Publicado em 06/12/2018, às 13h11 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h41 por Rhaisa Trombini, Edileyne e Geraldo
Joe Hammond é pai de Tom, de 6 anos, e Jimmy, de 1 ano, e vive perto de Petersfield, na Inglaterra. Diferente da maioria dos pais, Joe não poderá acompanhar o crescimento de seus filhos por muitos anos. Ele foi diagnosticado com uma doença degenerativa do neurônio motor e provavelmente terá apenas mais 2 anos de vida.
Por conta disso, ele decidiu escrever cartas para os filhos até eles completarem 18 anos. Ele escolheu os aniversários dos meninos como data para cada um receber as cartas. “Um amigo que perdeu o pai me disse que os aniversários são os dias em que mais sentia falta. Foi ai que tive a ideia de fazer as cartas. É isso que me fez imaginar o que meus filhos podem sentir e precisar.” No total, serão 33 cartas.
Em cada carta ele tenta escrever pequenas lembranças que viveu ao lado dos filhos, desde o desodorante barato que ele usava até o modo como fazia ovos mexidos. “Aprendi que as crianças que perdem os pais procuram detalhes que possam ajudá-las a entender.”
A relação com Tom é mais próxima. Joe estava em tempo integral em casa e ajudava o filho de cinco anos nas tarefas da escola. Em uma manhã ele observou o filho brincando na praia e percebeu que a perda dele não é a mesma dos filhos. Para eles, a doença do pai é apenas uma “coisa para observar”, eles não tem consciência.
“Existe um processo para o desapego. E isso começa suavemente. Estava lá no momento em que Jimmy chorou e eu sabia que tinha perdido a força para segurá-lo nos braços; e na ocasião Tom entendeu que não seria eu a ensina-lo a nadar.”
A doença de Joe começou com um pé que ele não conseguia levantar. Agora já dominou as duas pernas e começou a afetar os braços. “Mas vou escrever esses cartões. Vou escrevê-los sabendo, de alguma forma, que estarei lá para os meus garotos. […] Preciso parar de pensar sobre a cor do papel e se eu mesmo deveria escrever as cartas. […] Eu só preciso ser pai deles, escrever, rabiscar e imaginar quem serão esses meninos. E saber que isso é tudo que posso fazer. Que minha parte está acabando, que foi boa e que foi o suficiente.”
Leia também:
Mãe com câncer terminal conta como está preparando o filho para a sua partida
Relato de mãe: “Descobri que deveria preparar meu filho para a minha ausência”
Mãe descobre que tem câncer com 8 meses de gestação e vira história de superação
Família
Frente fria após período de intenso calor em setembro já tem data para chegar
Família
Neymar se pronuncia sobre teste de paternidade da suposta filha de 10 anos com modelo húngara
Família
Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli
Família
Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar
Família
Casal mineiro registra bebê com nome do primeiro faraó negro do Egito após Justiça negar
Família
Silvio Santos tinha 5 irmãos: saiba quem são eles e o que fazem atualmente
Família
Nanda Costa desabafa aos prantos sobre situação vivida com as filhas: "Queria dividir"
Família
Ana Paula Arósio não fala com a mãe que vive em asilo há anos e perdeu enterro do pai