Família

Marcos Mion faz tatuagem homenageando filho autista: “Mudou meu mundo”

Marcos Mion homenageia o filho autista com tatuagem - Reprodução/ Instagram
Reprodução/ Instagram

Publicado em 24/10/2022, às 07h47 por Redação Pais&Filhos


O apresentador de TV, de 43 anos, tatuou o símbolo do autismo em homenagem ao filho mais velho, Romeu, de 17 anos, que possuí a condição. Na publicação, Marcos Mion mostra todo o processo de produção da arte e declara: “Faltava essa tatuagem. Autismo. Na pele. Pra sempre. Ao mundo que mudou meu mundo”, disse ele na postagem feita neste domingo, dia 23 de outubro.

Marcos Mion homenageia o filho autista com tatuagem (Foto: Reprodução/ Instagram)

“Nada mais simbólico do que essa arte que mostra que o autismo virou minha essência, meu amor. Foi a mudança na minha vida que me guiou até onde estou. Obrigado, Romeo, meu amor, porque ao virar meu mundo do avesso, você estava virando ele do jeito certo”, escreveu na publicação.

Autismo: o que é?

Em 2008, o dia 2 de abril foi instituído pela ONU como Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A ideia é que as pessoas compreendam a importância de se solidarizar pela causa, porque autismo não afeta apenas a criançae sua família, mas toda a sociedade. Afinal, a inclusão vai muito além de dar acesso à educação e saúde: é preciso fazer com que a criança se sinta à vontade e verdadeiramente integrada às atividades de lazer e sociais.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado para lembrar da importância de se solidarizar (Foto: Getty Images)

O autismo tem nome e definição desde 1911 quando foi descrito como a versão clínica mais severa da esquizofrenia pelo psiquiatra suíço, Eugen Bleuler (1897-1939). Apesar de cada criança apresentar características distintas de autismo, o neuropediatra, um dos fundadores do Instituto NeuroSaber e pai da Helô, do Gustavo e do Maurício, Clay Brites, explica que, de forma geral, o transtorno neurológico se manifesta da mesma forma em meninos e meninas. No entanto, “o autismo em meninas costuma ser mais intenso, severo e com mais complicações neurológicas, como epilepsia e deficiência intelectual”.

Quando falamos sobre TEA (transtornos do espectro autista), muitas incertezas surgem. O diagnósticonem sempre é claro e, assim, o tratamento também não é realizado de forma plena. Este é o caso de Carol Felicio, mãe da Julia e do Marcelo. Com 6 meses de idade, a Julia teve epilepsia. “Ela entrou e saiu várias vezes dentro do espectro [autista]. O diagnóstico ainda não é 100% fechado, ela está entre as milhares de pessoas que tem esse diagnóstico aberto”, explica Carol.

O mais importante para os paisé a informação. “Para mim foi algo muito interessante quando eu consegui começar a ler livros, fazer cursos, tudo fora. É uma coisa que você tem sentimento de luto no início, mas te impulsiona pra algo extremamente forte em busca de recursos”. É preciso ter em mente que a famíliaé essencial nesse momento, tanto na busca por tratamentos, quanto no apoio emocional para a criança. “Eu sei que o chão se abre, mas é preciso fechar rapidinho, assim como buscar informação, porque quando você sabe com o que está lidando, tudo fica mais fácil e ter muito amor, porque ele cura muita coisa”, diz Carol.

Saiba mais sobre o autismo aqui!

Inscreva-se no 14º Seminário Internacional Pais&Filhos

O 14º Seminário Internacional Pais&Filhos – Toda família é nossa já tem data para acontecer. Depois de cinco edições online, essa volta a ser presencial no dia 17 de novembro, na Unibes Cultural, em São Paulo. Vai rolar palestras, mesa-redonda, sorteios, ativações e muito mais! Para participar, é só se inscrever aqui! Te esperamos por lá.


Leia também

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Família

Piloto de 9 anos que morreu em São Paulo ganhou a primeira moto aos 4 anos

O empresário excluiu as fotos com Isis de seu Instagram - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Marcus Buaiz levanta suspeita de término com Isis Valverde: “Falta de interesse”

Modelo que estaria grávida de Neymar fez aparição na reta final da gravidez - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Mãe do terceiro filho de Neymar faz rara aparição na reta final da gravidez

Lorenzo - Reprodução: Instagram

Família

Piloto de 9 anos morre após acidente no autódromo de Interlagos

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Batimentos cardíacos da jovem chegava a 190 quando o pai se aproximava - (Foto: Reprodução/ Rede Globo)

Família

Batimentos cardíacos da jovem internada na UTI chegava a 190 quando o pai praticava o abuso

Isis Valverde fala sobre boatos de término com Marcus Buaiz - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Isis Valverde fala sobre boatos de término com Marcus Buaiz: “A gente está vivendo”

Gabily descartou qualquer possibilidade de affair com o jogador - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Gabily nega romance com Neymar e afirma: “Ele tem um relacionamento”