Família

Petra Mattar fala sobre libido na gestação: “Não me vejo com nenhum homem com meu filho na barriga”

Petra Mattar fala sobre a falta de libido na gravidez: “Perdi a vontade de qualquer homem” - Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

Publicado em 08/04/2023, às 05h36 por Redação Pais&Filhos


No dia 26 de dezembro de 2022, a influenciadora Petra Mattar falou sobre libido na gravidez, ao ser perguntada por um seguidor se havia aumentado durante a gestação. Em resposta, Petra contou que não: “Sinto que [a libido] diminuiu bastante. Talvez, por eu não namorar ou não ser casada, perdi a vontade de qualquer homem”, disse ela. “Mas desde que engravidei, sonho com muita coisa sexual, mas acordo e não tenho mais vontade. Doido, né?!”.

Petra Mattar fala sobre a falta de libido na gravidez: “Perdi a vontade de qualquer homem” (Foto: Reprodução/Instagram)

Na última sexta-feira, dia 7 de abril, Petra contou melhor sobre o caso em entrevista para a Quem, explicando que mesmo os meses tendo passado, a situação continua a mesma: “Minha libido continua não existindo. Os sonhos [eróticos] continuam acontecendo, mas quando acordo, tudo passa. Talvez isso se se deva ao fato de eu não ter um companheiro… Eu não me vejo estando com nenhum homem com meu filho na barriga. Não tenho vontade. Meu foco é 100% no Makai. Até me sinto pronta para uma relação amorosa, mas não tenho tempo para dividir atenções”.

Petra Mattar explicou que se sente outra pessoa desde que engravidou (Foto: Reprodução/ Instagram/ @petra)

Petra também falou que se sente outra pessoa desde que engravidou: “A Petra de antes já não existe mais e o meu filho nem nasceu ainda. Eu me sinto madura e preparada para enfrentar qualquer outra coisa nessa vida. Meu filho me transformou, me fez dar sentindo à minha vida, e a enxergar a vida de outra forma, por outra perspectiva”.

É normal a falta de libido depois da gestação?

Você não está sozinha! É super normal e comum, assim como existem várias causas para essa questão. Para Andrea Ladislau, psicanalista, mãe de Izabella e Valentina, a mais corriqueira é a oscilação hormonal que acontece após o parto, pois neste período o corpo da mulher está fazendo uma reorganização molecular e com isso as baixas são frequentes.

“O que deve ficar claro é que também existem fatores emocionais envolvidos na redução da libido, como os psicológicos: depressão, ansiedade, problemas no relacionamento, baixa autoestima, alcoolismo, medicamentos que ressecam a flora vaginal e ciclo menstrual”, destaca Andrea, que também reforça outro fator predominante: a preguiça e o cansaço da mulher após o parto.

Para Alfonso Massaguer, ginecologista e obstetra formado pela USP e médico do Hospital das Clínicas, pai de Nicolas e Marc, é super normal e tem muito a ver com a tristeza pós-parto. “Aquele momento de choro fácil, em que a mulher se questiona se será uma boa mãe e esse blues pós-parto é quase universal. E é claro que nessa fase, você não está pensando em sexo e todo o seu foco é o bebê”, explica.

A psicanalista avalia que a rotina exaustiva que se instala após o nascimento da criança, transforma a noite de sono mais atrativa do que uma maratona sexual. “Além disso, para aflorar o desejo é preciso disposição e cultivo da sexualidade por parte de ambos parceiros”, esclarece.

O que fazer com o sentimento de culpa e a pressão?

A gente sabe que não existe receita. Cada mulher lida de uma forma com o sexo após o nascimento dos filhos. Mas a questão é, como lidar com a pressão para retomar uma vida sexualmente ativa? Andrea explica que a primeira coisa que deve ser observada é: a mulher não pode se omitir em relação aos seus desejos, dores e angústias.

Os especialistas explicam que os parceiros precisam compreender o pós-parto da mulher e saber fazer dela a mais amada e com isso, valorizar a entrega sexual, dentro dos limites que ela apresentar. “Em muitas situações, essa mulher se sente feia e inchada, afinal, acabou de dar à luz e o corpo ainda não retornou às medidas desejadas. Com isso sua autoestima está baixa. Então, é muito importante que não haja qualquer pressão por parte do companheiro para que a vida sexual seja retomada ativamente”, conta a psicanalista.

Ou seja, a mulher precisa se sentir acolhida e tranquila. O sexo deve acontecer de forma natural e leve, possibilitando a explosão da libido de forma prazerosa para ambos.

Algumas mães não sentem a menor vontade de transar e perdem a libido de verdade
Algumas mães não sentem a menor vontade de transar e perdem a libido de verdade (Foto: Reprodução/ Getty Images)

Novidade na área!

A linha TUDO da Ri Happy traz uma verdadeira democratização dos blocos, explorando diversas habilidades das crianças


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Angélica fala sobre abrir relacionamento com Luciano Huck - Reprodução/ Instagram

Família

Angélica fala sobre abrir relacionamento com Luciano Huck

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Família

Mãe desaparecida por duas semanas é encontrada enterrada sob o piso da própria casa

Pyetra e namorada - Reprodução: Instagram

Família

Filha mais nova de cantora Simony se assume bissexual e posta fotos ao lado de namorada

Ticiane não foi ao aniversário de Vicky - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Ana Paula Siebert explica o motivo de Ticiane Pinheiro não ir ao aniversário de sua filha

Feriados em junho de 2024 - (Foto: Shutterstock)

Família

Junho de 2024: datas comemorativas e feriados

Maria Alice diverte Virginia ao ver irmão mexendo na barriga - Foto: Reprodução/Instagram

Família

Virginia cancela festa de Maria Alice após doença: "Já tinha programado tudo"

Heloisy Oliveira e Micael Borges - Reprodução: Instagram

Família

Micael Borges elogia a esposa após Lívia Andrade insinuar traição no Domingão com Huck