Família

Pais de jovem que morreu após extrair o siso lutam pela criação de um protocolo para o procedimento

Menina morre após extrair siso - Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

Publicado em 17/07/2023, às 16h00 por Beatriz Rodriguez, filha de Rogeria e Walter


Menina morre após extrair siso (Foto: Reprodução/Instagram)

Os pais de Isadora Belon Albanese, de 18 anos, que morreu no interior de São Paulo após complicações provocadas pela retirada dos dentes do siso, estão pedindo que seja criado um protocolo com orientações para o procedimento que a filha passou.

A família da jovem decidiu realizar uma petição para sinalizar o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) sobre o assunto e já conseguiram conquistar mais de 57 mil assinaturas. Os pais da menina acreditam que está faltando um protocolo para dentistas realizarem o procedimento.

Isadora Belon, morreu quatro dias após extrair o dente do siso (Foto: Reprodução/ Instagram)

Segundo informações divulgadas pelo portal G1, o Conselho de Odontologia disse que sabe sobre a petição da família de Isadora e que eles se solidarizam  com a causa. “O Conselho reforça que todos os protocolos da Odontologia são fundamentados na Ciência, preconizados na literatura odontológica e utilizados nos cursos de graduação, pós-graduação e especialização da Odontologia”, afirma o CROSP.

Além disso, o Conselho disse que está investigando mais sobre o caso da dentista que realizou o procedimento em Isadora. “A partir dessa identificação, e mesmo sem denúncia formal, o CROSP acionará a Comissão de Ética e a Fiscalização para o devido acompanhamento do caso,” diz o órgão.

Entenda mais sobre o caso

os pais de Isadora Belon Albanese, de 18 anos, que morreu no interior de São Paulo após complicações provocadas pela retirada dos dentes do siso, relataram em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, no último domingo, 16 de julho, sobre as reclamações da filha logo após o procedimento.

Isadora Belon, morreu quatro dias após extrair o dente do siso (Foto: Reprodução/ Instagram)

Após sentir desconforto, provavelmente causado pelo nascimento de seu dente do siso, a jovem resolveu tirar os dois dentes do lado direito, em março. Na ocasião, o pós-cirúrgico ocorreu dentro do esperado.

Ao chegar no consultório, a dentista de Isadora recomendou que ela também extraísse o dente do siso do lado esquerdo como precaução. No entanto, algo inesperado aconteceu durante a extração do dente do siso do lado esquerdo. Após a segunda cirurgia, Isadora experimentou dois dias de intensa dor.

Família acredita que a morte da jovem tenha relação com o procedimento (Foto: Reprodução/ Facebook)

“Ela já foi no nosso quarto gritando de dor e falando: eu não aguento mais, eu não aguento mais. A dentista me acalmou e falou: não, isso é previsto, calma, vamos trocar o antibiótico […] ela teve falta de ar”, relatou a mãe de Isadora. A jovem foi internada e morreu dois dias depois. Os pais levaram o caso às redes sociais e reuniram mais de 60 mil assinaturas para pedir que fosse criada uma normativa para a extração do siso.

Em entrevista ao G1, o Dr. Sidney Neves, especialista em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial, diz que a extração do dente do siso em si não é uma causa comum de morte. “Na verdade, ela não morreu tirando o dente do siso. Normalmente, está relacionado a um processo infeccioso, e vale lembrar que eles são muito raros. A cirurgia do siso é um procedimento extremamente seguro”, destacou o especialista.

Os pais levaram o caso às redes sociais e reuniram mais de 60 mil assinaturas para pedir que fosse criada uma normativa para a extração do siso (Foto: Reprodução/ Instagram)

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo recebeu o pedido dos pais de Isadora a respeito da normativa, mas disse que não é possível impor uma norma única para a extração do dente do siso. O órgão é que fiscaliza esses profissionais sempre que recebe uma denúncia.

“É um protocolo eficiente, ele dá ao profissional liberdade de escolha entre a manobra técnica que ele achar a mais pertinente, bem como de pra aplicar o melhor medicamento para aquele evento cirúrgico planejado”, explicou Sidney Neves.

Os pais de Isadora derem entrevista ao Fantástico, que mostrou quais os riscos desse procedimento e os cuidados que precisam ser tomados antes e depois da cirurgia (Foto: Reprodução/ Tv Globo)

Isadora foi internada, mas passou por uma cirurgia com um bucomaxilofacial somente dois dias após dar queixa de suas dores. Durante o procedimento, a jovem teve uma parada cardíaca e não resistiu. Foi aí que a luta dos pais dela começou.

“Cada pessoa, até mesmo quem era da área da saúde, dizia algo sobre os procedimentos. Pesquisamos e descobrimos que não existe um protocolo oficial, registrado em normativo, que oriente sobre o procedimento. Além disso, não é obrigatório que o profissional faça anamnese do paciente antes da cirurgia”, afirma Grasiela, mãe da jovem.

Ricardo, Isadora e Grasiela Belon. pedem que a morte da jovem seja investigada pelo Conselho de Odontologia (Foto: Freepik)

Em seu Instagram, Grasiela Belon Albanese, criou uma página com o nome “Unidos pela Isadora”, com o intuito de divulgar outros casos parecidos com o de sua filha e reforçando a petição que criaram como forma de solicitação de protocolo para extração do dente do siso.


Leia também

Samsung Galaxy S24 Ultra - Divulgação

Top dos Tops

Ofertas do dia: Galaxy S24 Ultra da Samsung com descontos de até 32%

Rodrigo Faro disse que quer ensinar humildade para as filhas - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Rodrigo Faro paga colégio com mensalidade de R$4 mil para filhas e justifica: “Ensinar humildade”

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Nasceram! Biah Rodrigues dá à luz os filhos gêmeos com Sorocaba

Amanda Kimberlly ficou na mesma maternidade que Bruna Biancardi - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Amanda Kimberlly mostra detalhes luxuosos do quarto que ficou na maternidade

Suzana Alves e família - Reprodução: Instagram

Família

Ex-Tiazinha, Suzana Alves posta foto com enteado de 19 anos: 'Cara inchada de tanto chorar'

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Graciele Lacerda e Zezé di Camargo anunciam gravidez do primeiro filho juntos: "Nosso milagre"

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Irmã de Neymar tatua nome das filhas do jogador com Bruna Biancardi e Amanda Kimberlly

Junno é o namorado de Xuxa Meneghel - Reprodução / Instagram @junnoandrade

Família

Namorado da Xuxa descobre que tem filho de quase 40 anos após teste de DNA