Família

Depressão pós-parto: um quinto dos homens também vive os sintomas, aponta estudo

O crescimento de crianças dentro de lares com pais depressivos pode ser prejudicial para o desenvolvimento - Getty Images
Getty Images

Publicado em 18/06/2021, às 08h31 por Luiza Fernandes, filha de Neila e Mauro


Mesmo que a depressão pós-parto seja um sintoma diretamente associado à mulheres, novos estudos apontam que homens também estão bastante sujeitos a esse tipo de condição. Pesquisas realizadas no Hospital de Chicago para Crianças revelaram que, em comparação a um terço das mães que apresentavam os sintomas depressivos, um quinto dos homens também o fizeram. A iniciativa de pesquisa foi de extrema importância para evidenciar a necessidade de mais programas de tratamento da depressão não só para mulheres – como também para homens, ou até mesmo para o casal.

Os estudos também apontaram o risco de crianças que crescem em ambientes com pais depressivos – que podem ter o seu desenvolvimento prejudicado. Sobre isso, o diretor do Programa de Incentivo da Saúde da Criança e da Família nos Estados Unidos, Craig Garfield, em entrevista ao Portal Daily Mail, opinou: “As evidências das nossas pesquisas apontaram que é necessário prestar atenção na saúde mental desses pais – antes, durante e após a saída de seus recém nascidos da maternidade. Isso é crucial não só para a saúde deles, mas também para a da criança”, declarou.

O crescimento de crianças dentro de lares com pais depressivos pode ser prejudicial para o desenvolvimento (Foto: Getty Images)

A depressão pós-parto é uma condição na qual mães e pais apresentam sintomas de depressão após o nascimento dos filhos – geralmente associado a uma queda brusca nos hormônios. O estudo foi realizado com mais de 400 pais de crianças nascidas prematuras. O procedimento incluía uma observação desses casais no dia da internação no hospital, no dia da alta, 14 dias depois do parto e, enfim, 30 dias depois.

Para fins de comparação, as pesquisas mostraram que 33% das mulheres submetidas ao procedimento apresentaram os sintomas depressivos, ao passo de que 17% dos homens também o fizeram. “Essa diferença é importante para entender que esses homens precisam de ajuda também, já que muitas vezes nem entendem o que estão sentindo para que possam buscar a ajuda adequada”, completa ainda Dr. Garfield.

Além dos dados já apresentados, o estudo também tratou de entender tendências em torno dessas descobertas. Assim, pode-se perceber uma maior propensão de pais mais jovens e pais que já apresentaram depressão em algum momento da vida para o diagnóstico de depressão pós-parto.


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Mãe de Neymar apaga foto com o neto por polêmica com Biancardi - Reprodução/ Instagram

Família

Mãe de Neymar apaga foto com Davi Lucca depois de polêmica com Mavie e Bruna Biancardi

O caso do adolescente que m4tou os pais aconteceu no Rio de Janeiro - Reprodução/ Google Street View

Família

Adolescente de 16 anos m4ta os pais a m4rteladas e ateia fogo no quarto que estavam

Samsung Galaxy S23 - Divulgação

Aparelho top

Ofertas do dia: até 43% de desconto no Samsung Galaxy S23

Adolescente se passou pelo pai depois de m4tá-lo - Reprodução/Redes Sociais

Família

Print mostra adolescente que m4tou a família se passando pelo pai para disfarçar o crim3

Ticiane não foi ao aniversário de Vicky - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Ana Paula Siebert explica o motivo de Ticiane Pinheiro não ir ao aniversário de sua filha

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Foto: Arquivo Pessoal

Família

Bebê de 1 ano m0rre após descaso médico: "Tentei esquentar o corpo do meu filho morto"