Publicado em 26/01/2015, às 14h42 - Atualizado em 19/04/2021, às 11h40 por Redação Pais&Filhos
Água e energia. Duas das necessidades mais básicas para a sobrevivência contemporânea estão em crise no Brasil. E ela não parece ser passageira.
Na semana passada, pela primeira vez, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, admitiu a possibilidade de racionamento se a seca persistir no Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do País. Na última sexta-feira (23), a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira classificou a situação de “sensível e preocupante”, após se encontrar com mais cinco ministros no Palácio do Planalto para discutir sobre a crise hídrica, conforme informou o jornal O Globo.
No Cantareira, principal reservatório da Grande São Paulo, nem a maior chuva de 2015, que caiu entre sexta-feira e sábado, ajudou o manancial, que perdeu 0,2 ponto percentual de sua capacidade, passando para 5,1% em apenas um final de semana. Essa foi a 14ª queda consecutiva no nível do reservatório. Um simulador mostra que o Cantareira pode secar em setembro deste ano.
No Rio de Janeiro, a situação não é diferente. O principal reservatório da cidade, oRio Paraíba do Sul, já atingiu o volume morto e o governador pediu à população para evitar o desperdício de água. Já o Paraopeba, que abastece a Grande Belo Horizonte, em Minas Gerais, está operando atualmente com 30,25% de sua capacidade. Há um ano, o nível era de 78%.
“Vivemos em um momento muito crítico. Falta gestão do governo estadual e federal e falta informação ao consumidor. É preciso diminuir o consumo, tanto de água quanto de energia”, alerta a pesquisadora do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), Renata Amaral.
Segundo a pesquisadora, existem diversas maneiras fáceis e baratas de economizar energia e água em casa, no condomínio e até no trabalho. Um restritor de vazão em uma torneira, por exemplo, diminui em até 76% o consumo da água, segundo a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).
“Além de ajudar sua cidade, o consumidor poderá ter descontos na conta de água, medida instaurada pelo governo de São Paulo no ano passado para incentivar o uso consciente do recurso natural.”
E aí, vamos economizar?
Os principais órgãos de defesa do consumidor, como a Proteste e o Idec, e a Sabesp publicaram cartilhas que mostram maneiras de economizar o consumo de luz e de água. Que tal seguir os passos abaixo?
Para economizar água:
Para economizar energia:
Família
Beiçola de 'A Grande Família' é recusado em Retiro dos Artistas após despejo: "Não há vagas"
Família
Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar
Família
Viúva de Leandro mostra os 5 filhos reunidos em foto rara: "Não preciso de mais nada"
Família
Ana Paula Arósio não fala com a mãe que vive em asilo há anos e perdeu enterro do pai
Família
Datas de nascimento que estão ligadas ao dom da inteligência
Família
Boninho anuncia saída da Globo após 40 anos na emissora
Família
Casal mineiro registra bebê com nome do primeiro faraó negro do Egito após Justiça negar
Família
Silvio Santos tinha 5 irmãos: saiba quem são eles e o que fazem atualmente