Publicado em 12/05/2021, às 15h21 por Cecilia Malavolta, filha de Iêda e Afonso
Dor abdominal é um termo que abrange os desconfortos localizados na região do abdômen e que pode estar associado a diversas doenças. Dependendo da intensidade e região, pode ser uma dor de barriga de quadro diarreico ou associada a problemas mais sérios.
Existem vários tipos de dor abdominal e cada uma será diagnosticada de acordo com seu sintoma. Elas podem ter origem ginecológica ou estar relacionada a apendicite, estômago e intestino, por exemplo. Caso haja desconforto na região, o ideal é buscar um médico clínico ou cirurgião geral para ser examinado corretamente.
A dor de barriga é um sinônimo para a dor abdominal e geralmente está associada a quadros em que a criança ou o adulto sofre com diarreias. Outros sintomas que acompanham esse problema são cólicas, principalmente intestinais, náuseas, vômitos e distensão abdominal, que costuma ser associada a casos de intoxicação alimentar. Veja mais informações sobre diarreia e como tratá-la.
O tratamento varia de acordo com cada caso e diagnóstico, além de como é o nível de evolução da dor e dos outros sintomas que aparecem junto com o problema. Casos mais brandos e pouco graves podem ser tratados por meio de mudanças de hábitos e alimentação, buscando sempre o equilíbrio. Casos sérios precisam de intervenção medicamentosa e, dependendo do problema, cirurgia.
Está chegando! O 11º Seminário Internacional Pais&Filhos vai acontecer no dia 1 de junho, com oito horas seguidas de live, em formato completamente online e grátis. E tem mais: você pode participar dos sorteios e ganhar prêmios incríveis. Para se inscrever para os sorteios, ver a programação completa e assistir ao Seminário no dia, clique aqui!
Existem muitos casos que podem ser prevenidos! Mas, antes de tudo, é necessário realizar uma série de exames para levantar o histórico de saúde do paciente e ver quais são as possíveis alternativas. Má digestão, intestino preso e intolerância alimentar são alguns dos que podem ser evitados.
Fique atento caso as dores abdominais venham acompanhadas de outros sintomas, como febre e vômito persistentes, sangue na urina ou nas fezes, redução de apetite, inchaço e rigidez no abdômen e sensibilidade o toque na região. A dica de ouro é não deixar a saúde de lado e não ignorar sinais diferentes, já que eles podem indicar algum problema mais grave e que precisa ser tratado por meio de cirurgias, como úlcera e apendicite.
Fontes: dr. André Augusto Pinto, cirurgião geral e cirurgião bariátrico da Clínica Gastro ABC E Dr. Gustavo Patury, pai de Nathália
Notícias
Luciana Gimenez fala sobre gravidez de terceiro filho aos 54 anos: "Sonhos e desejos"
Família
Amanda Kimberlly fala pela 1ª vez sobre traição e filha com Neymar: “Fiquei calada por 9 meses”
Família
Neymar se pronuncia sobre teste de paternidade da suposta filha de 10 anos com modelo húngara
Notícias
Terra irá passar por grande tempestade solar neste final de semana
Família
Aline Wirley faz primeiro vídeo ao lado da filha adotiva: "Nada é por acaso"
Gravidez
Isis Valverde posta foto grávida ao lado de amiga e faz declaração: "Alegria transborda"
Bebês
Claudia Raia mostra festa luxuosa do filho e aparência de Luca chama atenção: “Nasceu pra brilhar”
Família
Mini Lamborghini dada por Neymar à Mavie custa 5,2 mil reais