Família

Palmirinha foi vendida pela mãe e sofreu violência doméstica por mais de 25 anos antes do sucesso na TV

Palmirinha foi vendida pela mãe e sofreu violência doméstica por mais de 25 anos antes do sucesso na TV - Reprodução/ Instagram
Reprodução/ Instagram

Publicado em 08/05/2023, às 06h30 por Giovanna Machado,


Palmirinha Onofre, a famosa cozinheira e apresentadora conhecida como “a vovó do Brasil”, faleceu aos 91 anos neste último domingo, dia 8 de maio. Ela estava internada no Hospital Oswaldo Cruz desde 11 de abril, onde enfrentava um delicado quadro de saúde.

Sua trajetória de vida, marcada por momentos difíceis, antes mesmo de se tornar uma personalidade televisiva nos anos 90, a transformou em um exemplo inspirador de superação. Palmirinha, filha de uma imigrante italiana e um baiano, cresceu em uma famíliacom quatro irmãos. Em relatos emocionantes, a cozinheira revelou que, embora seu pai nutrisse um carinho especial por ela, sua mãe era severa e frequentemente a maltratava.

Sua infância foi marcada pela violência. Ela relatou ter sido alvo frequente de agressões físicas por parte de sua mãe, inclusive com o uso de vara de marmelo. Aos seis anos, Palmirinha foi “adotada” por uma francesa que prometeu ser sua dama de companhia e oferecer um salário em troca. No entanto, aos 14 anos, após o falecimento de seu pai, a cozinheira retornou para casa. Em um episódio traumático, ela foi vendida por sua própria mãe a um fazendeiro da região de Bauru, no interior de São Paulo, por uma quantia irrisória. Naquela época, ela tinha apenas 16 anos.

Palmirinha foi vendida pela mãe e sofreu violência doméstica por mais de 25 anos antes do sucesso na TV (Foto: Reprodução/ Instagram)

A jovem enfrentou um período de intensos desafios e medo, mas conseguiu ser resgatada por uma tia, que a ajudou a escapar daquela situação angustiante. Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas ao longo de sua vida, Palmirinhadedicou-se ao cuidado de sua mãe até o último suspiro.

Aos 19 anos, ela aceitou se casar, em busca de uma oportunidade de se livrar da casa materna. No entanto, seu relacionamento se tornou um pesadelo, com Palmirinha sendo vítima de violência doméstica novamente. Ela suportou agressões físicas de seu marido até os 45 anos, quando finalmente decidiu se separar. A apresentadora conta que vivia com marcas visíveis de agressões, como olhos roxos e boca machucada, buscando desculpas para esconder a realidade de seus colegas de trabalho. Sentia-se profundamente humilhada por essa situação.

Mesmo com tudo que aconteceu em sua vida, Palmirinha nunca tirava o sorriso do rosto (Foto: Reprodução/Instagram)

Em seu livro “A Receita da Minha Vida”, a personalidade compartilhou detalhes tocantes de sua infânciae adolescência ao lado de sua mãe, além do relacionamento abusivo que enfrentou e os momentos de felicidade que encontrou na televisão.

Veja também: Vacinas salvam vidas: tudo sobre a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe

Vacina é um tema tão essencial que, pela primeira vez, a Pais&Filhos se uniu ao Ministério da Saúde e Crescer nessa causa. Estamos juntos para conscientizar a população sobre a importância da imunização contra a gripe e estimular a vacinação, com foco nos grupos prioritários.


Leia também

Modelo que estaria grávida de Neymar fez aparição na reta final da gravidez - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Mãe do terceiro filho de Neymar faz rara aparição na reta final da gravidez

O empresário excluiu as fotos com Isis de seu Instagram - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Marcus Buaiz levanta suspeita de término com Isis Valverde: “Falta de interesse”

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Isis Valverde fala sobre boatos de término com Marcus Buaiz - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Isis Valverde fala sobre boatos de término com Marcus Buaiz: “A gente está vivendo”

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Nahim e a filha não se falavam desde 2019 - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Entenda o motivo da filha de Nahim ter sido proibida de ir ao velório do pai