Família

Ministério da Saúde antecipa vacinação contra gripe H1N1

A partir do dia 1 de abril os estados começarão a receber a vacina

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

H1N1

O Dia D da Campanha será em 30 de abril (Foto: Shutterstock)

A partir do dia 1º de abril, sexta-feira, o Ministério da Saúde iniciará o envio da vacina contra a gripe H1N1, também conhecida como Influenza. Desta vez, a vacinação será permitida antes da campanha, que começa no dia 30 de abril. O motivo é o surto da doença que vem ocorrendo em São Paulo.

Leia também

Atenção pais e mães: o calendário de vacinação mudou em 2016!

Anúncio

FECHAR

3 vacinas que a grávida precisa tomar

7 respostas sobre a vacinação contra polio e sarampo

O site do Ministério esclarece, no entanto, que a entrega aos municípios é responsabilidade dos estados. Nas três primeiras remessas, de 1º a 15 de abril, os estados receberão 25,6 milhões de doses (48% do total da campanha deste ano). Para São Paulo, serão entregues 5,7 milhões de doses.

Assim que receberem as vacinas, os estados podem definir estratégias de análises de risco para a vacinação da população considerada mais vulnerável, como gestantes e idosos, observando a reserva do produto.

A Campanha é nacional e vai de 30 de abril a 20 de maio. O Ministério da Saúde ainda reforça que a população deve adotar medidas de prevenção para evitar a infecção,como lavar sempre as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas, já que eles facilitam a transmissão de doenças respiratórias. A vacina também já está disponível em vários laboratórios da rede particular.