Bebês

7 respostas sobre a vacinação contra polio e sarampo

Tire suas dúvidas e proteja as crianças

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Até que idade pode tomar a vacina?
Crianças entre seis meses e cinco anos incompletos devem ser vacinadas contra poliomielite e crianças entre um e cinco anos incompletos, contra o sarampo.
Embora a campanha seja focada nessas faixas etárias específicas, isso não significa que crianças mais velhas e com o calendário atrasado não possam ser vacinadas. Então, se o seu filho tem mais de cinco anos, mas ainda não tomou essas vacinas, não deixe de levá-lo a um posto.

Essa campanha é só para as crianças que estão com vacinação atrasada ou quem está com as vacinas em dia tem que tomar também?
A recomendação é que todas as crianças que estão nessa faixa etária sejam vacinadas contra a poliomielite e o sarampo, mesmo as que estão com o calendário em dia.  Isso porque as vacinas também valem como reforço para quem já tomou.
Além disso, a VIP (Vacina Inativada Poliomielite) – aquela que dá início ao esquema de vacinação – também está disponível para as crianças que estão com o calendário atrasado, ou seja, as que ainda não tomaram as duas primeiras doses (injetáveis) aos dois e quatro meses de idade.

Anúncio

FECHAR

A campanha acontece em todo o país?
Sim, são mais de 100 mil postos fixos e móveis disponíveis em todo o Brasil, porém,  devido ao grande número, não há como consultar pela internet onde eles ficam. A recomendação é que as pessoas procurem se informar em suas cidades e bairros.

A vacina é aplicada por injeção ou são gotinhas?
A VOP, Vacina Oral Poliomielite, é gotinha. Já a vacina contra o sarampo é dada por injeção.

Quem tem alergia a leite de vaca pode tomar as vacinas?
Só a gotinha, que é contra poliomielite. A vacina contra o sarampo tem um componente chamado lactoalbumina hidrolisada, que pode ser prejudicial a crianças com essa alergia. Como prevenção, os profissionais de saúde estão orientados a questionar os pais se há algum histórico de reação ao leite ou não. Caso a resposta seja positiva, a vacinação contra o sarampo deverá ocorrer posteriormente.

O que fazer se perder o prazo?
Sem pânico. Essas vacinas fazem parte do calendário nacional de vacinação e estão disponíveis nos postos durante o ano todo. A Campanha é apenas uma forma de chamar a atenção dos pais e responsáveis para que não se esqueçam de proteger seus filhos.

Qual é a próxima campanha de vacinação?
O Ministério da Saúde ainda não tem informações sobre a próxima campanha de vacinação.

Fonte: Ministério da Saúde