Publicado em 05/06/2021, às 05h01 por Jéssica Anjos, filha de Adriana e Marcelo
Como é a sua relação com a natureza? Como você se comporta quando o assunto é meio ambiente? Como você cuida do planeta? E como você imagina o futuro dele? Essas são apenas algumas das questões que têm nos feito parar para pensar neste período nada fácil de isolamento social por conta da pandemia de Covid-19. Com certeza este momento que estamos passando mudará completamente o nosso futuro e a nossa maneira de pensar e agir quando o assunto é a natureza. Em poucas semanas de diminuição significativa de carros nas ruas e de fábricas funcionando, por exemplo, pôde-se perceber melhora na qualidade do ar de cidades do mundo inteiro – para se ter ideia, em Veneza foi possível até ver as águas dos canais ficarem claras novamente depois de muitos anos! Imagens de satélites da NASA mostraram as diferenças da concentração de dióxido de nitrogênio, que é liberado por carros, usinas e instalações industriais, e provaram o que a gente já sabia: precisamos cuidar do nosso planeta.
Novos hábitos entraram em nossas rotinas e com certeza vieram para ficar. Se antes você era daquelas pessoas que tinham agonia de pisar descalças na grama, saiba que você e a maior parte dos seres humanos sofriam (ou sofrem) de naturofobia – que nada mais é do que a dificuldade em lidar com a natureza e aceitar o que é natural. “As pessoas não gostam do que é natural, muitas vezes têm medo, pavor, nojo”, diz Claudia Visoni, jornalista e ambientalista, mãe de Alex e Julieta. São pequenas ações que mostram o quanto a gente possui uma certa fobia pela natureza e essa atitude não ajuda em nada. Vamos além, não queremos discutir apenas sobre a aversão das pessoas à vegetação, mas falar também sobre os animais. Temos o costume de querer acabar com qualquer inseto que aparece, e manter as coisas 100% limpas. Um exemplo ótimo dessa prática seria a nossa “neura” de que as crianças precisam estar sempre impecáveis. Melhor não deixar engatinhar no chão sujo, nada de banho de chuva ou se sujar com a comida durante as refeições.
Com todo esse distanciamentofica difícil se envolver quando o assunto é cuidar do meio ambiente. Sejamos sinceros, o que acontece na maioria das vezes, se você não é um ativista engajado, é brotar uma indisposição para ler um texto sobre como economizar água. “Como a gente pensa que cuidar do meio ambiente é uma coisa distante, torcemos para tudo dar certo no final e não mudamos de comportamento”, afirma Adriana Charoux, especialista do Greenpeace na Amazônia, mãe de Tom. Estreitar a relação entre você e o planeta é o primeiro passo para colocá-lo no topo das suas prioridades quando o assunto é o futuro e seu filho vai seguir os seus passos por causa daquela palavra que a gente ama: o exemplo.
Estar distante de todos fisicamente nos fez pensar e reinventar nossa maneira de criar vínculos – seja com pessoas, ou com o nosso planeta. Vamos sair desta transformados e transformando também o nosso futuro e dos nossos filhos. É um choque de realidade parar para pensar e perceber que, se a gente não cuidar, se não mudarmos o nosso comportamento agora, não vai ter planeta. É assustador, mas é a verdade – e não existe mundo ou plano B. Vamos juntos parar, pensar e agir (agora!) para que lá na frente tenhamos planeta e famílias felizes.
Notícias
Luciana Gimenez fala sobre gravidez de terceiro filho aos 54 anos: "Sonhos e desejos"
Família
Neymar se pronuncia sobre teste de paternidade da suposta filha de 10 anos com modelo húngara
Notícias 📣
Edu Guedes fala sobre primeiro filho com Ana Hickmann: "Deus vai escrevendo as coisas"
Família
Amanda Kimberlly fala pela 1ª vez sobre traição e filha com Neymar: “Fiquei calada por 9 meses”
Família
Nanda Costa desabafa aos prantos sobre situação vivida com as filhas: "Queria dividir"
Notícias
Terra irá passar por grande tempestade solar neste final de semana
Família
Fernanda Vasconcellos capricha em festa luxuosa para filho de 2 anos
Família
Dia do Cabelo Maluco: 10 ideias diferentes para inovar no penteado do seu filho