Família

Pais são criticados após levarem bebê para andar de jet ski sem colete salva-vidas

Quem estava segurando o bebê era quem dirigia o Jet Ski - Reprodução/ Instagram
Reprodução/ Instagram

Publicado em 16/01/2023, às 13h27 - Atualizado em 17/01/2023, às 06h26 por Redação Pais&Filhos


Um casal de influenciadores da Indonésia viralizou após compartilhar um vídeo com uma bebê em um Jet Ski. Acontece que a criança estava sem colete salva-vidas, o que revoltou internautas. A criança e apenas 5 meses aparece no colo do homem, Teuku Ryan, que está dirigindo o jet ski e a mãe, Ria Ricis, está atrás, na garupa, gravando o momento.

No entanto, se engana quem acha que foi um conteúdo somente para o Instagram, afinal, o casal postou o vídeo completo no canal do YouTube da mulher, onde Ricis tem mais de 30 milhões de seguidores. Já, na legenda do Instagram, a mãe escreveu: “Moana (nome da filha) monta no Jet Ski pela primeira vez”.

O que o casal não esperava, era que os vídeos receberam muitos comentários negativos. “Isso é vergonhoso, Ricis”, disse uma internauta. “Aviso!! Não reproduzam essa cena!”, “E se a Moana cai? Ele também não usa protetor de segurança..mas pelo bem do conteúdo parece que a filha está disposta a ser a vítima”, falaram outros internautas.

Família em alto mar
Quem estava segurando o bebê era quem dirigia o Jet Ski (Foto: Reprodução/ Instagram)

O que foi informado para o site Cocos Kacarta (um veículo local), a mãe, Ricis, falou sobre a repercussão. Ela disse que a atitude dela e do companheiro não foi correta e que agradeceu todos aqueles que se preocuparam com a segurança de Moana. Ricis também disse para que outras pessoas não imitem a atitude que ela teve em relação a filha.

Afogamento infantil é caso sério

No Brasil, os afogamentos são a segunda causa de morte entre crianças de 1 a 4 anos*. E a grande maioria deles acontece quando ignoramos os riscos e não respeitamos os limites. Como as crianças não têm maturidade e nem noção do que pode ser perigoso ou não, cabe aos pais e responsáveis orientar e supervisionar o tempo todo. Especialmente porque o afogamento nem sempre acontece só em piscinas ou praias.

As crianças, principalmente as menores, podem se afogar em baldes, bacias e até no vaso sanitário. Quando são pequenas, a cabeça e os membros superiores das crianças são mais pesados que o restante do corpo. Fica fácil perder o equilíbrio, cair e depois não saber como levantar. Por isso mesmo, todo cuidado é pouco.

Piscina cheia e boia amarela em cima
É necessário ter muita atenção quando se trata de crianças e água (Foto: iStock)

“Cuidar não é só ficar olhando. É muito mais do que isso. Para tomar conta mesmo, é preciso abrir mão da diversão, do celular… Porque, depois que o acidente acontece, não tem mais volta”, alerta o pediatra Marco Antônio Chaves Gama, pai de Bruno e Gabriela e presidente do Departamento de Segurança da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Meu filho se afogou, e agora?

Antes de tudo, é importante lembrar que as crianças não têm maturidade e nem experiência para sair de uma situação de emergência. Por isso mesmo, são os adultos que devem assumir a linha frente e prestar o socorro.

Se seu filho cair na água e se afogar, é preciso ter calma. O primeiro passo é retirá-lo da água e desobstruir as vias respiratórias, colocando a cabeça um pouco para trás. Não dá para perder tempo. Logo em seguida, ligue para o serviço de emergência. Tenha o número do SAMU (192) e do Corpo de Bombeiros (193) sempre à mão e salvo nos contatos do celular. Ele pode ser útil quando você menos imaginar. “O importante é ligar para os bombeiros ou para a emergência imediatamente. Eles sabem como orientar e vão dando o passo a passo do que você deve fazer”, explica Marco Antônio.

Confira a matéria completa sobre afogamento infantil clicando aqui.

Confira tudo o que rolou no 14º Seminário Internacional Pais&Filhos


Leia também

Sandra Annenberg e filha - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Sandra Annenberg rebate críticas ao apoiar sexualidade da filha com Ernesto Paglia

Gisele Bündchen e Joaquim Valente - Reprodução: Instagram

Família

Gisele Bündchen termina namoro após piada do ex-marido

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Ana Hickmann e Edu Guedes - Reprodução: Instagram

Família

'Cinco quartos, garagem e escritório': Edu Guedes dá detalhes de mansão com Ana Hickmann

Ticiane Pinheiro e Cesar Tralli - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Karina Bacchi devolve casa alugada em meio a mudança com o filho para fora do Brasil

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho