Publicado em 19/05/2021, às 10h23 por Cecilia Malavolta, filha de Iêda e Afonso
A pneumonia é uma infecção nos pulmões causada pela ação de bactérias, vírus ou fungos. Essa doença acomete a região dos alvéolos pulmonares (suas ramificações e, por vezes, o espaço entre um alvéolo e outro) e, principalmente, os brônquios. Em 60% dos casos, a bactéria Streptococcus pneumoniae, também conhecida como pneumococo, é a principal responsável pelos casos de doenças pneumocócicas – o que faz com que os quadros sejam considerados graves.
Os microorganismos causadores de pneumonia podem estar presentes no ar, em secreções e salivas. Além disso, é possível se infectar por meio da inalação de produtos tóxicos, mudanças abruptas de temperatura ou transfusões de sangue. Mas, na maior parte das vezes, o sistema imunológico do corpo consegue evitar que os germes cheguem até os pulmões e causem uma infecção.
Tanto a pneumonia bacteriana quanto a viral ou a causada por fungos possui como sintomas:
Também é possível que a pneumonia se inicie sem sinais, de maneira silenciosa. Isso dificulta o diagnóstico e colabora para que ela avance para um quadro mais grave rapidamente. Casos de idosos com a infecção podem ter como sintomas iniciais alteração do padrão neurológico e perda de apetite.
A pneumonia atua dentro do espaço alveolar, intoxicando o lugar com bactérias, fungos, vírus ou reações alérgicas. Em um pulmão livre de infecção, é nesse espaço que acontece a troca gasosa e, por causa disso, ele deve estar sempre livre de substâncias para não prejudicar o contato do sangue com o ar.
A pneumonia é uma doença que pode afetar pessoas de qualquer idade. Apesar disso, crianças pequenas, pessoas que têm mais de 65 anos e que possuem comorbidades estão mais propensas a pegarem e desenvolverem a infecção. Alguns fatores de risco são:
Depende da causa dela, ou seja, qual foi o micro-organismo responsável por formar aquela infecção. A pneumonia pode, sim, ser considerada uma doença grave, principalmente em casos em que evolui muito rapidamente, o paciente possui comorbidades ou se ocorrem complicações como abscessos pulmonares (quando há pus nas cavidades pulmonares), insuficiência cardíaca e bacteremia (infecção dos pulmões que passa para a corrente sanguínea).
Além disso, existem fatores de risco que tornam a pneumonia uma doença grave:
O diagnóstico é feito por meio de avaliação dos sintomas do paciente e outros sinais que o organismo dele apresentar. O especialista na doença, um pneumologista, deve passar também exames de sangue e de imagem do tórax para ter um resultado de investigação mais assertivo e saber qual é a gravidade do caso.
O tratamento para pneumonia varia de acordo com o tipo de infecção e a gravidade do caso. Pacientes com quadros mais brandos podem ser tratados em casa, enquanto outros mais sérios precisam de intervenção hospitalar. Para aliviar os sintomas da doença, é possível usar medicamentos e fazer fisioterapia respiratória.
A pneumonia em gestantes é semelhante em quaisquer adultos e geralmente são causadas pelos mesmos fatores. Mas, em alguns casos, com as mudanças físicas, anatômicas, e imunológicas, isso pode significar um aumento no risco de acontecer uma complicação. Se a infecção não for controlada ou tratada, ela pode prejudicar o desenvolvimento do bebê e atrasar seu crescimento, além de aumentar as chances de parto prematuro e de a criança nascer com baixo peso.
O tratamento é o mesmo feito em pacientes não grávidos. Antes de tudo, é necessário estudar o histórico médico da mulher e se certificar de quais são as alergias a remédios que ela possa ter, se ela tem acompanhamento durante o processo e alinhar os medicamentos com o obstetra dela.
Sim! Os sintomas de pneumonia em crianças podem ser semelhantes aos de uma gripe corriqueira, por isso é importante ficar de olho nos sinais: caso essa gripe se torne muito longa, é possível que a criança precise ser internada em um hospital e precise de terapia de oxigênio ou até mesmo de fisioterapia para pneumonia infantil.
Os sintomas de pneumonia em crianças podem ser diferentes do que em adultos. Em alguns casos, elas podem apresentar
Em casos de pneumonia viral, normalmente a infecção surge a partir de uma gripe mal curada. Por isso, seus sintomas podem ser:
Tanto a pneumonia quanto a covid-19 possuem sintomas parecidos porém agem no corpo de forma diferente. Nos casos de pneumonia, o paciente sempre terá um comprometimento – leve ou grave – das vias aéreas inferiores. Com o novo coronavírus, por vezes os pacientes podem apresentar apenas comprometimento de vias áreas superiores, sem comprometimento dos pulmões. Em quadros mais graves, o comprometimento pulmonar ocorre, evoluindo para uma pneumonia viral pelo próprio vírus, ou então uma infecção bacteriana associada, tornando o quadro mais severo, com necessidade de intervenção terapêutica.
A pneumonia por aspiração é muito muito rara em crianças. Mas, quando acontece, pode ser grave, já que o alimento vai direto para os brônquios e alvéolos. Felizmente, os mecanismos anti-aspiração pulmonar são muito bem desenvolvidos nas crianças desde o nascimento.
A bronquite, também chamada de asma, é uma doença alérgica desencadeada por fatores externos, como mofo, poeira, ácaro ou mudança da umidade do ar. Essa complicação, que atinge mais as pessoas com predisposição genética, pode ir e voltar várias vezes ao longo da vida. Os sintomas são falta de ar, chiado no peito e tosse. Já a pneumonia é causada, na maior parte das vezes, por bactéria ou vírus e costuma vir acompanhada de febre alta e persistente e tosse com secreção. Em alguns casos, a asma pode aumentar a secreção nas vias aéreas, o que favorece a infecção por uma bactéria com pneumonia. Veja mais informações sobre a asma e como é feito o tratamento do problema.
Fontes: dr claudio e dr. Arthur Feltrin, pneumologista do Hospital Albert Einstein e filho de Carla e Pedro e dr. Claudio Len, médico do departamento Materno-Infantil do Hospital Albert Einstein, nosso colunista e pai de Silvia, Beatriz e Fernando.
Bebês
Virginia Fonseca mostra o rosto de José Leonardo pela 1ª vez em vídeo emocionante
Família
Virginia Fonseca e Zé Felipe divulgam primeiras fotos de José Leonardo
Família
Namorado da Xuxa descobre que tem filho de quase 40 anos após teste de DNA
Família vai aumentar! 👨👩👧👦
Lore Improta fala sobre a chegada do 2º filho com Léo Santana: 'Curtir nossa família'
Família
Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam"
Família
Junior diz que marca hora para ter relações sexuais e explica o motivo
Família
Nasceu! Virginia Fonseca dá à luz José Leonardo, terceiro filho com Zé Felipe
Família
Motivo da queda do avião da Voepass em Vinhedo é revelado