Publicado em 22/06/2023, às 16h13 por Gabriela Andrade, filha de Fabiana e Gabriel
O filme Elementos é a mais nova proposta da união do universo Disney e Pixar, que chega ao cinemas nesta quinta-feira, 22 de junho. A história se passa na Cidade Elemento, em que Terra, Ar e Água vivem em harmonia — já com o Fogo ninguém gosta de se misturar. Amizades e amores impossíveis vão fazer com que você não tire o olho da tela nem por um minuto.
A proposta do filme, dirigido por Peter Sohn e produzido por Denise Ream, é fazer com que o público se identifique com o que está vendo, tanto crianças quanto adultos. Ele mostra que os medos e frustrações não são casos isolados: as crianças podem se identificar muito com a personagem Faísca, que quer seguir os próprios sonhos mas tem medo da reprovação dos pais, por isso sempre tenta chegar ao nível de “filha perfeita”.
“Eu vivenciei situações muito parecidas (com a de Faísca) na minha infância, eu acredito que a mensagem do filme é mostrar por meio da relação (Faísca com o pai) de tentar ser o mais honesto possível sobre ser quem você é e sobre o que você quer”, disse o diretor do filme, em entrevista exclusiva à Pais&Filhos.
Por meio da história de Brasa, o pai de Faísca mostra para os pais que os próprios sonhos de vida talvez não sejam os mesmos dos filhos e que eles não devem forçá-los a seguir os passos de um desejo que não é deles, como Brasa faz ao querer que a filha herde a loja da família.
Além disso, mostra que os erros cometidos na infância não devem ser passado aos filhos, como a tristeza que Brasa sente por ter decepcionado o pai após ter deixado a Terra do Fogo para ir atrás de uma vida melhor para a Faísca e a esposa, Fagulha. Traumas têm que ter um fim e não devem ser passados de geração em geração.
“Eu acredito que esse trauma do Brasa é por ele não falar muito sobre o assunto e acabou passando isso para a filha. Então, se comunicar e ser vulnerável sempre é bom e a Faísca traz isso para a relação deles”, explicou Peter Sohn. O objetivo do filme é mostrar que não existem pais perfeitos e nem filhos perfeitos, a autoaceitação é o principal foco para as famílias.
Além de tratar sobre o âmbito familiar, Elementos mostra a importância de amizades ao longo da vida, como ter amigos igual ao Gota. “O Gota é um personagem incrível, que tem muita empatia, coisa que nós deveríamos ter mais, e foi muito engraçado ver o Peter (diretor) desenvolver esse personagem. Acredito que o Gota tenha um pouco do Peter nele.”, contou a produtora Denise Ream.
Já Peter acredita que é na amizade entre Faísca e Gota que está a principal mensagem do filme para as crianças: “Eu sinto que é importante conhecer alguém diferente de você, de outra cultura e se abrir para conexões com empatia”, explicou ele. Denise também deixou uma opinião sobre a mensagem que o filme transmitiu para ela: “Estou muito orgulhosa do filme e da equipe que o fez, e eu espero que o público se conecte com os personagens e reconheçam que existem pessoas na vida de cada um que fazem muito por nós. É importante reconhecer e ligar para os pais e avós e agradecê-los por isso, seria muito amável para mim”, concluiu.
A produção do filme usufrui do melhor que as telas e tecnologia cinematográfica podem fornecer. Mesmo em um mundo de ficção, a riqueza de detalhes é surpreendente, dando vontade de pausar a tela só para analisar os mínimos detalhes da Cidade Elemento e de cada um dos personagens. O diretor Peter Sohn fez uma verdadeira obra de arte ao tirar Elementos do papel e colocá-lo no mundo do cinema. O filme aborda assuntos importantes com uma extrema leveza e tem fácil entendimento para adultos e crianças.
Além disso, ele emociona de uma forma genuína por fazer com que o público se conecte com a história, como reflexões sobre traumas silenciosos que muitas famílias vivenciam, mesmo achando que são exclusivos da sua própria história. Ao mesmo tempo que te faz pensar, o filme tem brincadeiras e piadas para tornar a história leve e divertida, seja como adulto ou criança.
Olha só esse novo produto da linha TUDO da Ri Happy que chegou aqui na redação! Da coleção “Monumentos”, qualquer pessoa pode construir todo o sambódromo carioca Marquês de Sapucaí. Perfeito para brincar de arquiteto, engenheiro ou para ter aquela sensação de dever cumprido
Notícias
Luciana Gimenez fala sobre gravidez de terceiro filho aos 54 anos: "Sonhos e desejos"
Notícias
Eliana conta que ela e o marido dormem em quartos separados; saiba o motivo
Família
Isis Valverde e Marcos Buaiz remarcam data do casamento após diagnóstico de câncer
Família
Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli
Família
Ana Paula Arósio não fala com a mãe que vive em asilo há anos e perdeu enterro do pai
Notícias
Roberto Justus conta bronca da esposa após criticar casa da cunhada: "Falou que ia separar"
Família
Dia do Cabelo Maluco: 10 ideias diferentes para inovar no penteado do seu filho
Criança
40 brincadeiras e atividades para o Dia das Crianças