aprender não é e nem precisa ser chato ou maçante, o Google também disponibiliza da Interland, um jogo em que as crianças podem descobrir como ser incríveis na internet através de uma aventura virtual, com quatro jogos desafiadores que ensinam as principais lições de segurança digital. Se ficar qualquer dúvida, você pode acessar o currículo do Seja Incrível Na Internet completo aqui

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Ticiane Pinheiro e família - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Sabrina Sato compartilha momentos da viagem para Paris com Zoe, Nicolas Prattes e família do ator - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Sabrina Sato se declara para Nicolas Prattes após Duda Nagle anunciar separação

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Lima Duarte faz primeira publicação depois de dar a notícia de falecimento da filha - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lima Duarte aparece pela primeira vez após morte da filha: "Ter fé"

Lima Duarte posa com filhas, neta e bisneta e faz homenagem no Instagram - Reprodução/ Instagram/ @limaduarte

Família

Lima Duarte compartilha foto com mulheres da família: “Damas de minha vida”