Família

Mãe leva filho autista de 15 anos ao banheiro feminino e funcionários do cinema chamam a polícia

O caso aconteceu quando ela foi ao cinema com o filho de 15 anos para assistir à animação Elementos, da Pixar - Reprodução/ Freepik e Disney Pixar
Reprodução/ Freepik e Disney Pixar

Publicado em 08/08/2023, às 09h59 por Sophia Dolores, filha de Lucineia e Nilo Júnior


Uma mãe e seu filho, de 15 anos, que é autista, foram expulsos de um cinema em Monmouth County, no estado de New Jersey, Estados Unidos. O caso aconteceu no último dia 16 de julho, quando ela foi ao cinema com o filho para assistir à animação Elementos, da Pixar.

O caso aconteceu quando ela foi ao cinema com o filho de 15 anos para assistir à animação Elementos, da Pixar (Foto: Reprodução/ Freepik e Disney Pixar)

O garoto é autistae tem distúrbio da fala. Normalmente, o pai o acompanha quando precisa usar banheiros públicos masculinos. No entanto, quando ele não está presente – e se não houver banheiro familiar disponível – a mãe o leva para usar o banheiro feminino. Após esse fato, a polícia foi acionada para retirar os dois do estabelecimento.

“Meu filho pode, até certo ponto, ir ao banheiro, mas precisa de supervisão devido às suas habilidades de planejamento motor e consciência espacial”, explica Christine. “Ninguém nunca se importou com isso porque estou com ele o tempo todo”, afirma. No entanto, desta vez foi diferente.

O garoto é autista e tem distúrbio da fala (Foto: Reprodução/ Facebook)

Segundo o processo, o menino precisou usar o banheiro durante o filme. O cinema não tinha banheiro familiar e a mãe não se sentiu à vontade para entrar no banheiro masculino com ele. A única opção era usar o banheiro feminino e eles fizeram isso. Então, quando o adolescente terminava lavar as mãos, enquanto a mãe o observava da entrada do banheiro, uma funcionária entrou. “Ela passou por mim, de forma rápida e agressiva, e ficou a centímetros do meu filho”, diz a mãe. “Eu perguntei: ‘Algum problema?’ e ela respondeu: ‘Ele não deveria estar aqui'”.

Normalmente, o pai o acompanha quando precisa usar banheiros públicos masculinos (Foto: Reprodução/ Facebook)

Ainda na ação judicial várias alegações foram feitas como discriminação, negligência, sofrimento emocional intencional e um ambiente hostil à deficiência. Segundo os relatos, o gerente do cinema se aproximou do corredor e começou a proferir “comentários descaradamente discriminatórios”, incluindo um que “um homem já crescido não deve estar no banheiro feminino” e que “não era um banheiro transgênero”.

Crianças com deficiência já lidam com traumas (Foto: Freepik)

O advogado que defende a família de Christine, R. Ramen McOmber, disse que o comportamento do gerente foi “ultrajante e ilegal”. Ele ainda disse que o filho de Christine ficou “traumatizado por uma conduta descaradamente discriminatória simplesmente por precisar usar o banheiro”. Nem o gerente do cinema ou ao menos a rede de estabelecimentos se pronunciaram sobre o assunto até o momento.


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Mãe de Neymar apaga foto com o neto por polêmica com Biancardi - Reprodução/ Instagram

Família

Mãe de Neymar apaga foto com Davi Lucca depois de polêmica com Mavie e Bruna Biancardi

Samsung Galaxy S23 - Divulgação

Aparelho top

Ofertas do dia: até 43% de desconto no Samsung Galaxy S23

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Família

Mãe desaparecida por duas semanas é encontrada enterrada sob o piso da própria casa

Pyetra e namorada - Reprodução: Instagram

Família

Filha mais nova de cantora Simony se assume bissexual e posta fotos ao lado de namorada

Ticiane não foi ao aniversário de Vicky - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Ana Paula Siebert explica o motivo de Ticiane Pinheiro não ir ao aniversário de sua filha

Silvio Santos define testamento para filhas e esposa - Reprodução/ SBT

Família

Silvio Santos define testamento e valor da herança de cada filha surpreende

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura